Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Família Ação de investigação de paternidade cumulada com pedido de alimentos

Petição - Família - Ação de investigação de paternidade cumulada com pedido de alimentos


 Total de: 15.244 modelos.

 
Ação de investigação de paternidade cumulada com pedido de alimentos.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA DE FAMÍLIA DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

....., brasileiro (a), menor, representado por sua mãe ....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor

AÇÃO DE INVESTIGAÇÃO DE PATERNIDADE C/C ALIMENTOS

em face de

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

DOS FATOS

A representante dos autores e o requerido viveram sob o regime de concubinato simples durante 05 (cinco) anos, ou seja, de 1989, relação esta dotada de notoriedade, fidelidade recíproca e pernoites freqüentes.

Do mencionado regime adveio o nascimento de dois filhos, ora autores:

a) ...., aos .... dias do mês de .... de .... (doc. Incluso).
b) ...., aos .... dias do mês de .... de .... (doc. Incluso).

...., ...., se conheceram em meados de abril de ...., num baile da Sociedade ...., no bairro ...., desta cidade, por intermédio de uma amiga comum, ....

Após o primeiro contato, o casal houve por bem marcar outros encontros, sempre nos finais de semana no clube onde se conheceram.

Pouco tempo depois, .... e a representante dos autores começaram a se relacionar seriamente, pois ele passou a visitá-la em casa com freqüência; participando da vida em família, conhecendo os pais, amigos e a apresentando para sua mãe, com quem morava.

Durante todo o período de concubinato, os companheiros se relacionaram de forma harmoniosa, como evidencia a carta acostada, sendo que os poucos desentendimentos se deveram à conduta irresponsável do réu, e o uso abusivo de bebidas alcoólicas.

No decorrer da relação, ...., passou a pernoitar na casa da companheira, estreitando cada vez mais o relacionamento, esclarecendo-se que .... também pousou, em diversas ocasiões, na casa do concubino.

No final de ...., quando da gravidez do primeiro filho do casal, o requerido ficou revoltado, alegando não ser conveniente, naquele momento, ter filhos, visto faltar condições financeiras para criar a criança, tendo chegado a propor um aborto à companheira.

Após o nascimento de ...., a representante dos menores acabou contornando a situação, embora o réu jamais tenha se proposto a qualquer auxílio efetivo à nova família, tanto que nem ao menos acompanhou a concubina ao Cartório para oficializar a paternidade, enquanto esta, extremamente envolvida com ele, passou a arcar com grande parte das despesas de assistência ao autor.

A relação entre o casal, a despeito do relatado, continuou perdurando, com a companheira sustentando o filho e esperando que .... amadurecesse e acabasse assumindo uma postura condizente com sua posição de pai, e este persistindo em gastar seus rendimentos em bares, não obstante - é bem verdade - ter criado um forte vinculo afetivo com a criança, conforme fotografia anexada.

No final de ...., .... engravidou novamente, passando a pressionar o companheiro, juntamente com seus familiares, a assumir uma conduta diversa da habitual, consoante o futuro nascimento do segundo filho - ....

Pelo relatado, em ...., o casal acabou por romper, tendo ...., mais uma vez, usado como pretexto a falta de condições econômicas.

Ressalta-se que requerido, sempre que indagado sobre os filhos, insiste em afirmar que não possui respaldo financeiro para ser pai, tanto que raras foram as vezes que optou por assisti-los.

DO DIREITO

Hoje, o ex-concubino da representante dos autores trabalha como padeiro, percebendo a quantia aproximada de .... salários mínimos mensais, fato que dá ao mesmo plenas condições de prestar o devido auxílio aos menores, em consonância com o artigo 1694 do Novo Código Civil, posto não ser justo que .... continue arcando sozinha com todo o ônus da mantença do lar (NECESSIDADE DO ALIMENTANDO/ POSSIBILIDADE DO ALIMENTANTE).

DOS PEDIDOS

Isto posto, requerem a Vossa Excelência:

a) o benefício da Justiça Gratuita, com base nas leis 1.060/50 e 7..510/86, por ser pessoa reconhecidamente carente, na acepção jurídica do termo, conforme atesta à declaração acostada.
b) a ouvida do Ministério Público.
c) a citação do requerido, no endereço mencionado, para, querendo, conteste a presente, no prazo legal, sob pena de revelia e confesso.
d) protesta pela produção de todos os meios de prova em direito admitidos, inclusive testemunhal, cujo rol segue anexo, e cujas testemunhas comparecerão à audiência designada independentemente de intimação.
e) a procedência da presente em todos os termos, com conseqüente expedição do r. mandado ao registro civil competente para as averbações de lei, e a fixação de um salário mínimo mensal, a título de pensão alimentícia aos autores, a serem pagos até o quinto dia útil do mês, diretamente à mãe dos menores, mediante recibo.

Dá-se à causa o valor de R$ ......

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Família
Pedido de separação de corpos de comum acordo, ante a impossibilidade do casal de requerer a sepa
Ação revisional de alimentos (02)
Execução de alimentos em razão do descumprimento de acordo (02)
Ação de revisão de alimentos proposta pelo alimentante, tendo em vista desconto incorreto em folh
Pedido de revogação do alvará de soltura do alimentando, em face de inadimplência
Reconvenção em pedido de separação, no qual a parte alega abandono de lar pelo cônjuge
Ação para perda de poder familiar c/c reivindicação de guarda de menor, com pedido de liminar
Ação para regulamentação do direito de visita à filha menor
Pedido de conversão de separação em divórcio (02)
Medida cautelar de separação de corpos por ambos os cônjuges
Ação revisional de alimentos (03)
Apresentação de justificativa quanto à impossibilidade de prestação de alimentos por parte do réu