Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Penal Requisitos objetivos de livramento condicional

Petição - Penal - Requisitos objetivos de livramento condicional


 Total de: 15.244 modelos.

 

LIVRAMENTO CONDICIONAL - REQUISITOS OBJETIVOS

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA DE EXECUÇÕES PENAIS DA COMARCA DE _____________________.

pec n.º _________________

objeto: livramento condicional

_______________________, devidamente qualificado nos autos do processo de execução penal em epígrafe, vem, respeitosamente perante Vossa Excelência, através do Defensor Público subfirmado, requerer o benefício do LIVRAMENTO CONDICIONAL, com fulcro no artigo 131 da Lei de Execuções Penais, pelas razões seguintes:

O reeducando cumpre pena privativa de liberdade desde _________________. Atualmente recolhido à Penitenciária Industrial de _____________________, expia a pena corporal em regime fechado, por infração ao disposto nos artigos 155, caput e §4.º, I, do Código Penal; e artigo 12 da Lei n.º 6.368/76.

As reprimendas impostas totalizam _______ (___) anos, ______ (___) meses e ________ (____) dias, sendo que, ________ (____) anos, _____ (___) meses e ______ (___) dias em regime integralmente fechado (vide decisão de Superior Instância, de folha _____). O restante da pena, ______(__) ano e ______ (___) meses, em regime aberto.

Assim, tem-se que o reeducando já implementou dois terços (2/3) da pena em que o regime estabelecido para cumprimento, foi o integralmente fechado, mais um sexto (1/6) da restante, conferindo ao peticionário, o direito a postular pelo benefício do livramento condicional.

Neste norte é o entendimento jurisprudencial ora compilado:

TJRO: "Livramento condicional – Condenação por tráfico de entorpecentes e recptação, entre outras – Benefício que somente será concedido após o cumprimento de 2/3 da pena referente ao crime equiparado a hediondo, mais 1/6 da reprimenda unificada – Necessidade, ainda, que atenda aos requisitos subjetivos elencados no art. 83 do CP. Em se tratando de mais de uma condenação, dentre elas por tráfico de entorpecentes e receptação, somente após o cumprimento de 2/3 da pena referente ao crime equiparado a hediondo, mais 1/6 do restante da pena unificada, é que o apenado poderá fazer jus ao benefício de livramento condicional, desde que preencha, de igual forma, os requisitos de ordem subjetiva elencados no art. 83 do CP." (RT 746/668)

Outrossim, é desnecessária a instrução com parecer especial, devendo ser aferidas as condições pessoais do reeducando, pelo próprio juízo da execução.

A decisão abaixo transcrita, sufraga o aqui expendido:

"Livramento condicional – Benefício concedido – Requisitos do art. 83 do CP preenchidos pelo condenado – Irrelevância de se tratar de reincidente em tráfico de entorpecentes, uma vez não reservado o favor legal tão-só aos autores de delitos menos graves – Concessão também não condicionada à constatação de condições pessoais que façam presumir que o liberado não voltará a delinqüir, providência somente reservada pelo parágrafo único do artigo referido aos condenados por crime doloso cometido com violência ou grave ameaça à pessoa.

Preenchendo o condenado os requisitos do art. 83 do CP, merece o benefício do livramento condicional, sendo irrelevante para tal fim o fato de se tratar de reincidente em tráfico de entorpecentes, uma vez não reservado o favor legal tão-só aos autores de delitos menos graves. A concessão, na hipótese ademais, também não está condicionada à constatação de condições pessoais que façam presumir que o liberado não voltará a delinquir, providência somente reservada pelo par. ún. do art. 83 do CP aos condenados por crime doloso praticado com violência ou grave ameaça à pessoa’. (TJSP – RA – j. 26.12.1988 – Rel. Canguçu de Almeida – RT 642/290)"

POSTO ISTO, REQUER:

I-) Seja dada vista do presente pedido ao notável Doutor Promotor de Justiça que oficia junto a Vara de Execuções Penais.

II-) Seja deferido o presente pedido de livramento condicional, independente da submissão do reeducando a exame (EOC), haja vista, que os delitos a que manietado foram perpetrados sem qualquer resquício de violência contra a pessoa, encontrando-se implementada a fração de dois terços para o delito de tráfico, e de um sexto para o delito de furto.

Nesses Termos

Pede Deferimento.

______________, ______ de _______ de 2.0____.

____________________________________
DEFENSOR PÚBLICO TITULAR DA VEC

OAB/UF ___________________


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Penal