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Mapa de Pontos Quentes para o Adsense

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Seus anúncios são uma publicidade como qualquer outra - o posicionamento e o design são fundamentais para o êxito. No entanto, o Adsense tem suas próprias regrinhas nesse aspecto. Vejamos quais são elas.

1 - Integração
É fato conhecido que o Adsense funciona melhor quando os anúncios estão integrados no template do blog. As pessoas geralmente sentem uma rejeição institiva à qualquer coisa que pareça publicidade - "Estão querendo me vender alguma coisa, e seja lá o que for, não me interessa". É a "Síndrome do Vendedor de Porta em Porta".

 

O que você deve fazer é evitar essa impressão, procurando que seus anúncios sejam parte integrante do site. Aí entram em jogo os esquemas de cores do Adsense: o fundo, os links e os textos dos anúncios devem seguir o esquema de seu template. Na maioria dos casos, isso também significa remover as bordas do anúncios - coisa que é permitida pelo Google.
Indo mais à fundo na integração, você pode optar por fazer com que a fonte dos anúncios seja igual à fonte do blog. Essa estratégia certamente faz com que o Adsense apareça ainda mais como parte do site; porém há um problema. Os anúncios só aparecem em duas fontes: Arial e Verdana. Portanto, se você deseja dar este passo, deverá usar uma dessas duas opções em todo o blog, já que não é possível (pelo menos por enquanto) trocar a fonte dos anúncios.

2 - Dentro do Post
Evidentemente, que lê seu blog lê seus posts. Uma estratégia de sucesso é colocar um anúncio - geralmente um botão de 125x125 - no início do post, com o texto disposto ao redor dele. Nessa posição, a atenção do leitor é naturalmente atraída ao anúncio, aumentando as chances de obter um click.
Devo dizer que para quem usa blogspot, colocar anúncios nos post não é muito simples; pois o Blogger não permite a inserção de JavaScript no próprio post, e não conheço outra forma de fazê-lo. Já experimentei com vários códigos e estratégias, sem resultados positivos. Se alguém sabe como isso pode ser feito, POR FAVOR deixe um comentário com a devida explicação.


 

3 - Acima do Fold
Fold é a porção de um site que aparece primeiro na tela do computador de um visitante - aquilo que ele vê sem rolar a barra de navegação para baixo. Muitos visitantes jamais vêem o que está mais abaixo dessa primeira tela - não esconda seus anúncios abaixo dela.
Mesmo quem navega por todo o blog, tende a prestar mais atenção à parte principal dele: o que está no topo da página. Certifique-se de que seus anúncios aparecem nessa área - bem como as partes mais importantes de seu blog.

4 - Usando os Pontos Quentes
Utilize o "Mapa de Pontos Quentes" do Adsense, quando for decidir onde colocar seus anúncios. Quanto mais escuro, melhor posicionado.

Como se pode ver, anúncios inseridos acima e à esquerda do conteúdo principal (neste caso, o post) convertem melhor. E de forma geral, à esquerda é melhor do que à direita. Leve isso em conta.

5 - Experimente
Não existe nenhuma regra de posicionamento que funcione para TODOS os casos. Não tenha medo de experimentar posições, cores e tamanhos diferentes, até encontrar aquilo que funciona melhor em SEU blog. Registre suas experiências, mudanças e resultados; se alguma coisa não der certo, volte atrás e comece novamente.

6 - Bom Senso
Essa ferramenta deve ser usada sempre, aplicada sem restrição à todas as áreas de seu blog.
Por exemplo: use-a para equilibrar o número de anúncios em sua página, com a paciência de seus visitantes. Ela lhe indicará que uma quantidade excessiva de anúncios (e isso significa diferentes coisas para diferentes blogs) pode ser contraproducente, afugentando leitores. E impedirá que você esqueça que seu sucesso depende, em grande parte, deles: de seus visitantes.