Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Penal Recurso e razões de receptação culposa

Petição - Penal - Recurso e razões de receptação culposa


 Total de: 15.244 modelos.

 

RECEPTAÇÃO CULPOSA - RECURSO E RAZÕES

EXCELENTÍSSIMA SENHORA DOUTORA JUÍZA DE DIREITO DA ____ª VARA CRIMINAL DA COMARCA DE _________

Processo-crime nº _________

Objeto: apelação de sentença condenatória e oferecimento de razões

_________, brasileiro, solteiro, jornaleiro, residente e domiciliado nessa cidade de _________, pelo Defensor subfirmado, nomeado para exercer a defesa do réu em sintonia com o despacho de folha ____, vem, respeitosamente, a presença de Vossa Excelência, nos autos do processo em epígrafe, ciente da sentença condenatória de folhas ____ até ____, interpor, no prazo legal, o presente recurso de apelação, por força do artigo 593, inciso I, do Código de Processo Penal, eis encontrar-se desavindo, irresignado e inconformado com apontado decisum, que lhe foi prejudicial e adverso.

ISTO POSTO, REQUER:

I.- Recebimento da presente peça, com as razões que lhe emprestam lastro, franqueando-se a contradita ao ilustre integrante do parquet, remetendo-o, após ao Tribunal Superior, para a devida e necessária reapreciação da matéria alvo de férreo litígio.

Nesses Termos

Pede Deferimento

_________, ____ de _________ de _____.

Defensor

OAB/UF

EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO _________

COLENDA CÂMARA JULGADORA

ÍNCLITO RELATOR

RAZÕES AO RECURSO DE APELAÇÃO FORMULADAS POR: _________

Volve-se o presente recurso contra sentença condenatória editada pelo notável e douto julgador monocrático da ____ª Vara Criminal da Comarca de _________, DOUTOR _________, o qual em oferecendo respaldo parcial de agnição à denúncia, condenou o apelante a expiar, pela pena de (02) dois meses de detenção, dando-o como incurso nas sanções do artigo 180, §3º, do Código Penal, sob a franquia do regime aberto.

A irresignação do apelante, ponto aríete da presente peça, centra-se e condensa-se em um único tópico, adstrito a ausência de concreção do tipo penal a que remanesceu condenado, o que é aferido e constado, com uma clareza o doer os olhos, pela prova reunida à demanda.

Pelo que reluz das assertivas declinadas pelo recorrente, quando interrogado, tem-se, que o mesmo não obrou com culpa, no episódio retratado de forma imperfeita e inconclusiva pela peça portal acusatória, em que pese tenha sido esta encampada de forma imprudente pela sentença, ora comedidamente repreendida.

Diz textualmente o réu à folha ____:"...Relata que por motivos de trabalho, necessitava comprar uma bicicleta, eis que fazia a entrega do Jornal _________, necessitando realizar um grande deslocamento. _________ era seu vizinho, e sempre o via com bicicletas e motocicletas. Comentou com ele que necessitava comprar uma bicicleta, e caso tivesse alguma até _________ reais, deveria procurar o interrogando. Posteriormente, _________ ofereceu-lhe a bicicleta conforme descrita a fl. , pedindo _________ reais. Disse que a motocicleta deveria na época valer _________ reais. Respondeu que tinha somente _________ reais, e _________ aceitou fazer a venda. Pediu a nota da bicicleta e _________ disse que depois a levaria. No dia seguinte, _________, lá compareceu com o rapaz conhecido com _________, e queriam a bicicleta de volta, dizendo que teria dado um problema na nota. O interrogando restitui a bicicleta, mas disse que queria o dinheiro de volta. Nunca recuperou o valor que pagou pela bicicleta..."

Ora, carecendo o recorrente do bem da vida adquirido, para tornar mais eficaz a execução de sua tarefa diária (entrega de jornais), e sendo dita bicicleta oferecida por preço baixo, mas não vil, o que por si não caracteriza o delito, consoante tem decidido os pretórios: ("Preço baixo mas não vil e irrisório, só por si não demonstra a culpa" in, RJTJSP: 96/471), tendo, ademais, o recorrente, exigido nota fiscal do aludido bem móvel, do vendedor, conclui-se que é réu cercou-se de todas as cautelar exigíveis ao homem médio, para a ultimação do negócio, não podendo a ele irrogar-se o título de receptador, como obrado data máxima vênia, de forma equivocada pela sentença, alvo de parcimoniosa exprobação.

Demais, o réu jamais suspeitou da origem falsa do bem adquirido. Se pairasse qualquer dúvida, não teria implementado o negócio, o qual de resto teve efêmera duração, visto que o bem foi restituído ao vendedor, amargando, o comprador (réu) ingente prejuízo.

Registre-se, por mais uma vez, que a aquisição pelo réu da bicicleta, deu-se por motivos profissionais, uma vez que carecia de tal bem, para entrega de jornais, de sorte que deambulando, já não mais era possível fazê-lo, frente as distâncias a serem percorridas.

De outro norte, a prova produzida, é frágil e deficiente, para roborar a sentença, a qual malgrado salientar que "não há prova de que o réu sabia tratar-se de produto de delito", (vide folha ____ - primeiro parágrafo -) optou, para a perplexidade da defesa, em condenar o réu!

Conseqüentemente, a sentença estigmatizada, por se encontrar lastreada em premissas inverossímeis, estéreis e claudicantes, clama e implora por sua reforma, missão, esta, reservada aos Preclaros Desembargadores, que compõem essa Augusta Câmara Secular de Justiça.

ANTE AO EXPOSTO, REQUER:

I.- Seja cassada a sentença judiciosamente buscada desconstituir, expungindo-se do decisum o veredicto condenatório uma vez jaz descaracterizado o delito (receptação culposa), tributado contra o apelante.

Certos estejam Vossas Excelências, mormente o Insigne e Culto Doutor Desembargador Relator do feito, que em assim decidindo, estarão julgando de acordo com o direito, e, sobretudo, perfazendo, restabelecendo e restaurando, na gênese do verbo, o primado da JUSTIÇA!

_________, ____ de _________ de _____.

Defensor

OAB/UF


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Penal
Ação interposto pelo Ministério Público para fechamento de casas de jogos
Contra-razões de apelação criminal, onde o Ministério Público preza pela manutenção da sentença q
Contrariedade de dispositivo constitucionais da decisão do acórdão
Alegações preliminares de co-réu
Denúncia em face de furtos, adulteração de placa de veículo, receptação dolosa e formação de quad
Defesa prévia, na qual o réu alega insuficiência de provas colhidas em instrução criminal para co
Apresentação de memoriais em ação penal por crime de receptação culposa
Alegações finais de palavra da vítima
Defesa prévia com pedido de nulidade do interrogatório por ausência de defensor
Alegações de disparo acidental
Mera suspeita do paciente constrangimento ilegal
Prova documental