Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Imobiliário Apelação para exclusão dos fiadores da lide, ante à falta de outorga uxória para fiança em contrato de locação

Petição - Imobiliário - Apelação para exclusão dos fiadores da lide, ante à falta de outorga uxória para fiança em contrato de locação


 Total de: 15.244 modelos.

 
Apelação para exclusão dos fiadores da lide, ante à falta de outorga uxória para fiança em contrato de locação.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA CÍVEL DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

AUTOS Nº .....

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ..... e ....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vêm mui respeitosamente, nos autos em que colide com ....., à presença de Vossa Excelência apresentar

APELAÇÃO

Da r. sentença de fls ....., nos termos que seguem.

Requerendo, para tanto, que o recurso seja recebido no duplo efeito, determinando-se a sua remessa ao Egrégio Tribunal de Justiça do estado de ...., para que dela conheça e profira nova decisão.

Junta comprovação de pagamento de custas recursais.

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]
EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO ....

ORIGEM: Autos sob n.º .... - ....ª Vara Cível da Comarca de ....
Apelante: ....
Apelados: .... e outros

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado .....e ....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente, nos autos em que colide com ....., à presença de Vossa Excelência apresentar

APELAÇÃO

pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

RAZÕES DE APELAÇÃO

Colenda Corte
Eméritos julgadores

DOS FATOS

Apesar do apreço pela nobre julgadora de primeiro grau, de magnânime proficiência jurídica, a sentença proferida merece reforma parcial, conforme se demonstrará.

Do contrato de locação apenso aos autos, percebe-se claramente que a fiança somente foi concedida pelo marido da apelante. A mesma não anuiu, tanto que não assinou o contrato.

DO DIREITO

Consoante art. 1647, inciso III, do Novo Código Civil, "ressalvado o disposto no art. 1642, nenhum dos cônjuges pode, sem autorização do outro, exceto no regime da separação absoluta, prestar fiança ou aval".

Quando ocorre tal ilegalidade, a fiança é tida como nula em todos os seus efeitos. Assim, o fiador marido que não contou com a outorga uxória não pode ter seus bens atingidos mesmo na parte de meação e, tampouco, a esposa que não concordou com a fiança.

A jurisprudência é pacífica:

"Bonijuris 28553
Verbete FIANÇA - falta de OUTORGA UXÓRIA - Extensão da NULIDADE à MEAÇÃO MARITAL - Cabimento.
Relator Edson Vidigal
Tribunal STJ
Direito Civil. Fiança. Falta de outorga uxória. Nulidade. 1. A fiança prestada pelo marido sem o consentimento da esposa é nula e invalida o ato por inteiro, inclusive a meação marital. 2. Recurso Especial conhecido e provido. (STJ - Rec. Especial nº 55934 - São Paulo - Ac. 5ª T. - unân. - Rel. Min. Edson Vidigal - j. em 26.02.96 - Fonte: DJU I, 13/05/96, pág. 15564).

Ementa Bonijuris 20905
Fiança - Outorga Uxória - Ausência - Nulidade da garantia - Aplicação do Art. 235, III, do Código Civil.
A outorga Uxória é requisito fundamental à validade da fiança e sua falta acarreta a nulidade total do ato.
(2º TACív./SP - Ap. c/rev. 351.453 - 5ª Câm. - Rel.: Juiz Ismeraldo Farias - j. em 29.09.93).

Obs: O art. 235/CC1916, III, corresponde ao art. 1647/CC 2002, III.

A doutrina também trilha o mesmo caminho;

"Problema que se propõe, neste campo, é o de saber se se a fiança, sem outorgam uxória, é ato nulo ou anulável.

Em favor da nulidade se encontra o argumento legal, pois o Art. 166, IV do CC declara nulo o ato em que for preterida solenidade que a lei declara essencial. Ora, a outorga uxória é solenidade essencial, portanto a fiança, dela desacompanhada é ato nulo.

Ora, o ato nulo é imprescritível, irratificável e pode ser alegado por qualquer interessado ..." (Sílvio Rodrigues, Direito Civil, Saraiva, 16ª ed., vol. 6, pág. 147).

Ocorreu a nulidade da fiança, por vício insanável - falta de outorga uxória. Assim, inexistente a fiança ab initio e, portanto, nula a sentença relativa à apelante e ao seu marido, devendo os mesmos ser considerados partes ilegítimas para a presente ação.

Destaque-se, aqui, que a apelante não pode em hipótese alguma ser considerada fiadora, visto não ter assinado o contrato. Já seu marido, apesar de constar sua anuência, não pode prosperar a fiança em relação ao mesmo, face ao citado no parágrafo anterior.

DOS PEDIDOS

Face ao exposto, requer a reforma parcial da sentença excluindo o fiador e sua esposa da sentença, ou seja, os mesmos são partes ilegítimas para integrarem o pólo passivo da ação face à ausência de outorga uxória e conseqüente nulidade da fiança.

Sucessivamente, requer a exclusão somente da apelante visto não ter assinado o contrato de locação como fiadora.

Requer a condenação do apelado em honorários de sucumbência a serem arbitrados.

Ressalte-se que a apelante é beneficiária da assistência judiciária, inclusive contando com os serviços da advocacia dativa.

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Imobiliário
Adesão à consórcio
Locação de conjuntos comercias em edifício
Interposição de recurso de apelação, em face de julgamento pela procedência de pedido de revisão
Ação de atentado de requeridos provendo estragos em chácara
Locação temporária de imóvel localizado em praia e guarnecido de mobília
Notificação para entrega das chaves após o prazo concedido na notificação
Sublocação de imóvel comercial com cláusula contratual de multa e restituição do bem
Crédito sobre direitos imobiliários
Renovatória de locação - Apelação de decisão, na qual se deliberou pela decadência
Cancelamento de registro imobiliário por inadimplência
Locação de imóvel comercial (12)
Ação de cobrança em face de fiadores de antigo locatário, o qual deixou o imóvel danificado e sem