Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Pedido de retificação de nome em assento de registro civil

Petição - Civil e processo civil - Pedido de retificação de nome em assento de registro civil


 Total de: 15.244 modelos.

 
Pedido de retificação de nome em assento de registro civil.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA DE REGISTROS PÚBLICOS DE .....

....., brasileiro (a), menor, ....., brasileiro (a), menor e ....., brasileiro (a), menor, representados por sua mãe ....., brasileira, (estado civil), profissional da área de ....., portadora do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residentes e domiciliados na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vêm mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor

RETIFICAÇÃO DE NOME

nos Assentamentos do Registro Civil, pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

DOS FATOS

Os pais dos Requerentes viveram maritalmente durante .... anos, vindo o Sr. .... a falecer em .../.../..., conforme comprova-se pela inclusa certidão de óbito.

Dessa união adveio o nascimento de .... (....) filhos: ...., com .... (....) anos de idade, atualmente residente ....; ...., nascido aos .../.../... (.... anos); ...., nascida aos .../.../... (.... anos) e ...., nascido aos .../.../... (.... anos) consoante assentam as Certidões de nascimento anexas.

O pai dos Requerentes foi casado com ...., sendo que se separaram em .... (Certidão de casamento, com a devida averbação de desquite, em aparato).

Os genitores dos Requerentes, mesmo após o desquite do pai com a primeira mulher, jamais contraíram núpcias, convivendo até .... em regime de concubinato.

Ocorre, Excelência, que o Sr. .... pai dos Requerentes, ora falecido, foi o declarante junto ao Cartório do Registro Civil, .... Ofício, desta Comarca, quando do registro de nascimento de seus filhos, fazendo inserir em suas certidões de nascimento as seguintes declarações:

".. filho de .., .., e de dona ..." (SIC) (Nascimento nº ..., fls. .., livro nº ..., assento de ....).

".. filha de .., .., e de dona ..." (SIC) (Nascimento nº ..., fls. .., livro nº ..., assento de ....).

".. filho de .., .., e de dona ..." (SIC) (Nascimento nº ..., fls. .., livro nº ..., assento de ....).

Assim, como narrado acima, os pais dos Requerentes sempre mantiveram reconhecida união estável como entidade familiar, porém sem contrair núpcias, haja vista a ausência dos requisitos legais, razão pela qual não poderia ter sido acrescentado ao nome da Sra. .... o patronímico do companheiro.

A genitora e representante legal dos Requerentes percebeu o equívoco recentemente, quando a filha mais velha, ...., esteve prestes a se casar, sendo que o erro existente viria por adiar essa pretensão, até que fosse procedida a correção.

Observe-se que o Sr. .... fez inserir, erroneamente, o nome da mãe dos Requerentes como sendo ...., sendo que, na realidade, seu nome é .... (Certidão de nascimento, Carteira de Identidade e CPF/MF em anexo).

Demostrado está que houve erro no registro, que no estado atual está deturpando a verdade. Corre a obrigação de extirpar a fonte do erro.

O fato é, aqui, simples e está bem provado. Não podemos deixar que o erro persista por mais tempo no registro público, defraudando a verdade.

DO DIREITO

O presente pedido encontra fulcro no art. 109 e §§ da Lei nº 6.015, de 31 de dezembro de 1973.

Ademais, depois de trilhar a melhor doutrina, têm decidido os nossos Tribunais:

"Havendo erro, deve ser corrigido, para que o registro se ponha em harmonia com o que é certo e passe a irradiar fé pública, como é o seu destino." (RT: 501/108).

"Vale ressaltar que o pedido, ao final, não implicará modificação no estado de filiação. O nome .... está errado e a pretensão é substituí-lo pelo nome correto, de modo que os registros passem a conter filho(a) de .... e de ...."

Portanto não será modificada a filiação natural, apenas será corrigido erro no assento do nome da mãe nos registros mencionados e apensados.

DOS PEDIDOS

Em face do exposto, requerem que Vossa Excelência digne-se:

A) em julgar procedente o presente pedido, determinando a retificação do nome da genitora dos Requerentes, onde consta "...." que seja para "....", junto ao Cartório do registro Civil, .... Ofício, da Comarca ...., nas seguintes Certidões de Nascimento (juntadas), em cujas margens será feita a devida averbação:

- Nascimento nº ...., fls. .... do livro nº ...., assento de ...., datado de .... de .... de ....;

- Nascimento nº ...., fls. .... do livro nº ...., assento de ...., datado de.... de .... de ....;

-- Nascimento nº ...., fls. .... do livro nº ...., assento de ...., datado de.... de .... de ....;

B) em determinar a intimação do ilustre representante do Ministério Público para acompanhar o presente feito;

C) julgado procedente o presente pedido, requer digne-se Vossa Excelência determinar a expedição de mandado para que seja efetuada a retificação dos Assentos do Registro Civil supra-mencionados, onde consta "...." para "....", após o trânsito em julgado da R. Sentença.

Pretende provar o alegado por todos os meios admitidos em direito, especialmente pela prova documental inclusa, bem como por prova testemunhal, caso seja necessária, além de outras a juízo de Vossa Excelência.

Dá-se à causa o valor de R$ .....

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil