Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Penal Ação cautelar de sustação de protesto

Petição - Penal - Ação cautelar de sustação de protesto


 Total de: 15.244 modelos.

 

AÇÃO CAUTELAR DE SUSTAÇÃO DE PROTESTO - INICIAL

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA M.M. ___ VARA CÍVEL.

COMARCA DE _____________ - ___.

CARÁTER DE URGÊNCIA

Petição Inicial

_____________ LTDA, pessoa jurídica de direito privado, que atua com o nome fantasia de _____________, devidamente inscrita no CNPJ sob nº _____________, com sede na cidade de _____________ – ___, sito à rua _____________, nº ____, sala ___, B. _____________, por seu procurador firmatário, nos termos do incluso instrumento de mandato (Doc. 01), o qual recebe intimações a rua _____________, nº ____, sala ____, B. _____________, Fone/Fax _____________, CEP _____________, _____________ – ___, vem respeitosamente a presença de V. Exª, para apresentar a presente:

AÇÃO CAUTELAR INOMINADA - SUSTAÇÃO DE PROTESTO CAMBIAL, com base no art. 798 do CPC, contra:

_____________ LTDA, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CGNPJ sob nº _____________, com sede e foro jurídico sito à Rua _____________, nº ____, B. _____________, CEP _____________, _____________ – ___;

_____________ LTDA, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob nº _____________, com sede e foro jurídico sito à Rua _____________, nº ____, B. _____________, CEP _____________, _____________ - ____, pelos fatos e fundamentos jurídicos que a seguir passa a expor:

LIDE E SEU FUNDAMENTO

1. A Requerente surpreendeu-se com a chegada, em seu estabelecimento, de um boleto bancário oriundo da Requerida _____________ Ltda no valor de R$ _______ (_____________ reais). (Doc. 03)

2. Em contato com esta empresa, a mesma referiu ter comprado o título da empresa _____________ Ltda, aduzindo ainda, ter toda a documentação fiscal referente à compra e venda, quais sejam, nota fiscal, comprovante de entrega da mercadoria e ainda o conhecimento de transporte.

3. Porém, a Requerente, revisando todo o seu sistema de controle de contas não encontrou sequer um pedido de compra de produtos da empresa _____________ Ltda, acreditando, desta forma, que o título em questão não possui origem.

4. A Requerente, em que pese, insistentemente ter dito a ré _____________ que não havia adquirido nenhuma mercadoria da empresa _____________ de nada adiantou.

5. No período que antecedeu ao aponte do título várias ligações foram feitas à cidade de _____________, tanto para a _____________ quanto para a _____________ a fim de que estas baixassem o título, igualmente sem sucesso.

6. Desta forma, a fim de não ver seu bom nome comercial protestado, e por conseqüência "sujo" no comércio, outra alternativa não resta à Requerente senão propor a presente demanda cautelar a fim de evitar o protesto do título em comento eis que esta cártula apontada por não possuir origem é nula de pleno direito.

7. Nestes termos, necessária a sustação de protesto da Duplicata Mercantil por Indicação nº _____________, protocolada sob nº _____________ apontada contra a Requerente. (Doc. 04)

8. Sendo assim, a Requerente promoverá, no prazo de lei, ação principal objetivando anular o título eis que sem causa debendi, assim como, declaração de inexigibilidade do débito.

FUMUS BONI IURIS

9. A comprovação da falta de aceite na duplicata em questão se verifica da intimação do Cartório de Protesto (Doc. 04) o qual, no campo do aceite, não se encontra preenchido, traduzindo-se desta forma, em prova incontestável do direito que assiste à requerente.

10. Nesse caso, não há somente a "fumaça do bom direito": há prova documental inequívoca de sua existência.

11. Importante ressaltar que se trata de duplicata mercantil por indicação, a qual somente existe por meio magnético.

12. Por esse motivo, quando a cártula vier aos autos se verificará, sem sombra de dúvidas, que não foi aceita pela sacada.

13. Além disto, quando citada a Requerida, esta não terá condições de confirmar a efetivação da compra e venda mediante a apresentação do comprovante de entrega das mercadorias, eis que tal operação nunca ocorreu.

14. Embora a prova somente se fará completa quando proposta a futura ação principal, já existem elementos suficientes para configurar a "fumaça" do bom direito, requisito para a concessão da medida cautelar ora pleiteada.

PERICULUM IN MORA

15. O protesto do título, no caso em questão, é abusivo e ilegal, não podendo o Judiciário permitir que seja realizado.

16. Caso efetuado, trará prejuízos irremediáveis à Requerente, tais como restrições ao crédito e abalo moral junto à praça.

17. Ademais, tornou-se comum ante a facilidade de transmissão de dados por meio eletrônico, que empresas em dificuldades financeiras emitam duplicata a esmo, e utilizem esses papéis para saldar dívidas com terceiros ou obter capital de giro junto a bancos, na vã esperança de que, no vencimento dos mesmos possam resgatá-los.

18. Seria impossível a uma empresa nessa situação, eventualmente responder pelos danos de grande monta que serão causados à Requerente por um protesto indevido.

CONTRA CAUTELA

19. Embora o art. 804, CPC, permita ao Juiz que este exija contra cautela ao conceder medidas cautelares liminarmente, no caso em questão entende-se não ser necessário.

20. Esse é o entendimento de Galeno Lacerda, em seu Comentários ao Código de Processo Civil, 7ª ed., Ed. Forense, 1998, p. 174 e 175:

"Se aforar-se, porém, cautela antecedente, a exigência de caução ou depósito condicionadores da sustação pertence à discrição do juiz diante dos fatos. Se flagrante a ilegalidade do protesto, ou muito convincentes as provas neste sentido, cumpre-lhe dispensar a condição."

Isto Posto, Requer:

a) Seja concedida a medida cautelar, liminarmente, inaudita altera pars, para que seja sustado o protesto do título;

b) Que V. Exª. ordene a apreensão do título ou seu depósito em mãos do oficial, determine-lhe que averbe no mesmo título a sustação do protesto ou ainda que remeta este título aos autos;

c) Fique a Requerente dispensada de apresentar caução;

d) Posteriormente, sejam as Requeridas citadas, para que contestem o pedido, querendo, no prazo legal, sob pena de presumirem-se aceitos como verdadeiros os fatos ora apresentados;

e) Protesta a Requerente por produzir todas as provas em Direito admitidas;

f) Seja julgada a presente ação, por final sentença, totalmente procedente, condenando-se os Requeridos ao pagamento das custas e honorários advocatícios.

N. Termos,

P. E. Deferimento.

Dá-se à causa o valor de: R$ ______ (para fins de alçada).

_____________, ___ de _____________ de 20__.

P.p. _____________

OAB/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Penal
Suspensão do curso do processo criminal
Alegações finais sob arguição de prescrição da pretensão punitiva
Impetração de habeas corpus, ante à ilegalidade de prisão preventiva de acusado por crime de homi
Revogação de prisão preventiva em homicídio
Pedido de aplicação da Lei dos Juizados Especiais Federais na Justiça Militar
Pedido de juntada de fotocópia de documento de identidade em autos de liberdade provisória
Alegações finais de confissão de porte de arma
Interposição de defesa prévia, protestando pela oitiva de testemunhas
Alegações finais em ação referente à falsificação de guia de recolhimento da previdência social
Interposição de justificação judicial, em face de inocência do réu
Inimputabilidade
Contra-razões de recurso da acusação de furto tentado