Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Ação anulatória de venda de ascendente a descendente

Petição - Civil e processo civil - Ação anulatória de venda de ascendente a descendente


 Total de: 15.244 modelos.

 
Ação anulatória de venda de ascendente a descendente.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA CÍVEL DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor

AÇÃO ANULATÓRIA DE VENDA

em face de

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

DOS FATOS

Requerente é respectivamente filho e irmão dos Requeridos, conforme consta das certidões em anexo (docs. 02/03), vivendo ambos sob o mesmo teto familiar.

No entanto, o imóvel de propriedade do pai, localizado à Rua (.....), Bairro (.....), nesta cidade, foi vendido ao irmão na data (....) sem o seu conhecimento, portanto sem o seu expresso consentimento, conforme se verifica da escritura de compra e venda em anexo (doc. 04)

A escritura foi transcrita no Registro Público no dia (.....), conforme certidão de registro do Cartório do (....º) Ofício de Registro de Imóveis.

DO DIREITO

O artigo 496 do Novo Código Civil, permite a anulação de venda, nos termos seguintes:

"Art. 496. É anulável a venda de ascendente à descendente, salvo se os outros descendentes e o cônjuge do alienante expressamente houverem consentido".

A possibilidade de anulação, prevista nesse dispositivo, atinge não só a compra e venda, mas qualquer outro tipo de transferência, ou cessão.

DOS PEDIDOS

Pelo exposto, REQUER:

A citação dos Requeridos para, sob pena de revelia, responderem aos termos da ação, que se espera julgada procedente, decretando a nulidade do ato.

Sejam os Requeridos condenandos ao pagamento das custas e honorários advocatícios.

Provar o alegado por todos os meios de prova admitidos em direito, notadamente a documental e o depoimento pessoal dos Requeridos.

Dá-se à causa o valor de R$ .....

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Ação de despejo de sublocatário
Ação de imissão de posse de imóvel adjudicado em execução, tendo sido expedido carta de arremataç
Ação de rescisão de contrato de venda à crédito com reserva de domínio
Recurso especiais para devolução de parcelas pagas em consórcio
Impuganção ao quadro geral de credores na insolvência civil
Ação ordinária de dissolução de união estável cumulada com alimentos e partilha de bens (02)
Impugnação à contestação, reiterando-se o direito de rescisão contratual de compra de imóvel de c
Pedido de extinção de fideicomisso
Contestação à ação de indenização por furto de veículo em estacionamento
Contestação à ação indenizatória por expurgos inflacionários em caderneta de poupança
Pedido feito ao árbitro
Manifestação sobre as provas de pedido de guarda