Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Penal Ação anulatória de venda de bem imóvel de ascendente a descendente

Petição - Penal - Ação anulatória de venda de bem imóvel de ascendente a descendente


 Total de: 15.244 modelos.

 
Ação anulatória de venda de bem imóvel de ascendente a descendente

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ____ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE _________ - UF

REQUERENTE: ____________, brasileiro, casado, inscrito sob RG ____________, e CPF ____________, residente e domiciliado na Cidade de ___________, Rua ____________, Caixa Postal ____________ .
PROCURADOR: ____________, brasileiro, casado, advogado, inscrito na OAB sob os nº _____, CPF nº ____________ , com escritório profissional na Cidade de _________ - UF, na Rua ____________, onde recebe intimações. Fone: ____________ - Fax: ____________
REQUERIDOS: ____________ brasileiro, casado, profissão ____________, inscrito no CPF sob nº _________, e RG _________, residente e domiciliado na Rua ____________, na Cidade de _________ - UF e
____________ brasileiro, solteiro, profissão ____________, inscrito no CPF sob nº _________, e RG _________, residente e domiciliado na Rua ____________, na Cidade de _________ - UF.

DEMANDA: AÇÃO ANULATÓRIA DE VENDA, com fulcro no art. 496, do Código Civil.

I - DOS FATOS:
A presente, visa obter a retomada e anulação da venda realizada entre pai e filho, sem a expressa anuência do irmão, também filho, do seguinte imóvel, situado nesta Cidade, na Rua ____________ nº ___, o imóvel é constituído de um lote urbano, localizado na Rua ______, nesta cidade, lado par, com a área de 500,00m2 (quinhentos metros quadrados), com área construída de 120m2 (cento e vinte metros quadrados), de número 760, com as seguintes medidas e confrontações ao Norte, com 30m com terras de _________, ao Sul 30m com terras de _________, ao Leste com 13m com terras do _________ e ao Oeste, com 14m com testada para a Rua _________. Em anexo, certidão de registro de imóveis, descrição do lote e planta de situação e localização da casa (docs. 01 e 02).
O Requerente possui legitimidade ativa pois é respectivamente, filho e irmão dos Requeridos, conforme consta das certidões em anexo (docs. 03 e 04).
O supracitado imóvel de propriedade do pai do requerente, foi vendido ao irmão na data __/__/__, sem o expresso consentimento do requerente, conforme se verifica da escritura de compra e venda em anexo (doc. 05)
A escritura foi transcrita no Registro Público no dia __/__/__, conforme certidão de registro do Cartório do ___º Ofício de Registro de Imóveis. (doc. 06)
O artigo 496 do Código Civil, veda a venda de ascendente para descendente, in verbis:

"Art. 496. É anulável a venda de ascendente a descendente, salvo se os outros descendentes e o cônjuge do alienante expressamente houverem consentido.
(...)
"

II - DO PEDIDO.
Isso posto, com base nos fatos e fundamentos expendidos, requer a Vossa Excelência:
A citação dos Requeridos e seus respectivos cônjuges para, sob pena de revelia, responderem aos termos da ação, que se espera julgada procedente, decretando a nulidade do ato.
Sejam os Requeridos condenados ao pagamento das custas e honorários advocatícios.
Protesta-se pela produção de prova documental, testemunhal, pericial e inspeção judicial e de todos os meios probantes em direito admitidos, desde que moralmente legítimos e obtidos de forma lícita, especialmente depoimento pessoal dos requeridos, sob pena de confissão se estes não comparecerem, ou, comparecendo, negarem-se a depor.
ATRIBUI-SE À CAUSA, O VALOR DE R$ ______

Termos em que
P. Deferimento
____________, ___ de __________ de 20__.
p.p. ____________
OAB-RS?


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Penal
Agravo em execução, em face de decisão que denegou livramento condicional
Pedido de absolvição no crime de aborto
Ação cautelar de busca e apreensão de pessoa
Contra-razões de apelação de posse sexual mediante fraude
Réu preso em flagrante delito requer o arbitramento de fiança para ficar em liberdade provisória
Alegações finais pelo réu, ante processo-crime interposto pelo desabamento de muro ruído, por ele
Agravo por simples petição
Abertura de inventário de ofício para banco
Apelação em ação criminal, onde o Ministério Público requer a diminuição da pena aplicada
Queixa-crime por infração à lei de impressa com injúria e difamação
Pedido de nulidade do auto de prisão em flagrante delito
Requer a aplicação das penas do artigo 157§ 3º do código penal