Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Trabalhista Recurso de revista de vendedor externo

Petição - Trabalhista - Recurso de revista de vendedor externo


 Total de: 15.244 modelos.

 

RECURSO DE REVISTA - CONTRA-RAZÕES - VENDEDOR EXTERNO - HORA-EXTRA

EXMO. SR. DR. JUIZ PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA ___ª REGIÃO.

PROCESSO Nº

N. Termos.

P.E. Deferimento.

____________, ___ de ____________ de 20__.

P.p. ____________

OAB/

CONTRA–RAZÕES DE RECURSO DE REVISTA

Contra-Razões de recurso de revista apresentado pelo Reclamante ____________, em Recurso de Revista nos autos do processo nº ____________, manejado por ____________..

Colenda Turma do Tribunal Superior do Trabalho:

1 - O r. acórdão recorrido não merece a reforma pretendida pelo Apelante, conforme adiante se demonstrará:

2 - Em verdade, a Reclamada reprisa nas frágeis razões do recurso de revista, idênticos argumentos já relatados em contestação e recurso ordinário.

3 - Aduz que o Reclamante não possuía controle de horário, de forma contrária a toda prova produzida nos autos.

4 - Neste sentido, pretende rever a prova realizada nos autos, o que é inviável por força do disposto na Súmula 126 deste Egrégio Tribunal, importando, desta forma, o seu não conhecimento.

5 - Ademais, não é por demais citar o trecho da r. sentença, a qual com muita propriedade apreciou a matéria em devolução a este Egrégio Tribunal à luz da prova testemunhal produzida em audiência:

"ISSO POSTO:

DAS HORAS EXTRAS. O Reclamante alega que realizava horas extras, como tais consideradas as excedentes de quarenta e quatro semanais e que nunca recebeu o pagamento de horas suplementares. Diz que trabalhava das 7h às 18h30min, com intervalo de 1h30min, de segundas a sextas-feiras, e das 7h às 14h aos sábados, com intervalo de 1h.

A defesa sustenta que o autor exercia trabalho externo, não estando sujeito a controle de horário, nos termos do artigo 62, inciso I, da CLT, condição anotada em sua CTPS. Impugna, de qualquer sorte, a jornada alegada.

O contrato de trabalho entre as partes efetivamente consigna cláusula no sentido de que o reclamante trabalhou em serviço externo e não sujeito a controle de horário (fl. ___), sendo feito o registro respectivo na CTPS do obreiro (fl. ___)

Entretanto, tais registros cedem à prova oral realizada, a qual indica que o reclamante era obrigado a comparecer diariamente na reclamada pela manhã às 7h e no final do dia, entre 17h30min/18h, para cumprimento de tarefas específicas e participação em reuniões, o que determina a existência de controle de cumprimento de jornada, ainda que não na forma de cartão-ponto e mesmo que não se constate fiscalização direta durante o tempo de execução externa do serviço. Ocorre que no caso havia controle indireto e, diante da rotina imposta aos vendedores, não se configura a hipótese de trabalho externo incompatível com a fixação de jornada de trabalho, exigência para o enquadramento da exceção do artigo 62, I da CLT.

.... prossegue

Verifica-se que, a par da exigência de comparecimento diário, pela manhã e à tarde, no estabelecimento da empresa, o conteúdo dos relatórios gerados serve, certamente, para fiscalizar a produção do empregado, pois mesmo sem registrar horários de visitas aos clientes, permite constatar se o empregado estava efetivamente trabalhando e se cumpriu com o roteiro pré-determinado. É evidente a existência de controle no cumprimento do horário.

Nessas condições, o reclamante não se enquadra na exceção do artigo 62, I da CLT, invocado na defesa.

6 - Não bastasse isto, o próprio acórdão do TRT da 4ª Região enxergou tal situação, no trecho abaixo citado:

"...Na presente hipótese, ao invés do alegado pela reclamada, o exame dos autos revela que o autor estava adstrito ao horário exigido pela mesma, não se inserindo na hipótese de trabalho externo, com auto-determinação de horário preconizada no artigo 62 da CLT".

7 - Inclusive, este é o posicionamento majoritário da jurisprudência pátria, o qual se verifica claramente nos arestos abaixo citados:

"Vendedor Externo. Controle de Jornada. Horas Extras.

Verificando-se que o reclamante laborava através de rota pré-determinada, em visita a clientes cadastrados, sabendo a reclamada, inclusive, o tempo gasto para percorrer toda a clientela a ser visitada e, o mais relevante, se tinha ele que comparecer a reclamada quando do início e fim da jornada diária, é totalmente infundada a assertiva de que não tinha a reclamada controle de sua jornada, vez que restou claro nos autos tanto a fiscalização quanto o controle total da jornada diária praticada pelo reclamante, pelo que são devidas as horas extras vindicadas. (Processo nº RO/14656/98/MG, 2ª Turma do TRT da 3ª Região, Rel. Juiz Fernando Antônio Ferreira. Publicação: 28.05.99)".

"Vendedor externo. Horas extras. Ainda que exerça atividade externa, não se enquadra na exceção prevista na alínea "a" do artigo 62 da CLT o vendedor externo sujeito ao cumprimento de roteiro previamente estabelecido pela empregadora, com número mínimo de clientes a serem visitados diariamente e fiscalizado por um supervisor de vendas. Mantida a jornada arbitrada em primeira instância, porquanto o recurso visa apenas a incidência da regra contida no dispositivo legal em referência que, pelas razões supra, restou afastada. (Recurso Ordinário nº 00414.029/96-8, 5ª Turma do TRT da 4ª Região, Porto Alegre, Rel. Paulo José Rocha, Recorrente: Philip Morris Marketing S/A, Recorrido: Sidnei Augusto Kauer, j. 12.08.99,. maioria)"

"Horas Extras. Serviço Externo. Existência de controle de horário.

Embora externa a atividade desenvolvida pelo reclamante, como vendedor, a predeterminação de rotas e roteiro, pela reclamada, possibilitava o controle da jornada a ser cumprida, justificando o pagamento de horas extras. Outrossim, o número de horas diárias de labor fixado (10) horas, de segunda a sexta-feira, é compatível com as tarefas executadas. Recurso da reclamada desprovido. (Recurso Ordinário e Recurso Adesivo nº 01375.401/95-5, 6ª Turma do TRT da 4ª Região, Caxias do Sul, Rel. Denis Marcelo de Lima Molarinho. Recorrentes: PNS – Plásticos Ltda. E Orico José dos Passos. Recorridos: os mesmos. j. 24.03.99)"

8 - Demonstrado, assim, que o Recurso de Revista ora contra-razoado é manifestamente infundado e protelatório, eis que toda a matéria nele deduzida foi exaustivamente provada em sede de Primeira Instância, onde, ficou demonstrado o controle de horário sobre a jornada de trabalho do Reclamante, fato que ensejou a condenação ao pagamento.

DIANTE DO EXPOSTO, REQUER, o recebimento e processamento destas contra-razões de recurso de revista, pugnado pelo seu indeferimento de plano eis que manifestamente contrário a norma, a jurisprudência dominante e a Súmula 126 deste Egrégio Tribunal, nos termos do art. 557 do CPC, confirmando-se a r. sentença.

N. T.

P. E. Deferimento.

____________, ___ de ____________ de 20__.

Pp. ____________

OAB/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Trabalhista
Reclamação trabalhista de assédio sexual
Reclamatória trabalhista de vendedor viajante
Reclamação trabalhista de responsabilidade subsidiária
Reclamatória trabalhista de empregada doméstica (02)
Reclamatória trabalhista de responsabilidade subsidiária
Extinção da empresa e o direito de ser indenizado em dobro do reclamante
Ação de indenização por promessa de contratação não concretizada
Impugnação aos cálculos apresentados pelo reclamante (01)
Reclamatória trabalhista na qual se pleiteia equiparação salarial, horas extras, ajuda alimentaçã
Indenização por dano moral em face de dispensa de empregado pelo motivo de ser portador de vírus
Reclamatória trabalhista pelo rito sumaríssimo, requerendo-se a responsabilização solidária de gr
Reclamatória trabalhista visando indenização por acidente de trabalho, além do recebimento de ver