Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Família Pedido de autorização judicial a menor, para realização de viagem ao exterior

Petição - Família - Pedido de autorização judicial a menor, para realização de viagem ao exterior


 Total de: 15.244 modelos.

 
Pedido de autorização judicial a menor, para realização de viagem ao exterior.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

....., brasileiro (a), menor, neste ato assistido por sua mãe ....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor

AUTORIZAÇÃO JUDICIAL

para a realização de viagem ao exterior do Requerente (Nome), com fundamento nos artigos 83 e seguintes da Lei n.º 8069, de 13 de julho de 1990, dentre outras disposições legais aplicáveis á espécie, pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

DOS FATOS

(Nome do pai do requerente) e (Nome da mãe do requerente), casaram-se em data de ....(doc. .... em anexo), desta união resultou no nascimento do Requerente. Em (data), ocorreu a separação judicial consensual a qual transitou perante a ....ª Vara de Família desta Capital, autos n.º ...., convertida em divórcio em (data) que tramitou perante o juízo da ....ª Vara de Família, autos nº....

Conforme acordado nos autos nº .... de Divórcio, a guarda do Requerente ficou com sua mãe (nome) (doc. .... em anexo).

Ocorre que o Requerente foi beneficiado com uma bolsa de estudos em virtude de Intercâmbio Cultural, que será realizado na Áustria, com duração de 1 (um) ano, estando a viagem prevista para início do mês de .... do corrente ano.

O Requerente, mesmo com a autorização de sua mãe (doc. .... em anexo), ao levantar a documentação necessária para a viagem, não obteve concessão do passaporte em virtude de falta de autorização de seu pai. Tal não foi possível, posto que o pai do ora Requerente, encontra-se em lugar incerto e não sabido desde meados do ano de .... até a data de hoje, portanto há ... (.......) anos aproximadamente, sendo que durante todo este período não mandou notícias, e, nem procurou saber de sua família.

DO DIREITO

Diante dos fatos mencionados, verifica-se o direito do Requerente realizar a viagem, visto que a mesma lhe proporcionará benefícios intelectuais de grande importância para seu futuro. Sendo um enorme dano não realizá-la em virtude do desinteresse de seu pai.

Saliente-se ainda que o Requerente não terá outra oportunidade de estudar fora do país, por pertencer a uma família com poucos recursos financeiros.

Além disso, a Constituição Federal de 1988, assegura a todos os cidadãos o direito à educação, conforme artigo 6º, conforme demonstrado a seguir:

"Art. 6º - São direitos sociais a educação (...), na forma desta constituição."

Diante disso, verifica-se que não é vedado a ninguém o direito à educação, cabendo ao Estado a sua promoção, devendo incentivar e não criar obstáculos para a sua realização.

DOS PEDIDOS

Diante do exposto, requer-se:

a) após ouvido o Ministério Público, seja julgada procedente a presente ação, para que seja concedido a autorização judicial paterna para a viagem do requerente em caráter de URGÊNCIA em razão de que a viagem está prevista para o mês de .... do corrente ano.
b) pretende o Requerente provar o alegado através de todas as provas admitidas em direito.

Dá-se à causa o valor de R$......

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Família
Interposição de reconvenção, pleiteando-se partilha de bens ante separação, além de prestação ali
Interposição de divórcio direto consensual
Pedido de interdição de cônjuge
Ação de conversão de separação judicial em divórcio
Agravo de instrumento interposto de decisão interlocutória que manifestou a possibilidade de ação
Interposição de ação declaratória, a fim de se resguardar a propriedade de bem, em decorrência de
Ação de conversão de separação em divórcio litigioso
Ação de investigação de paternidade cumulada com alimentos (06)
Pedido de reconhecimento e dissolução de união estável
Arrolamento sumário pelos filhos da de cujus - Único imóvel
Pedido de separação consensual (02)
Impugnação aos embargos do devedor, alegando-se intempestividade e dever de prestar alimentos por