Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Ação civil pública proposta em face de veiculação de propaganda enganosa (02)

Petição - Civil e processo civil - Ação civil pública proposta em face de veiculação de propaganda enganosa (02)


 Total de: 15.244 modelos.

 
Ação civil pública proposta em face de veiculação de propaganda enganosa, atividade esta lesiva a consumidores.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA CÍVEL DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

(PROCESSO Nº .....)

O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE ....., por seu Promotor de Justiça do Consumidor que esta subscreve, legitimado pelos arts.129, III, da Constituição Federal, 5°, da Lei n°7.347/85, e 82, I, do Código de Defesa do Consumidor, vem respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor

AÇÃO CIVIL PÚBLICA COM PEDIDO DE TUTELA ANTECIPADA

em face de

....., pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o n.º ....., com sede na Rua ....., n.º ....., Bairro ......, Cidade ....., Estado ....., CEP ....., representada neste ato por seu (sua) sócio(a) gerente Sr. (a). ....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG nº ..... e do CPF n.º ....., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

DOS FATOS

A requerida é proprietária da loja de móveis ....., localizada na Praça ....., Centro. Em ...., fez veicular no mercado de consumo folhetos publicitários em que oferece qualquer produto com .....% ou ....% de desconto e parcelamento em 15 vezes sem juros (fls......).

O consumidor passou a ser atraído à loja pela convidativa oferta da propaganda. A realidade, no entanto, era outra: um caso típico de propaganda enganosa.

Num canto do outro lado do folheto e em letras minúsculas (nem o empregado da loja conseguiu ler – fls......), justamente para manter iludido o consumidor e depois ter fundamento para fugir à responsabilidade pelas falsas promessas, a empresa esclarece que o desconto é apenas para compras à vista e não se cumula com o parcelamento em .....vezes.

Não bastasse a propaganda enganosa, a requerida também se utiliza padronizadamente de prática comercial abusiva para vender seus produtos ao consumidor, depois se subtraindo aos mandamentos do Código de Defesa do Consumidor.

Enquanto no Brasil inteiro a prática comercial consagrou o uso de preços com impostos embutidos , a suplicada oferece em sua loja de móveis produtos com os preços sem o valor do ICMS, sem qualquer menção expressa na propaganda ou aviso ao consumidor de que no momento do pagamento o tributo será incluído (fls.....)

Tais imprevistos e desconformidades entre a publicidade ou a oferta comercial e o efetivo preço dos produtos fizeram com que consumidora procurasse desfazer o negócio e reaver o despendido (fls......), como o Código de Defesa do Consumidor prevê ser de direito (art.20, II).

Sem sucesso, mesmo com a intervenção extrajudicial e as advertências do PROCON (fls......), a demonstrar a inequívoca intenção da demandada - à sua conveniência e em detrimento da coletividade - de descumprir os direitos estabelecidos pelo Código de Defesa do Consumidor (fls......).

Enquanto tramita esta ação, milhares de consumidores incautos estão expostos à prática comercial abusiva e à propaganda enganosa comprovadas in loco pelo PROCON (fls.10). Muitos ainda poderão comprar induzidos em erro e depois arcar irremediavelmente com o prejuízo, mesmo que procurem o Poder Judiciário, pois os custos da demanda individual normalmente é superior aos valores dos produtos comercializados.

DO DIREITO

PAULO LUIZ NETTO LÔBO assinala com muita propriedade que "um valioso instrumento hermenêutico foi posto à disposição do julgador: a cláusula geral da boa fé e da eqüidade (art. 51, IV, e § 1º). Trata-se da boa fé objetiva, como regra de conduta nas relações jurídicas obrigacionais (...). Supõe a conduta honesta, leal, correta. É boa fé de comportamento. O fornecedor cria uma situação sobre a qual o consumidor confia, em que não haverá comportamento enganoso ou abusivo".

DO DIREITO

Diante do exposto, o Ministério Público do Estado de ..... requer:

1 – A citação postal da requerida, tão logo recebida esta inicial com os documentos que a acompanham, no endereço fornecido acima, para que, se quiser, conteste a presente ação, sob pena dos efeitos da revelia;

2 – A concessão de tutela antecipada inaudita altera pars, a fim de que a ré seja obrigada, sob pena de multa diária em caso de descumprimento:

2.a: a cessar a publicidade enganosa mencionada que fez veicular em ...., obrigando-a igualmente a promover somente propagandas que expressem ao lado da oferta e em letras com mesmos tamanho e cor as restrições pertinentes à venda em questão (ou de forma idêntica e simultaneamente à oferta, em caso de propaganda falada).

2.b: a fazer incluir nos preços fixados em loja ou expostos em propagandas de qualquer natureza o valor correspondente ao ICMS e outros tributos porventura incidentes sobre os produtos que oferece no mercado de consumo.

2.c: a cumprir o art.20, II, do Código de Defesa do Consumidor (a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos) aos consumidores que compraram produtos na loja mencionada acima (e que assim desejarem) anteriormente à concessão da liminar, ao trânsito em julgado, ou enquanto não cumpridos pelos demandados os requerimentos dos itens anteriores.

3 - Após a prática de todos os atos processuais pertinentes e cabíveis na espécie, o julgamento procedente da ação, tornando definitivos os efeitos da liminar pleiteada.

O autor protesta provar o alegado por todos os meios admitidos, sobretudo através da testemunha arrolada abaixo, perícia e documentos (protestando desde já pela juntada das folhas de peças de informação em anexo, remetidas pelo PROCON de.....)

Dá-se à causa o valor de R$.....

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
O autor requer digne-se o magistrado a nomeá-lo como inventariante
Ação declaratória de rescisão de contrato com perdas e danos
Notificação judicial para a conclusão de serviços por parte do réu
Impugnação à contestação, em ação de cobrança, alegando-se renúncia ao benefício de ordem, incabi
Interposição de ação ordinária, com o intuito de restituição do valor das quotas de consórcio
Medida cautelar de arresto (01)
Contestação à ação de indenização, sob alegação de constatação, por meio de laudo pericial, de in
Ação de usucapião urbano onde foram feita benfeitorias
Mandado de segurança impetrado para o fim de atribuição de efeito suspensivo à apelação
Pedido de usufruto dos bens deixados pelo de cujus
Mandado de segurança de contribuição sobre pró-labore
Manifestação acerca dos cálculos do contador