Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Exceção de pré-executividade de execução bancária

Petição - Civil e processo civil - Exceção de pré-executividade de execução bancária


 Total de: 15.244 modelos.

 

EXCEÇÃO DE PRÉ-EXECUTIVIDADE - EXECUÇÃO BANCÁRIA

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO ____________

Processo nº: ____________

Agravante: ____________ LTDA, ____________ e ____________

Agravado: BANCO ____________ S/A

____________ LTDA, empresa com sede no Município de _______-____-, sito à Rua ____________, nº ____, ____________, Inscrita no CGC-MF sob nº ____________;

____________, brasileira, solteira, maior, pequena empresária, portadora do CIC nº ____________, residente e domiciliada na localidade de ____________, Município de ____________ -UF e ____________, brasileiro, solteiro, maior, portador do CIC nº ____________, residente e domiciliado na ____________, Município de ____________, pelo Procurador comum, que subscreve, ____________, advogado inscrito na OAB-UF nº _______, com escritório profissional na Travessa ____________, nº ____, Cidade de _________-UF, telefone/fax nº ____________, "onde recebe intimações", vem, à honrosa presença de Vossas Excelências, para propor o presente:

AGRAVO DE INSTRUMENTO COM PEDIDO DE LIMINAR nos termos do artigo 522 e seguintes do CPC e nova redação face a Lei 9.139 de 30.11.95, e demais procedimentos, vez que não conformado, "data vênia" com a R Decisão prolatada pelo MM. Juiz da Comarca de ____________, nos autos da Ação Executiva , que lhe move BANCO ____________ S/A, autos nº _______, sendo seus Procuradores os Ilustres Drs. ____________ e ____________, inscritos na OAB-UF respectivamente sob nºs. ______ e ______, com escritório profissional na Rua ____________, nº _____, ___º andar, Cidade de ____________, pelas razões fáticas e jurídicas que passa expor:

1. Síntese dos fatos

1.1 Tramita na Comarca de ________, Ação Executiva , ajuizada em ___ de _______ de _____, no valor de R$ ______ (_________ reais), atualizados até a data do ajuizamento, de um contrato particular de confissão de dívida com garantia real e fidejussória, sendo o ora Agravado Exequente e os ora Agravantes Executados.

Dito título de crédito é fruto de novações de créditos anteriores, tais como, reembolsos de títulos descontados e impagos, cédulas de crédito industrial e comercial etc.

1.2 Referidos créditos, são objeto de outra demanda judicial, "Ação revisional de juros e encargos, cumulado com perdas e danos", em trâmite na Comarca de ____________, autuada sob nº ______, com Decisão de Primeiro Grau que julgou procedente a demanda, onde o MM. Juiz "a quo", determinou que os juros devem ser recalculados pelas taxas constitucionalmente previstas, estando, hoje, referido processo aguardando V. Acórdão junto ao Egrégio Tribunal de Justiça, haja visto recurso interposto pelo ora Agravado, conforme se vê na certidão anexa.

1.3 Citados, os Executados argüiram 'EXCEÇÃO DE PRÉ-EXECUTIVIDADE", nos próprios autos executivos, posto que não houve constrição de bens para garantia do juízo, descabendo, portanto, interposição dos Embargos à Execução.

1.4 Ponderou-se na supracitada exceção, os fatos que antecederam a confissão de dívida, objeto da ação executiva, inclusive, com verdadeira coação e falsas promessas de aporte de novo capital de giro, de parte do gerente da agência e Superintendente Regional do Banco.

1.5 Na realidade, houve atropelos, tanto que não havia necessidade de firmar nova confissão de dívida, posto que havia outra anterior.

Mas, como diz o ditado popular, "o diabo faz a panela e se esquece da tampa", eis que, dita confissão de dívida de valores absurdos e indevidos, não foi firmada pela principal devedora, pessoa jurídica, daí que nula de pleno direito.

Em síntese, pretendia-se a declaração de parte do MM. Juiz "a quo" da nulidade argüida em exceção de pré-executividade.

1.6 Não foi este, infelizmente o entendimento do MM. Juiz de Primeiro Grau, conforme respeitável decisão abaixo transcrita, que, "datíssima vênia ", ousamos em discordar, daí o presente agravo:

"Não acolho a exceção de pré-executividade, apesar dos bem colocados argumentos expendidos pelo Procurador da executada. O argumento contido na manifestação do Procurador da Instituição Financeira é suficiente para a rejeição: em caso de acolhimento de embargos, nulificando eventuais cláusulas referentes a juros, multa e outros encargos, retiraria a executoriedade do título. E, isto não ocorre. Portanto, não há como acolher-se tal exceção, pelo ajuizamento de revisional mesmo que já julgada em primeira instância.

Já estando julgada a ação revisional, indefiro o pedido de apensamento.

Desnecessária a aplicação do disposto no artigo 601 do CPC, pois não realizadas todas as medidas para configuração de tal estado. Da mesma forma, até este momento não há como ser reconhecida a litigância de má-fé. Há simples pedidos, com fundamento jurídico.

Acolho, por fim, o pedido de fls 42, letra "d". Expeça-se mandado.

Intimem-se.

Em ___ de _______ de _____.

____________
Juiz de Direito.

1.7 De referir, inicialmente, que o fundamento da exceção não foi a existência da outra demanda " ação revisional", fez-se referência à título de informação, o principal fundamento da exceção foi e é a ausência da outorga da pessoa jurídica na confissão de dívida, objeto da execução, que gera, "SALVO MELHOR JUÍZO" nulidade de pleno direito.

ISTO POSTO, requerem seja a decisão atacada modificada, para:

a) em primeiro lugar e em qualquer hipótese, seja reformada a mesma decisão para declarar nula a execução por falta de título líquido, certo e exigível, nos termos do art. 618 do CPC;

b) entretanto, se entenderem V. Exas. não ser possível, desde logo, o reconhecimento da nulidade da execução, sem que o juiz de primeiro grau tenha se pronunciado acerca da matéria, pede-se, pelo princípio da eventualidade, seja cassada a v. decisão e retornados os autos à comarca de origem para que o Juiz a quo conheça e aprecie o pedido de ausência de título líquido, certo e exigível formulado pelos recorrentes;

Nestes termos,

Pedem deferimento.

____________, ___ de __________ de 20__.

Pp. ____________

OAB/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil