Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Contestação de reconvenção de locação

Petição - Civil e processo civil - Contestação de reconvenção de locação


 Total de: 15.244 modelos.

 

RECONVENÇÃO - CONTESTAÇÃO - LOCAÇÃO - PRELIMINARES

EXMA. SRA. DRA. JUÍZA DE DIREITO DA ____ª VARA CÍVEL

COMARCA DE _________ - UF

Processo nº: _________

_________ LTDA, pessoa jurídica de direito privado, estabelecida nesta cidade de ____________, inscrita no CGCMF sob nº _________, por seus procuradores firmatários, "ut" instrumento de mandato já em apenso, estabelecidos profissionalmente nesta cidade, na rua _________, nº ____, cj. ____, onde recebem intimações, vem à presença de V. Exa., para

CONTESTAR a Reconvenção proposta por ____________, brasileiro, separado, industriário, inscrito no CPF sob nº _________ e METALÚRGICA ____, pessoa jurídica de direito privado, ambos estabelecidos na cidade _________, na Av. _________, nº ____, pelos seguintes fatos e fundamentos:

PRELIMINARMENTE

1 - INÉPCIA DA INICIAL - ART. 295, DO CPC

A petição inicial, inaugurativa do procedimento em destaque apresenta defeito de origem, bem como não contempla fundamento jurídico, requisitos necessários para sua admissibilidade, o que impõe a sua inépcia.

2. - CARÊNCIA DE AÇÃO - Art. 301, X, do CPC

A Reconvenção pode ser proposta quando é CONEXA com a ação principal (art. 315, CPC). Reputam-se conexas duas ou mais ações, quando lhes for comum o objeto ou a causa de pedir (Art. 103, CPC).

"Não cabe reconvenção quando a matéria possa ser alegada com idêntico efeito prático em contestação. (Bol. AASP. 1.486/135. No mesmo sentido: JTJ 157/188).

Em matéria Locatícia, só é admissível a RECONVENÇÃO, nas demandas Consignatórias de pagamento de aluguel, forte no Art. 67, VI e VIII da Lei Inquilinária 8.245/91. A presente demanda, visa tão-somente, ver rescindido o Contrato de Locação e a cobrança dos valores inadimplidos até a presente data.

Por amor ao argumento, admitindo-se ter os Réus-Reconvintes, postulado em Ação Consignatória para discussão de valores, estariam eles em desarmonia com o Art. 315.

NO MÉRITO

Entende a Contestante, "máxima vênia", apresentar-se absolutamente improcedente a pretensão em evidência. Basicamente a "reconvenção" funda-se em três pontos fundamentais:

- Os valores, da locação, já pagos a serem questionados;

- Purga da mora;

- Indenização pelas benfeitorias.

Inicialmente cumpre dizer que todos os pontos da "reconvenção" já encontram-se amplamente debatidos e Impugnados na Réplica da Contestação.

Com todo respeito Exª, longe de negligenciar o trabalho dos procuradores signatários, do item 1 ao item 4.1 da suposta "reconvenção", é mera e fiel reprodução dos itens 4 a 6.1 da peça Contestacional apresentada pela ora Reconvinte. Requer-se de imediato a IMPUGNAÇÃO de todos os seus termos, pelos fatos e fundamentos já expendidos na réplica apresentada junto a essa Contestação. Também porque os cálculos matemáticos encontram-se errados, a Reconvinte incluiu o Imposto Predial e Territorial, que incide na locação como encargos, como porcentagem de aumento do locativo.

Mais, observa-se que pelos recibos acostados pela própria "reconvinte" "nenhum deles" apresenta o pagamento efetuado no vencimento, todos a posterior. É beneficiário o locatário que paga seu aluguel até o dia 05 do mês subsequente ao de competência, devendo esse privilégio ser entendido como um "plus". Muito embora todos pagamentos foram após o vencimento a administradora da locação agraciou a reconvinte com o plus.

A partir dos valores pagos após o vencimento vem a Ré-reconvinte calcular valores a seu bel prazer, esquecendo-se que desde JULHO/____ não cumpre com suas obrigações contratuais. Se houvesse divergência de valores, essa, deve consignar em juízo o valor que acredita ser correto, permitindo-se assim a discussão sobre os mesmos.

Da permissão para depósito dos valores vincendos e a compensação pelos já pagos. Confunde-se a "reconvinte" quando pede permissão para depósito no item f) (Fl. ____) do requerimento, com o item 7 da inicial (fl. ___). De qualquer maneira inoportuno tal requerimento, também, encontrando-se Contestado na réplica apresentada.

Indenização pelas benfeitorias, de igual sorte encontram-se já amplamente debatidas da réplica, mas em respeito à esse juízo aqui se reproduz.

Com relação a obras, benfeitorias e mudança estrutural feita no imóvel encontra-se previsto no contrato, cláusula décima (fls. 08 dos autos), reza não ser cabível a indenização ou retenção por benfeitorias, devendo quando do encerramento da locação ser devolvido nas mesmas condições em que se encontrava quando do início do contrato - Cláusula oitava- fls. 07 dos autos.

A temerária proposta de "reconvenção" é uma afronta ao bom senso jurídico, no intuito de ludibriar o julgador a Reconvinte não junta documento algum que provem suas alegações, e quando junta, apresenta documentos de pintura e manutenção de móveis, como por exemplo os documentos juntados às fls. ___, e os demais prestam-se a outras finalidades à empresa _________ LTDA, rua _________, nº ____, a qual não está afeta a locação.

Além do aqui já dito, cumpre esclarecer que:

A presente demanda encontra-se disfarçada, ora como Ação Consignatória, ora com Repetição de Indébito. Tanto a Ação Consignatória quanto a Repetição de Indébito, são ações individuais com características próprias que não se prestam a "reconvenção";

A reconvenção se presta como forma de defesa na ação de Consignação em pagamento, prevista no Art. 890 do CPC e seguintes; e não nesses moldes como aqui propostos.

Efetivamente, a pretensão se afigura extremamente nebulosa, com estranhos procedimentos, motivo pelo qual se IMPUGNA todos os seus itens e postulações, principalmente a Assistência Judiciária Gratuita, uma vez que não cumpre os requisitos mínimos para sua admissibilidade. Muito embora não seja forma processual adequada, requer V. Exa., seja indeferido tal pedido, haja vista que não há provas nos autos do estado da necessidade para a concessão do benefício à postulante. Por outro lado a mesma desfruta do cargo de "diretora Administrativa", cargo que pessoas de poucas posses raramente conquista, morando em apartamento luxuoso, no centro da cidade.

OUTRAS CONSIDERAÇÕES

Por oportuno vale lembrar que a responsabilidade civil do advogado se estabelece a partir da combinação de diversos dispositivos contidos no Código Civil, Código de Processo Civil, da Lei nº 8.906/94 e no Código de Ética Profissional.

O Art. 32 da citada Lei 8.906/94 dispõe expressamente que "o advogado é responsável pelos atos que, no exercício da profissão, pratica com dolo ou culpa". Nosso Tribunais admitem a culpa leve, e somos sabedores que o exercício da advocacia é obrigação de meio, não uma obrigação de resultado. No entanto, há de lembrar-se que a postergação está ampliando o dano que o Demandante vem sofrendo, que além de não receber o que é seu de direito, torna temporariamente indisponível parte de seu patrimônio.

Segundo o ilustre jurista Aguiar Dias, o dever de aconselhas está sujeito às mesmas regras relativas ao desempenho do mandato. Assim, um parecer ou conselho visivelmente desautorizado pela doutrina e jurisprudência, acarreta, para o advogado, a obrigação de reparar o dano que tal parecer possa causar ao cliente. É igualmente responsável o advogado que induz o cliente a demanda visivelmente temerária ou destinada ao insucesso, ou, ainda, que deixa seu cliente enveredar por caminho errôneo, quando poderia aconselhá-lo a adotar uma postura mais adequada, ou eficaz, no curso do processo.

ANTE AS RAZÕES EXPOSTAS:

O acolhimento da preliminar suscitada, para em decorrência julgar extinto o processo, sem o enfrentamento de seu mérito;

No tocante ao mérito, o julgamento pela improcedência da ação, em harmonia com a fundamentação que corporifica a presente Contestação e por todas as demais razões expendidas na réplica apresentada junto a esta, as quais requer sejam parte integrante desta;

A produção das provas em direito permitidas, em especial pelo depoimento pessoal da Ré-Reconvinte, sob pena de confissão, propugnando, ainda, pela juntada de novos documentos;

A condenação da Ré-Reconvinte, ao pagamento das custas processuais e honorários advocatícios na ordem de 20% previsto no Art. 20, parágrafo 3º., do CPC, e com os demais consectários legais.

N. Termos,

P. deferimento.

____________, ___ de __________ de 20__.

p.p. ____________

OAB/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil