Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Família Pedido de tutela de menor por parte de avós, ante falecimento da mãe e o desconhecimento do pai da criança

Petição - Família - Pedido de tutela de menor por parte de avós, ante falecimento da mãe e o desconhecimento do pai da criança


 Total de: 15.244 modelos.

 
Pedido de tutela de menor por parte de avós, ante falecimento da mãe e o desconhecimento do pai da criança.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA DE FAMÍLIA DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor

TUTELA

em favor de

....., brasileiro, menor, residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

DOS FATOS

Em (data), faleceu (Nome), mãe da menor (nome do menor impúbere), no estado civil de ...., deixando apenas bens móveis que guarnecem a residência dos requerentes, uma vez que morava com eles. (certidão de óbito - doc. .... anexo).

O pai da menor é desconhecido, conforme se depreende da certidão de nascimento (doc. nº .... em anexo), e os requerentes na qualidade de avós maternos, são os legítimos tutores, de acordo com o que dispõe o art. 1731, inciso I do Código Civil, senão vejamos:

DO DIREITO

"Art. 1731. Em falta de tutor nomeado pelos pais, incumbe a tutela aos parentes consangüíneos do menor, por esta ordem:
I - aos ascendentes, preferindo o de grau mais próximo ao mais remoto;"

Os requerentes são pessoas idôneas e responsáveis, têm um lar constituído, no qual já acolhiam a neta desde antes do falecimento da filha.

DOS PEDIDOS

Diante do Exposto, requerem a Vossa Excelência que, após a manifestação do Representante do Ministério Público, seja deferido o pedido de nomeação, prestado pelos requerentes o compromisso legal previsto pelos arts. 1.187, inciso I, do Código de Processo Civil, mas dispensados de especialização em hipoteca legal de imóveis, em face de serem pessoas de reconhecida idoneidade.

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Família
Divórcio direto consensual, em que se acorda a respeito da guarda dos filhos e da pensão alimentí
Ação cautelar de guarda, interposta por genitora que, ao abandonar o lar, levou consigo o filho m
Pedido de afastamento do cônjuge do lar, face a ocorrência de agressões
O réu aduz, por meio de contestação, que parte da responsabilidade de provisão alimentícia do men
Pedido de anulação de casamento, tendo em vista a vida desregrada de cônjuge
Ação de investigação de paternidade
Pedido de separação consensual, no qual os cônjuges acordam acerca da guarda do menor e de pensão
Ação de inventário por arrolamento pela viúva e filha
Ação de alimentos de marido abandona esposa e filhos na casa do sogro
Ação de exoneração de pensão alimentícia, tendo em vista a maioridade da alimentanda
Ação de alimentos com pedido de alimentos provisórios
Contestação à ação de alimentos (01)