Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Penal Pedido de habeas corpus, em face de decisão ultra petita de recurso interposto

Petição - Penal - Pedido de habeas corpus, em face de decisão ultra petita de recurso interposto


 Total de: 15.244 modelos.

 
Pedido de habeas corpus, em face de decisão ultra petita de recurso interposto.

 

EXCELENTÍSSIMO SENHOR MINISTRO PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

DEFENSORIA PÚBLICA, designada para atuar no Tribunal de Justiça do ........., com sede na Rua ..., ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência impetrar

HABEAS CORPUS COM PEDIDO DE LIMINAR

em benefício de

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., recolhido no presídio de ...., por determinação da Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do ............, pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

DOS FATOS

O paciente foi denunciado juntamente com ..... na Comarca de ........., sob a acusação de tráfico ilícito de entorpecentes.

O juízo de primeiro grau julgou procedente em parte a pretensão punitiva, eis que absolveu V. e P. S., com base no permissivo 386, IV do Código de Processo Penal e condenou o paciente à pena de 12 meses de reclusão em regime aberto por infração ao art. 16 da Lei 6.368/76.

Ao tomar ciência da decisão, o nobre Promotor de Justiça, em 15.3.96, interpôs termo de apelação, onde consigna:

"Inconformado com a r. sentença que julgou improcedente a denúncia, apela o Ministério Público no prazo legal, requerendo abertura de vista para apresentação das razões do inconformismo".

Em 25.3.96, o MP apresenta razões.

Em Segunda instância, foram distribuídos à Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do ............ que, por unanimidade, manteve a absolvição de ............. e ........... e, por maioria, condenou o ora paciente á pena de quatro anos e seis meses de reclusão em regime integralmente fechado, além da pena de multa, por infração ao art. 12 da Lei nº 6.368/76, vencido o relator, Desembargador .................... que mantinha a condenação nos termos da sentença de primeiro grau.

DO DIREITO

Ao interpor termo de apelação o agente da promotoria limitou o seu conhecimento, pois consignou o insurgimento quanto a parte da sentença que julgou improcedente a denúncia, isto é quanto a absolvição de .....

Assim, a Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do ............ somente poderia analisar as absolvições já referidas. Jamais rever a condenação do ora paciente a agravar sua punição.

Na espécie, ocorreu julgamento "ultra petita", em prejuízo do paciente.

"A extensão temática do efeito devolutivo dos recursos interpostos pelo Ministério Público derivada maior ou menor amplitude dos limites por ele próprio estabelecidos em sua petição recursal. A limitação material do âmbito do Recurso constitui, pois, decorrência do ato formal de sua interposição. Não deriva, assim das razões ulteriormente produzidas pelo "parquet" no procedimento Recursal (RTJ 117/1098). Entendimento contraditório, que considerasse possível o Ministério Público restringir, mediante razões recursais, a plena devolurividade da apelação por ele manifestada, frustraria a norma consubstanciada no art. 576 do Código de Processo Penal, que impede a desistência, mesmo parcial, de recurso interposto pelo órgão da acusação pública. Precedentes" (STF, 1ª Turma, Rel Min. Celso de Mello, DJV 26.06.92, p. 10105)

Certo é que a abrangência do apelo acusatório é aferida pela indicação na petição de sua interposição e, portanto as razões de recurso não podem inovar.

A única hipótese em que se poderia cogitar que as razões pudessem fugir das restrições delimitadas, seria no caso dessas serem oferecidas ainda no prazo de interposição da apelação.

Esta situação não se encontra nos autos. Verifica-se que a interposição ocorreu em 15/03 e, as razões foram entregues em 25/03/96.

Diante de tais circunstâncias, o Tribunal de Justiça do ............ somente poderia rever a absolvição dos co-réus.

Por conseguinte, houve julgamento "ultra petita", implicando em constrangimento ilegal ao paciente.

DOS PEDIDOS

Diante do exposto requer seja concedida ordem para anular o julgamento efetuado pela Primeira Câmara Criminal, quanto ao paciente.

Requer, ainda, seja a ordem deferida liminarmente, pois as fotocópias autenticadas inclusas, dispensam qualquer pedido de informação e, sofre o paciente constrangimento, pois a decisão ora questionada retirou o paciente do regime aberto, colocando-o no integralmente fechado, ou seja, sem poder usufruir os benefícios executórios a que tem direito.

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Penal
Razões de agravo em execução de continuidade delitiva de modus operandi
Recurso em sentido estrito contra sentença que pronunciou o réu.
Impetração de habeas corpus para expedição de alvará de soltura (02)
Habeas corpus com pedido de liminar, impetrado para expedição de alvará de soltura à paciente
Processo-crime em juntada de documento
Contrariedade ao libelo de requisição antecedentes carcerários da vítima
Impetração de habeas corpus contra prisão ilegal de militar
Razões de agravo em execução de indeferimento de livramento condicional
Condenação de roubo mediante violência
Abstenção de contestação ao pedido de ação popular
Denúncia em face de furtos, adulteração de placa de veículo, receptação dolosa e formação de quad
Memoriais apresentados pelo réu, sob alegação de falta de provas de falsificação de documento