Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Ação de evicção

Petição - Civil e processo civil - Ação de evicção


 Total de: 15.244 modelos.

 

AÇÃO DE EVICÇÃO

Exmo. Sr. Dr. Juiz de Direito da Vara Cível da Comarca de ____________ - __.

OBJETO: AÇÃO DE EVICÇÃO

(nome, qualificação e endereço), por seu advogado infra-assinado (doc. anexo), com escritório situado na Rua ___., onde recebe intimação e avisos (CPC, art. 39, I), vêm a presença de V. Exa., promover com fulcro nos arts. 450 e seguintes do Código Civil e 282 e seguintes do Código de Processo Civil, a presente

AÇÃO DE EVICÇÃO, pelo rito ordinário, contra (nome, qualificação e endereço), em vista das seguintes razões de fato e de direito:

DOS FATOS

1. O suplicante adquiriu do suplicado no mês de _______ de ____, um veículo marca ______ tipo ________ ano de fabricação ______ modelo ____________ movido a ____., placas ______ chassi ____, registrado em seu nome junto ao órgão de trânsito, por RENAVAM emitido em data de ____________

2. O valor da compra fora da ordem de ____ assinando o suplicado o respectivo recibo do veículo posteriormente a tal recebimento, preenchendo-o em nome da pessoa a qual o suplicante vendeu o veículo posteriormente, ou seja o Sr ____

3. Por ocasião da transferência do mencionado veículo, fora esse apreendido pela autoridade policial, por ter seu chassi adulterado, o que se constatou posteriormente pelo Instituto de Criminalística do Estado de ____., datado de ______, quando se constatou que o chassi era remarcado, obtendo-se o chassi original que era de nº, veículo esse que havia sido furtado em data de ____ na cidade de ____, consoante Boletim de Ocorrência lavrado pelo _______ Distrito Policial de ____

4. Mercê de tal apreensão, o suplicante perdeu o veículo e conseqüentemente o valor pago, tendo sido o veículo entregue à respectiva seguradora, tendo o suplicante de indenizar o adquirente do mencionado veículo.

DO DIREITO

5. Indiscutivelmente o suplicado locupletou-se com a venda do mencionado veículo, eis que o veículo vendido pelo mesmo fora apreendido pela autoridade policial, dando causa à presente ação que visa sua responsabilidade pelos riscos da evicção.

6. A 3ª Turma do STJ, no REsp. 62.380-4-SP rel. Min. Waldemar Zveiter, publicado aos 07.08.95, posicionou-se no sentido de que:

"EVICÇÃO - ALIENAÇÃO DE VEÍCULO FURTADO - APREENSÃO POR ATO DE AUTORIDADE ADMINISTRATIVA - DESNECESSIDADE DE SENTENÇA JUDICIAL. A regra contida no art. 1.117 do Código Civil não é absoluta. Consoante o entendimento pacificado na jurisprudência do STJ, para o exercício do direito que da evicção resulta ao adquirente, não é de exigir-se sentença judicial, bastando que fique ele privado, por ato de autoridade administrativa, do bem se ou quando de procedência criminosa". (COAD 70.745).

7. Não fora outro o entendimento esposado pelo 1º TACivSP no julgamento da Ap. Cív. 382.974-89, j. __.__.__:

"RESPONSABILIDADE CIVIL. COMPRA E VENDA - BEM MÓVEL (VEÍCULO). DESAPOSSAMENTO, EM VIRTUDE DE APREENSÃO POR AUTORIDADE POLICIAL. CIRCUNSTÂNCIA EQUIPARÁVEL À EVICÇÃO. AÇÃO INDENIZATÓRIA AJUIZADA CONTRA O ALIENANTE. CABIMENTO. CARÊNCIA AFASTADA".

8. Tentou-se um acordo amigável para que o suplicado ressarcisse o suplicante do prejuízo atinente à venda de tal veículo que fora efetivamente apreendido pela polícia, sem êxito, contudo, sendo incontestável, contudo, que o suplicante recebeu pelo mencionado veículo, sendo obrigado a responder pela evicção na forma do art. 447 do Código Civil, o que se busca pela presente ação.

DO PEDIDO

9. A vista do exposto, requer-se a CITAÇÃO do suplicado no endereço já indicado, para que esse conteste, querendo, os termos da presente ação, sob pena de revelia, acompanhando-a até final decisão, quando desde já fica requerida o decreto de procedência da ação, para o fim de condenar o suplicado a responder pela evicção do mencionado veículo, mediante o ressarcimento do valor efetivamente recebido, atualizado monetariamente até o efetivo pagamento, juros, custas processuais e honorários advocatícios que forem arbitrados por esse MM. Juízo.

10. Protesta-se por provar o alegado pelos meios de provas admitidas pelo Direito, notadamente o depoimento pessoal do suplicado, sob pena de confissão, caso não compareça ou comparecendo se recuse a depor, inquirição de testemunhas, juntada, requisição e exibição de documentos.

11. Dá-se a causa o valor de _________. que corresponde ao valor da venda atualizado até a presente data.

12. Nestes Termos, ____________ e ____________, esta com os documentos que a acompanham e para que tudo se processe em forma legal.

Pede deferimento.

____________, ___ de __________ de 20__.

Assinatura, nº da OAB e nº do CPF do advogado


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Conversão de separação consensual em divórcio consensual
Pedido de pagamento integral da dívida, em face de cláusula que dispunha que ante a impossibilida
Ação de usucapião ordinária, dentre outros, em face de condômino, havendo justo título e boa-fé
Ação cautelar de alimentos provisionais
Apelação de motorista condenado em indenizatória por acidente de trânsito
Recurso especial de ação ordinária de empresa de telefonia
Alegação de exceção de incompetência, tendo em vista tratar-se a ré de pessoa jurídica e, por iss
Pedido de extinção do processo, em face do réu encontrar-se em local incerto e não sabido
Ação civil pública proposta em face de veiculação de propaganda enganosa (02)
Impugnação à exceção de incompetência, sob alegação de ausência de conexão de ações
Ação de anulação de negócio jurídico por dependência
Ação de busca e apreensão de veículo alienado fiduciariamente (06)