Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Dissolução e liquidação de sociedade

Petição - Civil e processo civil - Dissolução e liquidação de sociedade


 Total de: 15.244 modelos.

 

DISSOLUÇÃO E LIQUIDAÇÃO DE SOCIEDADE - ART 336 DO CÓDIGO COMERCIAL

Exmo. Sr. Dr. Juiz de Direito da Comarca de _______________________.

____________, brasileira, separada judicialmente, ____________, CPF nº ____________, residente e domiciliada à Rua ____________, n° ___, bairro ____________, CEP ______-___, na cidade de ____________, UF, por seu procurador ao fim assinado, nos termos do incluso instrumento de mandato (Doc. 1), o qual recebe intimações à Rua ____________, n° ___, sala ___, bairro ____________, CEP ______-___, Fone/Fax: (__) ___-______, na cidade de ____________, UF, vem respeitosamente a presença de V. Exª., propor:

AÇÃO DE DISSOLUÇÃO E LIQUIDAÇÃO DA SOCIEDADE, com fulcro nos artigos 336 do Código Comercial e 655 a 672 do CPC, que se encontram em vigor de acordo com o art. 1.218, inciso VII do CPC,

A SOCIEDADE denominada ______________ sociedade mercantil , inscrita no CNPJ nº __________, situada à Rua _________, nº___ , bairro _____, Cidade _______, Cep. ___-__), no Estado de _____, em razão dos seguintes fatos e fundamentos que passa a expor:

I - O requerente é sócio da firma supra mencionada, juntamente com _______________, brasileiro, músico, casado, portador da Carteira de Identidade nº ______, inscrito no CPF sob o nº ____________, residente e domiciliado à Rua ______, nº ___, bairro _____, nesta cidade, consoante se verifica do incluso contrato social devidamente registrado na Junta Comercial do Estado .

II - O Requerente e o Requerido celebraram, em __/__/__, um contrato de sociedade mercantil sob a firma ______________, visando a exploração do comércio de produtos para o esporte de tiro prático, tudo conforme documentos em anexo (docs. 01 e 02).

III - A sociedade perdeu seu intuito e fim social em __/__/___, devido a portaria do exército nº _______ e a lei de controle de armas (lei nº ____), ambas editadas para impossibilitar o comércio civil de produtos para esporte de tiro prático em todo o território nacional, inviabilizando a continuidade da sociedade.

IV - O requerente procurou o requerido para dissolver amigávelmente a sociedade, porém todas as tentativas foram infrutíferas, restando a via judicial.

V - Seguindo os ditames da lei, em especial o artigo 336 do Código Comercial, in verbis:

"Art. 336. As mesmas sociedades podem ser dissolvidas judicialmente, antes do período marcado no contrato, a requerimento de qualquer dos sócios:

1 - mostrando-se que é impossível a continuação da sociedade por não poder preencher o intuito e fim social, como nos casos de perda inteira do capital social, ou deste não ser suficiente[...]"grifo nosso

VI - Em face de tais condições, inexiste a possibilidade da sociedade continuar.

À vista do exposto, requer-se seja o mencionado sócio, citado para no prazo de 5 dias, responder aos termos da presente ação;

Requer-se, ainda, que V. Exa., nomeie como liquidante para a sociedade o Sr. _____ ____________, brasileiro, casado, empresário, portador de Cédula de Identidade nº ____________, - SSP-UF, em ____ de ________ de ______, inscrito no CIC-MF sob nº ____________, residente na Rua ____________, nº _______ ap. _______, Bairro ____________, nesta Cidade, observando-se todas as demais formalidades legais atinentes à espécie;

Requer-se que ao final se decrete a dissolução da sociedade, com sua conseqüente liquidação;

Se o requerido resistir ao pedido de dissolução, pede-se a condenação do réu nos efeitos da sucumbência.

Protesta-se pela produção de prova documental, testemunhal, pericial e inspeção judicial e de todos os meios probantes em direito admitidos, desde que moralmente legítimos e obtidos de forma lícita, especialmente depoimento pessoal do requerido, sob pena de confissão se este não comparecer, ou, comparecendo, negar-se a depor.

ATRIBUI-SE À CAUSA, O VALOR DE R$ ______.

Termos em que

P. Deferimento

____________, ___ de __________ de 20__.

p.p. ____________

OAB-RS/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Ação de ressarcimento por dano em prédio urbano
Embargos à execução, sob alegação de conexão, carência de ação e juros abusivos, além de outros e
Ação de busca e apreensão de veículo alienado fiduciariamente (02)
Embargos à execução em juizados especiais
Contra-razões de recurso especial, pugnando-se pelo não conhecimento do mesmo, ante a falta de pr
Ação de rescisão de contrato verbal cumulada com proteção possessória
Pedido de expedição de mandado de despejo compulsório
Compromisso para não mais particular ato atentatório à dignidade da justiça
Impugnação à contestação em ação cautelar de sustação de protesto, reiterando-se a emissão de dup
Embargos de declaração de ação ordinária de revisão de negócio jurídico
Nulidade de venda de imóvel à companheira pelo fato de, no ato do divórcio
Interposição de ação monitória para recebimento de honorários advocatícios