Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Penal Alegações de legítima defesa

Petição - Penal - Alegações de legítima defesa


 Total de: 15.244 modelos.

 

ALEGAÇÕES - ART 406 CPP - JÚRI - LEGÍTIMA DEFESA

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO TITULAR DA ____ª VARA CRIMINAL DA COMARCA DE _________

Processo nº _________

Objeto: alegações do artigo 406

_________, brasileiro, casado, ferreiro, residente e domiciliado nesta cidade de _________, pelo Defensor subfirmado, vem, respeitosamente, a presença de Vossa Excelência, nos autos do processo crime em epígrafe, oferecer, no prazo legal, as alegações reclamadas pelo artigo 406 do CPP, aduzindo o quanto segue:

Segundo sinalado pelo réu em seu termo de interrogatório de folha 70/73, o mesmo obrou quanto dos fatos descritos de forma parcial pela denúncia, sob o manto da legítima defesa própria.

Efetivamente, o réu foi primeiramente afrontado e hostilizado pelo co-réu, a qual patrocinou verdadeira intentona contra sua vida, tendo o denunciado, para não perecer, desencadeado reação defensiva, ao abrigo da lei.

Nas palavras literais do réu à folha 71 verso: "_________: ele deu dois tiros quando eu estava chegando lá que atrás de um banheiro ele me atirou, por isso que eu puxei daquele revólver a atirei"

Tal causa de exclusão da antijuridicidade, foi roborada e consolidada no dedilhar da instrução judicial.

Assente-se, que a prova coligida com a instrução judicial é de uma clareza solar em apontar o co-réu , como o mentor e o arauto das agressões arquitetadas contra o réu. Nesse diapasão é o depoimento da testemunha _________ à folha ____, quando obtempera: " Testemunha: Não, não exatamente. Quando o _________ chegou, que daí ele começou a atirar no _________, eu fui tratar do meu irmão falecido, tentar socorrer ele..."

Aliás a simples disposição topológica, da denúncia, quando ao suceder dos fatos, explicita que o co-réu , foi quem atentou num primeiro momento, contra a vida do réu, tanto é assim, que descreve antes o ataque de que foi alvo o último (vide folha 03 - fato nº 03), para somente após narrar o fato a que indevidamente subjugado o denunciado (vide folha 03 - fato nº 04).

Outrossim, a leitura atenta dos depoimentos das demais testemunhas torna clara e irrefutável a tese aqui esgrimida (legítima defesa), além de consignarem fato relevantíssimo, vinculado ao homicídio consumado, perpetrado de forma vil e pusilânime por _________, contra o irmão do réu (_________) ocorrido, no mesmo dia.

A toda evidência, perpassa por inquestionável e incontroversa, a excludente da ilicitude argüida pelo réu, eis presente os elementos integrativos da legítima defesa própria, quais sejam:

a-) repulsa a agressão atual e injusta;

b-) defesa de direito próprio;

c-) emprego moderado dos meios necessário.

d-) orientação de ânimo do agente no sentido de praticar atos defensivos.

A jurisprudência parida pelas cortes de justiça, comunga com o aqui expendido, ao sufragrar a tese esposada pelo réu, fazendo-se, pois, imperiosa sua transcrição:

"Admissível o reconhecimento de legítima defesa, sendo da vítima a iniciativa do desforço físico em meio à discussão" (TACRIM-SP - Rel. GALVÃO COELHO, JUTACRIM, 44/418)

"Reagindo contra uma injusta agressão, por todos os meios e modos que se tornam necessários para manter ilesa a sua pessoa, exercita o agente o direito de defesa, sendo sua ação penalmente inócua" (TJMT - Rel. FÁVIO VAREJÃO CONGRO) in, RT 386/294.

Donde, todos os caminham conduzem ao reconhecimento da excludente legal, revelando-se inarredável e inexorável, absolver-se sumariamente o réu.

ISTO POSTO, REQUER:

I.- Seja o réu absolvido sumariamente, face ter pautado sua conduta, quando dos fatos descritos pela denúncia, sob o manto da legítima defesa própria, causa de exclusão da ilicitude.

Nesses Termos

Pede Deferimento

_________, ____ de _________ de _____.

DEFENSOR

OAB/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Penal