Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Família Ação de exoneração de pensão alimentícia, tendo em vista a maioridade da alimentanda

Petição - Família - Ação de exoneração de pensão alimentícia, tendo em vista a maioridade da alimentanda


 Total de: 15.244 modelos.

 
Ação de exoneração de pensão alimentícia, tendo em vista a maioridade da alimentanda.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA DE FAMÍLIA DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

AUTOS Nº .....

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor

AÇÃO DE EXONERAÇÃO DE PENSÃO ALIMENTÍCIA

em face de

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

DOS FATOS

O requerente, através dos autos retro mencionados, ajuizou pedido alternativo de redução e/ou exoneração de alimentos. A R. Sentença acolheu o pedido parcialmente, exonerando em relação à primeira requerida e fixando ....% (.... por cento) para a segunda requerida.

A decisão proferida nestes autos se encontra em grau de Recurso para a Segunda Instância.

A segunda requerida .... completou a maioridade em data de .... de .... de ...., razão pela qual o requerente pretende desonerar-se do encargo.

Em pedido análogo, o MM. Juiz de Direito da .... ª Vara de Família desta Comarca, autos sob nº ...., de DIVÓRCIO POR CONVERSÃO, em que são partes .... e ...., ao pretender exonerar-se do encargo alimentício destinado ao filho que atingiu a maioridade (....), foi proferido o seguinte R. Despacho:

"01. Considerando que bastará ao nobre autor, peticionar nos autos principais em que obrigou-se, trazendo a informação e a prova da maioridade do filho (a).

02. Considerando ainda, que estará exercendo direito potestativo (a que não pode opor-se a outra parte), seria sem propósito a admissão da "lide" em que a sucumbência do filho (a) maior é certa e mais; na condição tal que este não poderá executá-lo por alimentos.

03. Destarte, por medida de bom senso e de economia processual, INDEFIRO a inicial, possibilitando a parte, o desentranhamento de documentos na forma e com as cautelas usuais.

04. Intime-se."

...., ..... de ...., de .....

................................
Assinatura do juiz

DO DIREITO

O alimentante é obrigado a pagar alimentos até a maioridade da alimentada, o que já ocorreu. Neste caso, é de DIREITO do alimentante a EXONERAÇÃO da pensão alimentícia prestada à .....

DOS PEDIDOS

Nesta condições, pelo fato de a segunda requerida ter atingido a maioridade civil em data de .... de .... de ...., é a presente para requerer a exoneração do encargo alimentar, mediante expedição de Ofício ao Departamento de Administração de Pessoal da ...., para cancelamento do desconto de ....% (.... por cento) dos rendimentos líquidos do alimentante, que atualmente são pagos à filha maior, de tudo ciente o Ministério Público, por ser de direito.

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Família
Pedido de divórcio direto litigiosos, em face de abandono do lar pelo cônjuge varão
Pedido de divórcio direto consensual, em razão de haver separação de fato por mais de dois anos
Impugnação aos embargos do devedor por intempestivos, alegando-se ainda o dever do alimentante de
Contestação à ação de investigação de paternidade (01)
Contestação à ação de nulidade de ato jurídico
Ação de alimentos, tendo em vista o abandono do lar pelo cônjuge varão e a impossibilidade da mul
Pedido de fixação de alimentos provisionais em razão de necessidade
Cônjuge virago a juíza ação de separação judicial contra seu esposo em razão de violação dos deve
Petição de alimentos por oferta do devedor
Informação de desistência de separação judicial, face à reconciliação do casal
Ação de divórcio direto litigioso (03)
Ação de alimentos