Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Penal Contra-razões de apelação de exame pericial

Petição - Penal - Contra-razões de apelação de exame pericial


 Total de: 15.244 modelos.

 

CONTRA-RAZÕES - APELAÇÃO - EXAME PERICIAL - ART 171 DO CÓDIGO DE PROCESSO PENAL - SUBSTITUIÇÃO CONDICIONAL DA PENA

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA CRIMINAL DA COMARCA DE _____________________ (___).

processo-crime n.º ______________

objeto: oferecimento de contra-razões.

________________________, devidamente qualificado, pelo Defensor Público subfirmado, vem, respeitosamente, a presença de Vossa Excelência, no prazo legal, por força do artigo 600 do Código de Processo Penal, ofertar, as presentes contra-razões ao recurso de apelação de que fautor o MINISTÉRIO PÚBLICO, propugnando pela manutenção integral da decisão injustamente reprovada pela ilustre integrante do parquet.

ANTE AO EXPOSTO, REQUER:

I.- Recebimento das inclusas contra-razões, remetendo-se, após os autos à Superior instância, para a devida e necessária reapreciação da temática alvo de férreo litígio.

Nesses Termos

Pede Deferimento.

_________________, ___ de ____________ de 2.0___.

_____________________________
DEFENSOR PÚBLICO TITULAR

OAB/UF _______________.

ESTADO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO ______________________.

COLENDA CÂMARA JULGADORA

ÍNCLITO RELATOR

CONTRA-RAZÕES AO RECURSO DE APELAÇÃO FORMULADAS POR: _____________________________.

Em que pese o brilho das razões dedilhadas pelo Doutor Promotor de Justiça que subscreve a peça de irresignação estampada à folhas __________ dos autos, tem-se, que a mesma não deverá vingar em seu desiderato mor, qual seja, o de obter a retificação da sentença que injustamente hostiliza, de sorte que, o decisum de primeiro grau de jurisdição, da lavra do intimorato e dilúcido julgador singelo, DOUTOR ___________________, é impassível de censura, no que condiz com a matéria alvo de impugnação, ressalvada a possibilidade de revisão do julgado, por intermédio do competente recurso interposto pelo réu.

Esgrima o honorável integrante do MINISTÉRIO PÚBLICO, em síntese, que recorrido é credor da qualificadora de rompimento de obstáculo, bem como que o mesmo não faz jus a substituição da pena privativa de liberdade, pela restritiva de direitos.

Entrementes, data máxima vênia, em discorrendo sobre o primeiro ponto fustigado, tem-se que não assiste razão ao recorrente, na medida em que foi preterida a elaboração do exame pericial o qual é obrigatório para a constatação do rompimento de obstáculo, seguindo-se aqui a dicção do artigo 171 do Código de Processo Penal.

De resto, uma vez descurada a realização da prova pericial, a mesma não pode ser suprida pela confissão do réu, e ou pela prova ‘indireta’ como pretendido pelo cioso recorrente.

A sanção processual aplicável ante a obliteração da perícia, condiz com a expunção da qualificadora satélite do tipo.

Nesta alheta é a mais abalizada jurisprudência, que jorra do pretórios:

"Se o rompimento de obstáculo deixa vestígios é imprescindível a perícia para a sua constatação, implicando a falta de perícia na rejeição da qualificadora ou a desclassificação para a modalidade simples"(RT: 583/386)

"Para classificar o furto como qualificado pelo arrombamento é necessária a prova pericial comprobatória, não a suprindo a confissão feita pelo agente, em atendimento à regra estatuída no art. 158 do Código de Processo Penal" (RT: 541/441).

Quanto ao segundo ponto alvo de inconformidade, temos que o apelante embora reconheça que o apelado preencha o pressuposto objetivo, para a substituição da pena privativa de liberdade pela restritiva de direitos, nega-lhe o pressuposto subjetivo, entendendo, assim, que o mesmo não faz jus a substituição da reprimenda corporal.

Contudo, tal raciocínio encontra-se equivocado, visto que o fim primeiro e último da pena é obter a ressocialização do apenado, e não o de confiná-lo a um presídio, onde terá por ofício a ociosidade, a qual como é sabido e consabido é a mão dos vícios. Afinal, qual é o escopo da pena: pedagógico (substituição) ou vexatório (prisão)!

Obtempere-se, por relevantíssimo, que o réu ostenta o galardão da primariedade, sendo, tido, reputado e havida pela cânon penal, como menor (possuía 18 dezoito anos à época do fato), detendo, direito sagrado a aludida substituição, uma vez presentes os requisitos basilares formadores do instituto.

Destarte, a sentença injustamente repreendida pelo dono da lide, deverá ser resguardada em sua integralidade - ressalvada a possibilidade latente de reforma pelo recurso defensivo - missão, esta, confiada e reservada aos Cultos e Doutos Desembargadores que compõem essa Augusta Câmara Criminal.

ISTO POSTO, pugna e vindica o recorrido, seja negado trânsito ao recurso interposto pelo Senhor da ação penal pública incondicionada, mantendo-se intangível a sentença de primeiro grau de jurisdição, pelos seus próprios e judiciosos fundamentos, com o que estar-se-á, realizando, assegurando e perfazendo-se, na gênese do verbo, o primado da mais lídima e genuína JUSTIÇA!

______________________, em ___ de ____________ de 2.0___.

_______________________________
DEFENSOR PÚBLICO TITULAR

OAB/UF ______________


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Penal
Requerimento para realização de exame de cessação de periculosidade com relação ao réu
Alegações finais de cerceamento de defesa de suspensão do processo
Representação criminal por ameaça
Interposição de recurso ordinário ao STJ, em face de negativa de concessão de habeas corpus
Interposição de alegações finais, em face de crime de homicídio cometido em legítima defesa
Defesa prévia
Contrariedade ao libelo de ausência de animus occidendi
Razões e recurso de furto qualificado
Sentença terminativa de questão apreciada pelo juízo cível
Alegações finais pugnando-se pela absolvição do réu ante a falta de provas em instrução ccriminal
Ação cautelar de arresto de bens de devedor sem domicílio
Apelação em face de condenação para cumprimento de pena na Colônia Penal Agrícola em regime semi-