Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Mandado de segurança de emplacamento de veículo com multas pendentes

Petição - Civil e processo civil - Mandado de segurança de emplacamento de veículo com multas pendentes


 Total de: 15.244 modelos.

 

MANDADO DE SEGURANÇA - EMPLACAMENTO DE VEÍCULO COM MULTAS PENDENTES

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA __ª VARA DA FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA DE ______________

(nome, qualificação e endereço), por seu advogado infra-assinado (doc. 01), com escritório situado nesta cidade, à rua ________, n°___, bairro ____, onde recebe intimações e avisos, vem à presença de V. Exa., impetrar:

MANDADO DE SEGURANÇA,

Em face de ato do diretor geral do DETRAN do estado do _________________, com endereço profissional à Rua ____________, n° ___, bairro ____________, CEP ______-___, na cidade de ____________, UF, que impediu o licenciamento do veículo do requerente sem o prévio pagamento de multas, razões a seguir expostas:

DOS FATOS

Prima facie, devemos esclarecer que o impetrante é proprietário do automóvel, marca ___, modelo ___, ano ____, placa _____; e que no momento em que foi efetuar o licenciamento se viu surpreendido pela existência de diversas infrações ao Código de Trânsito Brasileiro.

Devemos também esclarecer que o impetrante não foi notificado, que tinha multas pendentes com aquele departamento.

O impetrante manifestou seu interesse em recorrer de todas as multas administrativamente, na JARI competente, mas foi informado que seria impedido de proceder o licenciamento do veículo.

Devemos ressaltar que este procedimento que exige o pagamento das infrações sob condição para proceder licenciamento é ilegal e injusto, pois mesmo que efetivamente devidas, as multas, não devemos esquecer que o Estado conta com os meios processuais adequados para efetivar a cobrança, que seria o processo de execução fiscal.

A ilegalidade do ato se torna ainda mais evidente ao verificar-se que o art. 281 § único, II, do CTB, a notificação a ser considerada é aquela feita em até 30 dias após a infração ou então o auto de infração será arquivado e seu registro julgado insubsistente.

A notificação deve ser feita ao proprietário do veículo multado, endereçada postalmente ao endereço do infrator, o que devemos salientar não ocorreu.

Acontece que o referido condicionamento, conforme pacífica orientação doutrinária e jurisprudencial, fere o direito líquido e certo do impetrante de ver o seu veículo regularmente licenciado.

Reiteradas são as decisões desse Sodalício, sobre o tema, a saber:

TJMG-028540) TRÂNSITO. VEÍCULO APREENDIDO. LIBERAÇÃO CONDICIONADA AO PRÉVIO PAGAMENTO DA MULTA IMPOSTA, TAXAS E DESPESAS DE ESTADA. INADMISSIBILIDADE.

A cobrança da penalidade pecuniária sofrida pelo condutor, bem como das taxas e demais despesas decorrentes do ato, possui meio próprio de execução, configurando a exigência prévia de sua quitação para a liberação do veículo, embora prevista na legislação aplicável (Código Nacional de Trânsito), meio coercitivo para obtenção de pagamento.

(Apelação Cível nº 000.231.961-4/00, 4ª Câmara Cível do TJMG, Belo Horizonte, Rel. Des. Bady Curi. j. 13.06.2002, un.).

TJMG-008231) TRÂNSITO. VEÍCULO APREENDIDO. LIBERAÇÃO CONDICIONADA AO PRÉVIO PAGAMENTO DA MULTA IMPOSTA, TAXAS E DESPESAS DE ESTADA. INADMISSIBILIDADE.

A cobrança da penalidade pecuniária sofrida pelo condutor, bem como das taxas e demais despesas decorrentes do ato, possui meio próprio de execução, configurando a exigência prévia de sua quitação para a liberação do veículo, embora prevista na legislação aplicável (Código Nacional de Trânsito), meio coercitivo para obtenção de pagamento.

(Apelação Cível nº 000.158.425-9/00, 4ª Câmara Cível do TJMG, Muriaé, Rel. Des. Bady Curi. j. 29.06.2000).

No mesmo sentido:

TJMT-000302) REEXAME NECESSÁRIO DE SENTENÇA - MANDADO DE SEGURANÇA - ATO DO DIRETOR DO DETRAN - COBRANÇA DE MULTA EXTRAÍDA POR LOMBADA ELETRÔNICA E EXIGÊNCIA DE PAGAMENTO PARA LICENCIAMENTO DO VEÍCULO - OFENSA A DIREITO LÍQUIDO E CERTO DO USUÁRIO

(Reexame Necessário de Sentença nº 30613/2002, 1ª Câmara Cível do TJMT, Cuiabá, Rel. Des. Manoel Ornellas de Almeida. j. 10.02.2003, un.).

Face ao caso concreto e a jurisprudência acima transcritas a exigência da autoridade responsável pelo emplacamento de veículos, condicionando o licenciamento do veículo de propriedade do Impetrante ao prévio pagamento de multas existentes, traduz-se, em síntese, por ato totalmente ilegal e, pois, repelido veementemente pelo Direito.

DO PEDIDO

Ex Positis, REQUER-SE:

A concessão de medida liminar para determinar que a autoridade impetrada efetue o imediato licenciamento do veículo ;

A citação do SR. ______________, DIRETOR GERAL DO DETRAN - UF, no endereço acima indicado, para se quiser, apresentar sua defesa, sob pena de revel;

A oitiva do representante do Ministério Público;

A condenação do Impetrado ao ônus da sucumbência.

O julgamento antecipado da lide, por tratar-se de questão apenas de direito (art. 330, I, do CPC), permitindo-se o licenciamento do supracitado veículo, independente do pagamento de multas infracionais;

Protesta provar o alegado por todos os meios admitidos pelo ordenamento jurídico, sem exceção.

Dá-se à presente o valor de R$ ________.

Termos em que,

P. E. Deferimento

___________, __ de ___________ de 20__

_______________
Advogado

OAB - __ n°_____


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil