Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Ação de usucapião extraordinária (01)

Petição - Civil e processo civil - Ação de usucapião extraordinária (01)


 Total de: 15.244 modelos.

 
Ação de usucapião extraordinária.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA CÍVEL DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor

AÇÃO DE USUCAPIÃO EXTRAORDINÁRIA

em face de

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

PRELIMINARMENTE

DA ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA GRATUITA

Em conformidade com o artigo 5º, incisos XXXIV e LXXIV da CF e com base na Lei nº 1.060/50 e na Lei Complementar Estadual nº 7.510/86, requer seja-lhe concedido o benefício da ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA GRATUITA, haja vista que não podem arcar com as despesas judiciais e honorários advocatícios sem prejuízo de seu próprio sustento e de sua família.

DO MÉRITO

DOS FATOS

A usucapiante é legitima possuidora de um terreno localizado na rua .... nº ........., loteamento ............... bairro ............, nesta Cidade e comarca, medindo ........... centímetros quadrados), mais especificamente do lote nº ........, da quadra nº .............

Conforme faz prova o Contrato Particular de Compromisso de Compra e Venda (doc. ......), .........., ex marido da Requerente, em ...... de ................ de ......, adquiriu de ............... a posse de referido lote urbano acima citado, destinando-o para fins residenciais.

Por ocasião da Ação de Separação Consensual nº ......................., referido lote ficou com a Requerente, sob a condição de não vendê-lo sem adquirir outro no mesmo valor, o que restou ratificação na Ação de Conversão de Separação em Divórcio nº .......... (docs. .............).

Desde a aquisição da posse do imóvel usucapiendo, a Requerente destina-o para fins residenciais, nele fixando seu domicílio e residência, no qual encontram-se edificadas duas casas.

Importante destacar que o Loteamento ........................... originou-se das Transcrições .............. e .............., conforme se comprova através da certidão do Plano de Loteamento emitida pelo Cartório de Registro Imobiliário da ........ Circunscrição da Comarca de ........................ - ............. (doc. .........), cujas propriedades pertencem a ......................................................... e sua esposa ............................................................., de acordo com as certidões atualizadas das citadas Transcrições, expedidas pelo Cartório de Registro de Imóveis da ....... Circunscrição da Comarca de .......... (docs. ......... e ............).

Em razão do falecimento dos proprietários do imóvel onde foi implantado o loteamento e, atendendo-se ao disposto no artigo 942 do Código de Processo Civil é necessário promover a citação de seus herdeiros, quais sejam: ............, todos maiores, de acordo com informação contida nas certidões de óbito. (Doc. ...........).

Contudo, desconhecendo a Requerente o domicilio e a residência dos herdeiros, não lhe resta alternativa senão promover a citação daqueles através da forma editalícia.

Referido lote, conforme demonstram a planta topográfica e o memorial descritivo (doc. ........), apresenta as seguintes divisas e confrontações:

Começa no ponto ........ com coordenadas .......................; deste segue com rumo de ............................, numa distância de .........., confrontando com ..............., até o ponto ..........., com coordenadas ..............................; deste segue com o rumo de ................., numa distância de .........., confrontando com ....................................... até o ponto ........., com coordenadas ................................, deste segue com o rumo de .........................., numa distância de ..........., confrontando com ...................... até o ponto ........., com coordenadas .............................; deste segue com rumo de .........................., numa distância de ..........., confrontando com ...................., até o ponto ........., coordenadas...........; onde teve início esta descrição.

Acrescente-se, ainda, que o imóvel é atingido pela linha de Transmissão denominada .................................., da ..................... centrais elétricas, cuja área de faixa de segurança corresponde a ............. ( ...................................... centímetros quadrados), área esta claramente demonstrada pela planta topográfica.

DO DIREITO

Quanto à usucapião extraordinária, preceitua o Código Civil, em seu artigo 1.238, parágrafo único:

"Aquele que, por (quinze) anos, sem interrupção, nem oposição, possuir como seu um imóvel, adquire-lhe a propriedade, independentemente de justo título e boa-fé, podendo requerer ao juiz que assim o declare por sentença, a qual servirá de título para o registro no Cartório de Registro de Imóveis".

Parágrafo único. O prazo estabelecido nesse artigo reduzir-se-á a 10 anos se o possuidor houver estabelecido no imóvel a sua moradia habitual, ou nele realizado obras ou serviços de caráter produtivo.

Assim, estando a Requerente na posse do citado lote, a ........ anos, sem interrupção, nem oposição de quem quer que seja, nele estabelecendo sua moradia atual, o prazo da prescrição aquisitiva reduz-se para 10 anos.

Ademais, merece destaque o fato da Requerente, desde que entrou na posse do imóvel, no longínquo ano de ......., ter passado a exercer, nele todos os direitos inerentes ao direito real de propriedade, principalmente o jus utendi. Anote-se que não precisou, porém, se necessário, certamente teria exercido seu direito de rei vindicatio e, até, do jus disponendi.

Por oportuno, traz-se à colação o ensinamento da ilustre professora Maria Helena Diniz, in "Curso de Direito Civil Brasileiro", Direito das Coisas", 26ª edição, 2002, página 147, ao referir-se à usucapião, preleciona:

"A usucapião têm por fundamento a consolidação da propriedade, dando juridicidade a uma situação de fato: a posse unida ao tempo. A posse é o fato objetivo, e o tempo, a força que opera a transformação do fato em direito, o que nos demonstra a afinidade existente entre os fenômenos jurídicos e físicos... O fundamento desse instituto é garantir a estabilidade e segurança da propriedade, fixando um prazo, além do qual não se podem mais levantar dúvidas ou contestações a respeito e sanar a ausência de título do possuidor, bem como os vícios intrínsecos do título que esse mesmo possuidor, porventura, tiver."

Segundo jurisprudência predominante, para a declaração da Usucapião basta à Requerente a prova da posse contínua, incontestada e o animus domini. Se não, veja-se:

"CIVIL E PROCESSUAL CIVIL - USUCAPIÃO EXTRAORDINÁRIO - DESNECESSIDADE DE DILAÇÃO PROBATÓRIA - PRESENÇA DOS REQUISITOS LEGAIS - AÇÃO REIVINDICATÓRIA - EXTINÇÃO DO DIREITO DE PROPRIEDADE PELA VIA DO USUCAPIÃO - 1 - Inexistindo restrição às partes para a produção de defesa em juízo, e sendo suficiente a prova produzida para o julgamento, não se configura o cerceamento de defesa, impondo-se a rejeição dessa preliminar. 2 - Provada a posse da autora no bem usucapiendo por período superior a vinte anos, sem interrupção, com animus domini e sem oposição, é de ser reconhecido o domínio em favor da usucapiente, independentemente de título e boa-fé, por força do art. 550 do Código Civil. 3 - O direito de propriedade extingue-se por disposição expressa em Lei, na hipótese, o usucapião. Reconhecido o domínio do imóvel em favor da autora da ação de usucapião, a perda da propriedade daquele em cujo nome estava registrado o imóvel é mera conseqüência, impondo-se negar provimento ao recurso interposto pelos reivindicantes, que pretendiam indenizaçào por perdas e danos. 4 - Agravo retido sob a égide do cerceamento de defesa unanimente improvido. Apelação da autora da ação de usucapião unanimente provida. Improvimento, também unânime, da apelação dos réus, com inversão total do ônus da sucumbência."(TJPE =- AC 11540-6 - PE - Rel. Des. Antônio Camarotti - DJPE 15.04.2003).

"USUCAPIÃO - ELEMENTOS ESSENCIAIS DA AÇÃO - POSSE, ANIMUS DOMINI, COISA HÁBIL PARA PRESCREVER PROVADOS, NA ESPÉCIE - AÇÃO PROCEDENTE - APELAÇÃO IMPROVIDA. PRESENTES OS REQUISITOS DA POSSE VINTENÁRIA, MANSA E PACÍFICA, COM ANIMUS DOMINI, IMPÕE-SE O RECONHECIMENTO DO USUCAPIÃO." (000000921, 4ª CC TJPR, Rel. Ronald Accily, Paranaguá, 17.12.1986).

"APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO DE USUCAPIÃO EXTRAORDINÁRIO. REQUISITOS NECESSIDADE DE COMPROVAÇÃO DA POSSE MANSA, PACÍFICA E ININTERRUPTA DA ÁREA POR VINTE ANOS, COM ANIMUS DOMINI". (Apelação cível nº 2003.002611-8, de Criciúma, Relator: Des. Carlos Prudêncio, 1.4.2003).

Ressalte-se que com o novo instituto da usucapião extraordinária, trazido pelo artigo 1.238, parágrafo único, do Código Civil, tem-se que o prazo vintenário não mais é necessário, bastando 10 anos se o possuidor houver estabelecido no imóvel a sua moradia habitual, ou nele realizado obras ou serviços de caráter produtivo.

Segundo Maria Helena Diniz, são requisitos da usucapião extraordinária: a) a posse pacífica, ininterrupta, exercida com animus domini; b) o decurso do prazo de 15 anos ou de 10 anos, se o possuidor estabeleceu no imóvel sua morada habitual ou nela efetuou obras de serviços de caráter produtivo; c) a presunção de juris et de jure de boa fé e justo título ... O usucapiente terá, simplesmente, que provar uma coisa: sua posse; d) a sentença judicial declaratória da aquisição do domínio por usucapião, que constituirá o título que deverá ser levado ao registro. (In "Curso de Direito Civil Brasileiro", "Direito das Coisas", 26ª edição, 2002, página 154).

fazem prova da posse mansa, pacífica, contínua e do decurso do prazo prescrito em lei do imóvel usucapiendo, o já citado Contrato Particular de Compromisso de Compra e Venda, as sentenças das Ações de Separação e Divórcio Consensuais, além dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano -IPTU, referentes ao anos ....... ; das faturas de energia elétrica referentes aos anos de ..........; das faturas de água, dos anos ..............; (doc. ........) - nos quais a Requerente aparece como consumidora - provas estas que serão corroboradas pela oitiva das testemunhas abaixo arroladas.

A nova perspectiva assumida pelo Código Civil acerca do sentido social da propriedade, traz a usucapião como instrumento originário mais eficaz para atribuir moradia ou dinamizar a utilização da terra, aliado a orientação da Constituição de 1988, que realça o princípio e alberga modalidades mais simplificadas do instituto.

Desta forma, além dos requisitos constantes do artigo 1.238 do Código Civil, há que se levar em consideração o caráter social da usucapião, conforme preceitua o eminente Silvio de Salvo Venosa, in verbis.

"A modificação possui evidente caráter social ao ampliar a possibilidade de usucapião e dispensa o requisito de boa-fé. A perda da propriedade imóvel pelo antigo proprietário, se houver, reside então, como é evidente, na sua inércia em recuperar a coisa, nesse período de dez anos." (In "Direito Civil", "Direitos Reais", 3ª edição, 2003, página 199).

Em razão da posse ad usucapionem ter iniciado sob a égide do Código Civil anterior, o prazo legal da prescrição aquisitiva deve ser acrescido de dois anos, conforme determina o artigo 2.029 do Código Civil:

"Art. 2.029. até 2 (dois) após a entrada em vigor deste Código, os prazos estabelecidos no parágrafo único do art. 1.238 e no parágrafo único do art. 1.242 serão acrescidos de 2 (dois) anos, qualquer que seja o tempo transcorrido na vigência do anterior, Lei 3.071, de 1º de janeiro de 1916."

In casu, tendo a posse da Requerente ultrapassado referido prazo, dá-se total cumprimento ao critério estabelecido pelo artigo 2.029 do Código Civil acerca do direito intertemporal, legitimando-o como proprietário originário do imóvel em tela.

Em suma, diante das irrefutáveis provas que seguem acostadas à presente, repita-se, Contrato Particular de Compromisso de Compra e Venda, carnês de IPTU, faturas de água e luz, os quais comprovam a aquisição do domínio de fato pela Requerente, preenchendo, desta forma, os pressupostos necessários à caracterização da usucapião extraordinária, haja vista que possui o lote como seu desde de ...... de ................... de ....., ou seja, a mais de ...... anos, de forma continuada, não sofrendo discussão, contestação, impugnação ou qualquer dúvida, nele fixando seu domicílio e residência, impõe-se e justifica-se a usucapião extraordinária do imóvel acima descrito.

DOS PEDIDOS

Face ao exposto, vem pleitear seja-lhe declarado o domínio da área acima descrita, requerendo o seguinte:

a citação, através de edital, dos herdeiros dos proprietários do imóvel usucapiendo, uma vez que se encontram em local incerto e não sabido, consubstanciada no artigo 231, II do CPC;

a citaçào, através de Oficial de Justiça, dos confrontantes e suas respectivas esposas, se casados forem quais sejam:

.........., residente e domiciliado na rua ................ nº ......, loteamento .........., bairro ................ Cidade ................ Estado ............, ........., residente e domiciliado na rua.............. nº ......, loteamento .........., bairro ................ Cidade .................... Estado ..............., e

.........., residente e domiciliado na rua ................ nº ......, loteamento .........., bairro ................ Cidade ................ Estado ............, ........., residente e domiciliado na rua.............. nº ......, loteamento .........., bairro ................ Cidade .................... Estado ..............., e

.........., residente e domiciliado na rua ................ nº ......, loteamento .........., bairro ................ Cidade ................ Estado ............, ........., residente e domiciliado na rua.............. nº ......, loteamento .........., bairro ................ Cidade .................... Estado ..............., e
d) a citação, por edital, dos demais interessados, ausentes, incertos ou desconhecidos;

.........., residente e domiciliado na rua ................ nº ......, loteamento .........., bairro ................ Cidade ................ Estado ............, ........., residente e domiciliado na rua.............. nº ......, loteamento .........., bairro ................ Cidade .................... Estado ..............., e

a intimação do ilustre representante do Ministério Público;

a produção de todos os meios de provas em direito admitidas, em especial a prova documental, testemunhal e depoimento pessoal dos usucapientes;

seja julgada procedente a presente Ação de Usucapião Extraordinária, declarando por sentença o domínio e a posse em favor dos usucapientes e, desta forma, expedido o competente mandado para proceder a transcrição no Registro de Imóveis;

finalmente, seja concedido aos Requerentes o benefício da ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA GRATUITA, em conformidade com artigo 5º, incisos XXXIV e LXXXIV da CF, com a Lei 1.060/50 e Lei Complementar 7.510/86, haja vista que não pode arcar com as despesas judiciais e honorários advocatícios sem prejuízo de seu próprio sustento e de sua família, conforme declaração anexa (doc. 70).

Dá-se à causa o valor de R$ .....

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]

documentos anexos:

01. Procuração
02. Contrato Particular de Compromisso de Compra e Venda
03. Sentença Ação Separação Consensual
04. Termo de Ratificação Ação Separação
05. Termo de Audiência Ação Separação
06. Certidão Casamento Separação Averbada
07. Ação de Conversão de Separação em Divórcio
08. Mandado de Averbação Divórcio
09. Certidão do Plano de Loteamento
10. Certidão Transcrição Imobiliária ...............
11. Certidão Transcrição Imobiliária ...............
12. Certidão de Óbito
13. Certidão de Óbito
14. Planta Topográfica
15. Memorial Descritivo
16/69. Carnês IPTU, faturas de água e luz
70. Declaração Assistência Judiciária Gratuitas
71. ART
72. Certidão Valor Venal Imóvel


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Pedido de devolução dos autos ao ministério público
Recurso especiais para devolução de parcelas pagas em consórcio
Impugnação ao cumprimento de sentença pois o impugnado não cumpriu sua parte no acordo
Contestação sobre pretensão de indenização(rito sumario) perante acidente automobilístico
Agravo de instrumento interposto de decisão que rejeitou in limine o recurso de Apelação
Ação cominatória para refinanciamento de imóvel
Ação ordinária de dissolução de união estável cumulada com separação de corpos, alimentos e parti
Ação de prestação de contas de intituição financeira
Mandado de Segurança visando a concessão de efeito suspensivo à apelação interposta pelo opoente
Impugnação ao valor da causa de ação de alimentos
Pedido de despejo de locatário não desocupa o imóvel em seis meses
Manifestação acerca da afirmativa feita pelo réu de que pagou os valores referentes aos alimentos