Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Penal Alegações finais de três versões de ato infracional de adolecente

Petição - Penal - Alegações finais de três versões de ato infracional de adolecente


 Total de: 15.244 modelos.

 

ADOLESCENTE - ATO INFRACIONAL - ALEGAÇÕES FINAIS - TRÊS VERSÕES

EXCELENTÍSSIMA SENHORA DOUTORA JUÍZA DE DIRETO DA INFÂNCIA E JUVENTUDE DA COMARCA DE _________

Processo especial de menor nº _________

01) OFERECIMENTO DE MEMORIAIS EM FAVOR DO ADOLESCENTE: _________

Pelo que se afere da peça pórtica tem-se que se atribui ao adolescente a prática de roubo qualificado, capitulado no artigo 157, § 2º, inciso II, do Código Penal.

Entrementes, o adolescente negou a prática infracional desde a primeiro hora em que foi ouvido. Vide folha ____.

A negativa foi reiterada frente ao julgado singelo, no termo de folha ____, onde consignou o adolescente, que a querela teve curso por iniciativa da vítima, a qual o ameaçou de faca.

Por seu turno, a sedizente vítima, não reconheceu o adolescente como àquele que investiu contra o mesmo, e ou tenha se assenhoreado de seus bens. Vide declarações de folha ____.

A única imputação que a vítima faz contra o adolescente, centra-se na circunstância de ter sido este àquele que lhe restituiu os documentos.

Ressente-se, pois o feito de prova segura de como os fatos tiveram curso e ou se sucederam.

As versões esposadas pelo adolescente e vítima são visceralmente contrárias, encontrando-se em rota de colisão.

Em tais circunstâncias, e atendo-se a que a prova que jaz reunida à demanda, é débil e deficiente, para emprestar suportar a qualquer das versões, impõe-se, prestigiar-se a declinada pelo adolescente, calcado no vetusto, mas sempre atual princípio, in dúbio pro reo.

Nesse norte, é a mais lúdica jurisprudência que jorra dos tribunais pátrios, aqui transcrita por analogia, face versar sobre matéria de direito penal.

"Inexistindo outro elemento de convicção, o antagonismo entre as versões da vítima e do réu impõe a decretação do 'non liquet'" (Ap. 182.367, TACrimSP, Rel. VALENTIM SILVA).

"Sendo conflitante a prova e não se podendo dar prevalência a esta ou àquela versão, é prudente a decisão que absolve o réu" (Ap. 29.889, TACrimSP, Rel. CUNHA CAMARGO).

"Sentença absolutória. Para a condenação do réu a prova há de ser plena e convincente, ao passo que para a absolvição basta a dúvida, consagrando-se o princípio do 'in dúbio pro reo', contido no art. 386, VI, do C.P.P" ( JUTACRIM, 72:26, Rel. ÁLVARO CURY)

Outrossim, causa espécie a postulação de ordem ministerial, o qual embora retifique a peça inaugural, pleiteando que a conduta do adolescente não mais se subsume no tipo penal do roubo qualificado, mas sim no de furto simples, advogue pela aplicação ao adolescente das medidas sócio-educativas, quais sejam: a da liberdade assistida pelo prazo de seis meses, bem como pela prestação de serviços a comunidade pelo prazo de três meses.

Tal postulação de sede ministerial, embora esteja de forma rudimentar amparada em lei (por força artigo 112 do ECA), constitui e representa um verdadeiro bis in idem, sumamente deletério e pernicioso aos impostergáveis interesses do adolescente, o qual terá sua liberdade coarctada, sendo duplamente "penalizado", pela prática de uma quimérica infração.

Sempre oportuno recordar que as medidas elencadas como sócio-educativas, possuem nítido caráter punitivo. Nesse sentido é o magistério do respeitado Promotor de Justiça, MAURICIO ANTONIO RIBEIRO LOPES, in, JUSTIÇA PENAL, (TORTURA, CRIME MILITAR, HABEAS CORPUS), São Paulo, 1.997, RT, volume nº 05, onde à página 171 e verso, discorrendo sobre o tema "HABEAS CORPUS NO ECA", obtempera:

"... Ao contrário, nas hipóteses em que for aplicada em decorrência da conduta daqueles que seja considerada esta como ato infracional, terá a providência natureza jurídica de medida socioeducativa e, gostem ou não os elaboradores e idealizadores do Estatuto, natureza sancionatória, posto que o fato gerador de medida é, exclusivamente, a prática de ato infracional"

Importante não olvidar-se, que a medida sócio-educativa, deve guardar proporcionalidade com a gravidade a infração cometida, por força do § 1º, do artigo 112, do ECA.

Em roborando o aqui asseverado é o magistério de OLYMPIO SOTTO MAIOR, in, ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE COMENTADO, (COMENTÁRIO JURÍDICOS E SOCIAIS), São Paulo, 1.992, Malheiros, onde à páginas 341-342, em aduz:

"... A parte final do parágrafo em tela, por outro lado, refere-se à necessária relação de proporcionalidade entre a medida aplicada e as circunstâncias e gravidade da infração. A decisão desproporcionada ou que não guarde qualquer relação com o fato infracional praticado tenderá a perder contato com o processo educativo que lhe dá razão de existir, restando, neste aspecto, inócua e injusta...".

Destarte, abstraído-se as considerações expendidas supra, que procuram infirmar a duplicidade das medidas propugnadas, de forma irrefletida pelo dono da lide, tem-se, que o quadro do orfandade probatória enfeixado com a demanda, depõe contra a representação, cumprindo seja esta repelida e rechaçada, com a conseqüente e inexorável absolvição do adolescente, tendo por ancoradouro legal o artigo 189, inciso IV, do ECA, combinado com o artigo 386, VI, do Código de Processo Penal.

ISTO POSTO, REQUER:

I.- Seja o adolescente absolvido do ato infracional a ele graciosamente irrogado, frente a defectibilidade probatória que permeia e demanda, impotente em si e por si, para gerar qualquer veredicto adverso.

Nesses Termos

Pede Deferimento

_________, ____ de _________ de _____.

Defensor

OAB/UF

02) Segundo reluz da peça pórtica imputa-se ao adolescente a prática de coito anal, figurando como vítima a menor _________, bem como a prática de lesões corporais em _________.

Entrementes, cumpre consignar-se, que o adolescente, negou de forma veemente e incisiva os fatos que lhe são arrostado desde a natividade da lide. Vide folha ____ dos autos.

A negativa foi reiterada na fase judicial, frente ao julgador togado, conforme se vislumbra à folha ____.

Contra o depoente pesa apenas o depoimento da mãe da vítima coligido em juízo (vide folha ____), haja vista, que a menor (sedizente vítima) uma vez instado pelo juízo deprecado a narrar os fatos, silenciou. Vide folha ____.

Quanto a prova produzida na seara policial, a mesma não opera validamente contra o adolescente, uma vez que a mesma foi coligida, sem a fiscalização e a participação da defesa, o que redunda em sua imprestabilidade, para emissão de qualquer juízo de valor, a teor do artigo 5º, LV da Constituição Federal.

Outrossim, a peça portal, encontra-se ancorada (no respeitante ao primeiro fato), à prática de coito anal, pelo adolescente com referida menor.

A perícia, demonstrou, à saciedade, que referida relação anômala inexistiu, nos termos dos laudos de folha ____.

Relembre-se, que o acusado (adolescente) se defende do fato que lhe é atribuído. Na peça vestibular, o mesmo é inculpado da prática de sexo anal.

Ora, não tendo o dono da lide, provado a asserção lançada, impossível é que a mesma logre trânsito em juízo, ante a inexistência de prova idônea e segura à confortá-la.

Constituir-se-ia uma temeridade, verdadeira arbitrariedade, alicerçar-se uma condenação, tendo esta como pedra angular, o depoimento prestado pela mãe da menor, haja vista, que a mesma, peca pela falta de isenção e sinceridade, afora constituir-se numa da sedizentes vítimas da representação.

Nesse norte é fecunda a jurisprudência que jorra dos tribunais pátrios, digna de decalque, face sua extrema pertinência ao caso submetido a desate, guardadas as devidas proporções:

"Inadmissível condenar-se o réu ante simples palavra do ofendido, não corroborada por outros elementos de prova, pois todo crime provoca no ofendido perturbação que, tornando-lhe difícil a percepção exata das coisas, enseja a possibilidade de erro"(Ap. 37.947, TACrimSP, Rel. RICARDO COUTO).

"Valor das declarações do ofendido. As declarações da vítima devem ser recebidas com cuidado, considerando-se que sua atenção expectante pode ser transformadora da realidade, viciando-se pelo desejo de reconhecer e ocasionando erro judiciários" (JUTACRIM, 71:306)

Demais, esgrimir como obrado pelo denodado Promotor de Justiça, nas razões expendidas à folha ____, de que o adolescente, deve responder pelo delito capitulado pelo artigo 214 do Código Penal, face a menor consoante sustentado por este, ter-se despido em presença do primeiro, constitui, um gritante equívoco.

Tal circunstância, de igual forma não foi demonstrada no caminhar da instrução processual, merecendo, por conseguinte o desdém e o descrédito da Preclara Magistrada.

Quando ao segundo fato, onde imputa-se ao adolescente a prática de tentativa de lesões corporais na mãe da menor, de igual forma restou indemonstrado, visto que não se arregimentou um única voz, a delatar o ocorrido, com exceção da própria vítima.

Destarte, em procedendo-se uma análise imparcial e isenta da prova reunida ao feito, constata-se que a mesma é manifestamente defectível e sofrível para referendar um juízo de censura, impondo-se, por critério de justiça, a absolvição do adolescente.

ISTO POSTO, REQUER:

I.- Seja repelida e rechaçada a representação, face a anemia probatória que jaz domiciliada a demanda, impotente em si e por si, para emprestar respaldo de prossecução a peça portal, cumprindo o adolescente ser absolvido dos atos inflacionais a ele graciosamente tributados.

_________, ____ de _________ de _____.

Defensor Designado

OAB/UF

03) Reluz da prova coligida no deambular do feito, que o menor não cooperou e ou de qualquer forma participou, no delito de homicídio.

Tal circunstância é evidenciada, de forma irrefragável, pelas testemunhas inquiridas: _________ (vide folha ____), _________ (vide folha ____), _________ (vide folha ____).

Assim, todas as testemunhas presenciais e oculares, são categóricas e concludentes em isentarem e eximirem o menor de ter participado, do homicídio.

Tal entendimento, aliás, é compartilhado e sufragado pelo dono da lide, o qual em suas arrazoações terminais de folhas ____ até ____, exculpa o menor da famigerada e quimérica participação no homicídio.

Porquanto, ante a postulação absolutória do digno integrante do parquet, no que tange a participação do menor, no homicídio, cumpre a defesa ratificá-la, eis carecer de sustentação lógica e jurídica tal acusação, a qual revelou-se, de todo graciosa, com os dados advindos com a instrução.

2.) Quanto a segunda imputação que recai sobre o menor, qual seja a da prática do crime de ocultação de cadáver, a questão está a exigir maior digressão.

Segundo afirmado pelo menor quanto inquirido pelo julgador togado (vide folha ____) o mesmo negou de forma incisiva ter concorrido e ou contribuído para a ocultação do cadáver.

Nas palavras literais do menor: " ..."

Por seu turno a prova testemunhal, conforta os dizeres do menor.

_________ à folha ____, afirma: "O representado não fez nada"...

_________, à folha ____, informa: "..."

_________, à folha ____, aduz: "..."...

_________ à folha ____, também referenda os dizeres do menor, ao dizer: "... "...

A perícia, por seu turno, também excluir o menor da pretensa ocultação, o fazendo pelo laudo de folha ____, onde obtemperam: " ". (grifo nosso).

Ante a tal contexto impossível é tributar-se ao menor, a participação no delito de ocultação de cadáver.

Nessa passo desassiste razão ao abnegado Promotor de Justiça, que milita pela inculpação do menor pela prática do aludido delito o fazendo, com base no termo de apresentação de folha ____, bem como no auto de prisão em flagrante de folha ____.

Entrementes, de se objetar, que ditos documentos, por não terem sido produzidos sob o crivo do contraditório, falecem de valor probante.

Sempre oportuno relembrar-se, que sob o império da Constituição Federal de 1.988, por força artigo 5º, LV, a prova em feito criminal e ou infracional, somente assume tal qualificação, quando parida no crisol do contraditório. Prova arredia a contradita, prova não é, e jamais poderá operar validamente contra o menor.

Sabido e consabido outrossim, que o inquérito policial, constitui-se em peça meramente informativa, de feições administrativas, e sendo elaborado por autoridade discricionária, não se sujeita, tamanho é seu grau de tendenciosidade, ao contraditório.

Inexistente o contraditório, impossível é produzir-se prova válida, para emissão de juízo de valor.

Em secundando o aqui esposado, decalca-se excertos de arestos dos tribunais pátrios, bastante elucidativos sobre a questão em discussão.

"A confissão policial não é prova, pois o inquérito apenas investiga para informar e não provar. A condenação deve resultar de fatos provados através do contraditório, o que não há no inquérito policial, que além de inquisitório, é relativamente secreto" (TACRIM-SP, ap. 121.869, Rel. CHIARADIA NETTO)

"Se uma condenação pudesse ter por suporte probatório apenas o interrogatório policial do acusado, ficaria o Ministério Público, no limiar da própria ação penal, exonerado do dever de comprovar a imputação, dando por provado o que pretendia provar e a instrução judicial se transformaria numa atividade inconseqüente e inútil" (TACRIM-SP, ap. 103.942, Rel. SILVA FRANCO).

"O inquérito policial não admite contrariedade, constituindo mera peça informativa à qual se deve dar valor de simples indício. Assim, não confirmados em juízo os fatos narrados na Polícia, ainda que se trate de pessoa de maus antecedentes, impossível será a condenação." (TACRIM-SP, ap. 181.563. Rel. GERALDO FERRARI).

Tendo o menor negado, de forma enfática o fato delituoso (ocultação de cadáver) frente ao Julgador monocrático, tem-se, que passa a merecer crédito a sua assertiva judicializada, passando o ônus da prova (descrédito de retratação), ao órgão reitor da denúncia, acaso pretenda convalidar a confissão extrajudicial. Nesse sentido é a jurisprudência colhida junto ao Pretório Excelso, da lavra do Eminente Ministro XAVIER DE ALBUQUERQUE, digna de transcrição, em razão de sua extrema pertinência ao caso em debate:

"A confissão extrajudicial, feita no curso de inquérito policial, pode e deve ser considerada pelo julgador na formação de seu convencimento. Retratada que ela seja, contudo, em juízo, tal consideração só é cabível se outras provas a confortam ou corroboram. Mas, a produção de provas outras, que confirmem ou prestem apoio à confissão retratada, é ônus da acusação ou dever do juiz na livre condução do processo. Não toca ao réu, como às vezes que lê em julgados que subvertem princípios consagrados, o ônus de provar que não espelha a verdade a confissão extrajudicial por ele retratada" in, (RTJ, 81:337)

Destarte, assoma manifestamente inviável, ancorar-se possível reprimenda ao menor, tendo por lastro e esteio sua confissão extrajudicial, retratada em juízo, mesmo porque, a prova testemunhal é unívoca em negar a participação deste no delito capitulado pelo artigo 211 do Código Penal.

De idêntico estigma padece o termo de apresentação de folha ____, no qual o menor não contou com qualquer com a assistência de defensor. Seu valor como prova é pois, nulo.

Observe-se, que segundo dimana do artigo 114 do ECA, a imposição das medidas sócio-educativas, somente serão aplicáveis, se o conjunto probatório relevar, de forma inequívoca e incontroversa a autoria do delito. Quando esta é negada, e sendo a (negativa da autoria) respalda pela prova testemunhal coligida no deambular do feito, assoma, inafastável a absolvição do adolescente.

Mesmo admitindo-se, a título de mera argumentação, que vingasse a representação, o pedido do Doutor Promotor de Justiça é conflituoso, ao vindicar a aplicação de duas medidas sócio-educativas ao menor, o que configura um especioso bis in idem, sumamente deletério aos impostergáveis interesses do menor, o qual ver-se-á duplamente "penalizado" pelo ato infracional, embora o escopo pedagógico destas.

As medidas elencadas como sócio-educativas, possuem nítido caráter punitivo. Nesse norte é o magistério do respeitado Promotor de Justiça, MAURICIO ANTONIO RIBEIRO LOPES, in, JUSTIÇA PENAL, (TORTURA, CRIME MILITAR, HABEAS CORPUS), São Paulo, 1.997, RT, volume nº 05, onde à página 171 e verso, discorrendo sobre o tema "HABEAS CORPUS NO ECA", obtempera:

"... Ao contrário, nas hipóteses em que for aplicada em decorrência da conduta daqueles que seja considerada esta como ato infracional, terá a providência natureza jurídica de medida socioeducativa e, gostem ou não os elaboradores e idealizadores do Estatuto, natureza sancionatória, posto que o fato gerador de medida é, exclusivamente, a prática de ato infracional"

Donde, o quadro de orfandade probatório enfeixado a demanda, depõe contra a representação tecida pelo Promotor de Justiça, devendo, o adolescente ser absolvido das imputação que lhe foram irrogadas de forma graciosa.

ANTE AO EXPOSTO, REQUER:

I.- Sejam julgadas improcedentes as representações que pesam contra o menor, eis não restarem tipificados os ilícitos assacados contra o adolescente.

Nesses Termos

Pede Deferimento

_________, ____ de _________ de _____.

Defensor

OAB/UF


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Penal
Contra-razões de apelação de substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direit
Razões de recurso em desclassificação de homicídio
Pedido de relaxamento de prisão preventiva, proferida em face de adulteração de certidão de imóve
Pedido de relaxamento de prisão ilegal e arbitrária
Pedido de revogação de prisão temporária, ante a inconstitucionalidade da lei em que a decisão se
Interposição de apelação ante sentença terminativa por carência de ação
Defesa prévia com pedido de suspensão do feito
Recurso e razões de absorção do delito de disparo de arma de fogo por porte ilegal de arma
Prescrição virtual antecipada de homicídio
Absolvição por desconhecimento da origem criminosa e falta de prova
Recurso especial em que o Ministério Público pugna pelo aumento de pena ao réu
Recurso e razões de embriaguez ao volante e falta de habilitação para dirigir