Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Agravo de instrumento de ação ordinária de cobrança

Petição - Civil e processo civil - Agravo de instrumento de ação ordinária de cobrança


 Total de: 15.244 modelos.

 

AÇÃO ORDINÁRIA DE COBRANÇA - AGRAVO DE INSTRUMENTO

EXMO. SR. DR. DES. PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ____________.

AGRAVO DE INSTRUMENTO

Com pedido de liminar

AGRAVANTE: ____________ LTDA., pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob nº ____________, com sede a Rua ____________, ____, CEP ______-___, ____________, ___.

PROCURADOR DA AGRAVANTE: ____________, OAB/___ nº ______, com endereço profissional a Rua ____________, ____, sala ___, bairro ____________, CEP ______-___, Fone/Fax: ____________, ____________, ___, onde recebe intimações.

AGRAVADA: ____________, pessoa jurídica inscrita no CNPJ sob nº ____________, com sede a Av. ____________, ____, CEP ______-___, Fone: ____________, ____________, ___.

PROCURADOR DO AGRAVADO: ____________, OAB/___ nº ______, com endereço profissional a Rua ____________, ____, sala ___, bairro ____________, CEP ______-___, Fone/Fax: ____________, ____________, ___.

PROCESSO DE ORIGEM: AÇÃO ORDINÁRIA DE COBRANÇA, processo nº ____________, proposta pela Agravante, a qual tramita junto a ___ª Vara Cível da Comarca de ____________, ___.

A Agravante, inconformada com a decisão interlocutória proferida no processo acima identificado, vem respeitosamente a presença de V. Exª., apresentar o presente AGRAVO DE INSTRUMENTO, com base nos arts. 524 e ss. do CPC, de acordo com a exposição dos fatos, do direito e das razões do pedido de reforma da decisão que seguem em peça anexa.

Para instruir o pedido, oferece certidões e cópias autenticadas das seguintes peças processuais:

Obrigatórias:

Doc. 01 Decisão agravada, fls. ___.

Doc. 02 Certidão da intimação, fls ___.

Doc. 03 Procuração outorgada ao advogado da agravante, fls. ___.

Doc. 04 Procuração outorgada ao advogado da agravada, fls. ___.

Facultativas:

Doc. 07 Petição Inicial, fls. ___.

Doc. 08 Contestação, fls. ___.

Doc. 09 Réplica, fls. ___.

Doc. 10 Petição fls. ___.

Doc. 11 Ata audiência, fls. ___.

Docs. 12 - Quesitos Ré, fls. ___.

Doc. 15 Despacho fls. ___.

Doc. 16 NE ___/____, fls. ___.

Doc. 17 Petição fls. ___.

Doc. 18 Petição fls. ___.

Isto Posto, Requer:

a) Seja o presente recurso recebido e distribuído in continenti;

b) Seja a decisão do M.M. Juiz a quo reformada, nos termos das razões ora apresentadas, determinando-se o prosseguimento do feito, sem a produção da prova pericial pretendida pela Agravada, liminarmente, nos termos do art. 557 do CPC;

c) Intime-se a Agravada para, querendo, responder ao recurso no prazo de dez (10) dias.

N. Termos,

P. E. Deferimento.

____________, ___ de ____________ de 20__.

p.p. ____________

OAB/

RAZÕES DO AGRAVO

Razões da Agravante ____________ LTDA., na Ação Ordinária de Cobrança, processo nº ____________, que move contra a Agravada ____________.

Egrégio Tribunal:

Merece reparo a decisão de fls. ___ dos autos, conforme adiante se aduz:

1. A Agravante é reguladora de sinistros e prestou serviços a seguradora Agravada.

2. Uma vez que não recebeu a retribuição por alguns desses serviços, nem o ressarcimento de despesas, e tendo ocorrido descontos indevidos por parte da Agravada de valores pagos, a Agravante propôs ação de cobrança visando receber tais importâncias (cópia da inicial anexa).

3. Em contestação (fls. ___), a Agravada alegou ter pago tais valores sem, contudo, apresentar a prova da quitação (recibos).

4. Tampouco invocou qualquer fato que pudesse ser oposto ao pagamento.

5. Protestou pela produção de prova pericial (fls. ___).

6. Em Réplica (fls. ___), a Agravante pediu o indeferimento da prova pericial, por dispensável, o que reiterou quando intimada acerca das provas que ainda pretendia produzir (fls. ___).

7. O M.M. Juiz da ___ª Vara Cível, na audiência de conciliação e saneamento, deferiu o pedido da Ré e nomeou perito (fls. ___).

8. As partes indicaram assistentes técnicos e apresentaram quesitos, e o perito nomeado estimou os honorários.

9. Determinou-se a intimação da Agravada (fls. ___) para, em dez (10) dias, efetuar o depósito dos honorários periciais.

10. A intimação se deu por meio da Nota de Expediente nº ___/____ (fls. ___), publicada em __/__/____.

11. Transcorreu o prazo de dez (10) dias sem que a Agravada efetuasse o depósito.

12. Por esse motivo, em __/__/____, a Agravante (fls. ___) pediu o prosseguimento do feito com a dispensa da prova pericial.

13. Em __/__/____, ou seja, sete (7) dias após ter esgotado-se o prazo para o depósito dos honorários, a Agravada apresentou requerimento pedindo mais quinze (15) dias de prazo para a prática do ato.

14. Esse pedido da Agravada foi deferido (fls. ___) e é contra essa decisão que se insurge a Agravante.

15. A prova pericial, como amplamente demonstrado em Réplica, é desnecessária para o deslinde do feito.

16. A Ré, em contestação, alegou pagamento. E o pagamento somente se prova com a apresentação do recibo, nos termos dos arts. 319 e 320 do Código Civil.

17. E o intuito protelatório da Agravada fica mais evidente quando da leitura do quesito nº 5 (fls. ___) por ela apresentado:

"Informe a qual processo de sinistro equivalem as notas fiscais listadas na exordial da presente ação. É certo afirmar que os honorários respectivos não foram honrados pela ____________. Por que motivo?"

18. A própria Ré, em contradição com o que alegou na contestação, agora admite que não pagou os valores reclamados pela Agravante. E espera que o perito diga porque!

19. E não bastasse isso, a Agravada ainda deixa de recolher os honorários do perito no prazo fixado.

20. Nos termos do parágrafo único do art. 33 do CPC, em se determinando que a parte efetue o depósito, tem a jurisprudência entendido que, se a parte deixa de fazê-lo, houve desistência da prova:

APELAÇÃO CÍVEL - AÇÃO DE RESCISÃO DE CONTRATO INDEFERIMENTO DA PROVA PERICIAL REQUERIDA PELA FALTA DE DEPÓSITO DOS HONORÁRIOS DO PERITO - IMPROCEDÊNCIA DO PEDIDO PELA NÃO COMPROVAÇÃO PELA AUTORA DOS FATOS CONSTITUTIVOS DO SEU DIREITO. RECURSO DESPROVIDO.

"Se não for efetuado o depósito do valor arbitrado como honorários do perito, deve ser determinado o prosseguimento do feito, sem a produção da prova pericial pretendida". "Correto o procedimento adotado pelo juízo, determinando o depósito dos honorários do perito através de intimação pela imprensa oficial do procurador da parte que requereu a perícia, conforme o disposto no artigo 236 do Código de Processo Civil". (...)

(Apelação Cível nº 0113671600, Ac.: 6845, 8ª Câmara Cível do TAPR, Curitiba, Rel. Juiz Conv. Manasses de Albuquerque. j. 22.12.191997, Publ. 13.02.1998).

EMBARGOS A EXECUÇÃO. ALEGAÇÃO DE FALSIDADE DO TÍTULO EXECUTÓRIO. PROVA PERICIAL. HONORÁRIOS DO SR. PERITO, A CARGO DO EMBARGANTE. ARTIGOS 33 E 333, I, DO CPC. DETERMINAÇÃO DE PROSSEGUIMENTO DO FEITO, SEM A REALIZAÇÃO DE TAL PROVA. AGRAVO IMPROVIDO.

Correta a decisão do juiz monocrático determinando o prosseguimento do feito sem a realização da prova pericial, ante a ausência de depósito dos honorários do Sr. Perito por parte do embargante que alude ser falso o título executório, a teor do contido nos artigos 33 e 333, I, ambos do CPC.

(Agravo de Instrumento nº 126006400, Ac.: 8452, 6ª Câmara Cível do TAPR, Curitiba, Rel. Juiz Conv. Roberto Costa Barros. j. 08.02.191999, Publ. 26.02.1999).

PROCESSUAL CIVIL. PERITO. HONORÁRIOS. DEPÓSITO. DISPENSA DO EXAME.

SERIA IDEAL QUE O PODER JUDICIÁRIO CONTASSE COM QUADRO DE SERVIDORES-PERITOS, ESPECIALIZADOS NAS DIVERSAS ARTES EXISTENTES. COMO ISSO NÃO OCORRE, SOCORRE-SE O JUIZ DOS CONHECIMENTOS DE PERITO DE SUA CONFIANÇA PESSOAL, POR ISSO REMUNERADO. VERIFICANDO-SE A IMPOSSIBILIDADE DO EXAME, POR AUSÊNCIA DO DEPÓSITO DOS HONORÁRIOS, CORRETA A DECISÃO QUE DETERMINA O PROSSEGUIMENTO DO FEITO INDEPENDENTEMENTE DA PROVA PERICIAL.

Decisão:

NEGAR PROVIMENTO. UNÂNIME.

(Agravo de Instrumento nº 19980020003225agi/DF (113033), 2ª Turma Cível do TJDFT, Rel. Getúlio Moraes Oliveira. j. 23.11.1998, Publ. DJU 12.05.1999 p. 40).

Isto Posto, requer determine-se o prosseguimento do feito, sem a produção da prova pericial pretendida pela Agravada, liminarmente, nos termos do art. 557 do CPC.

N. Termos,

P. E. Deferimento.

____________, ___ de __________ de 20__.

p.p. ____________

OAB/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Contestação de separação de corpos por adultério
Pedido de julgamento
Pedido de pagamento das custas processuais
Manifestação de concordância em desocupação de imóvel, nos autos de ação de despejo para uso de a
Ação ordinária anulatória de manifestação sobre a contestação duplicata mercantil
Ação de anulação de negócio jurídico por erro cumulada com pedido de arbitramento de dano moral
Contestação apresentada perante ação de obrigação de fazer, reparos em edifício
Alvará judicial para venda de moto
Razões de agravo de instrumento por indeferimento da AJG
Recurso Especial interposto contra decisão que feriu dispositivos de lei federal
Pedido de adjudicação compulsória (02)
Impugnação à contestação em ação de indenização por acidente de trabalho