Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Família Ação cautelar de alimentos provisionais

Petição - Família - Ação cautelar de alimentos provisionais


 Total de: 15.244 modelos.

 
Ação cautelar de alimentos provisionais

 

Exmo. Sr. Dr. Juiz de Direito da ___ª Vara de Família da Comarca de ____________ - UF.
Objeto: Ação Cautelar de Alimentos Provisionais.

____________, brasileira, casada, residente e domiciliada em ____________, na Rua ____________, nº ____, Bairro ____________, vem, mui respeitosamente perante Vossa Excelência, por seu procurador que esta subscreve (ut instrumento procuratório em anexo, Doc. 01), o qual recebe intimações na Rua ____________, nº ____, Sala ____, Bairro ____________, em ____________ - UF, nos termos do artigo 852 e seguintes, do Código de Processo Civil, requerer
Medida Cautelar de Alimentos Provisionais, contra
____________ (nome, qualificação, endereço), em razão dos seguintes fatos e fundamentos que passa a expor:

1.- A autora é casada desde ____ de ______ de ____ - Certidão de Casamento anexo, Doc. 02 -, pelo regime da ____________, com ____________.
2.- Dessa união resultou um filho, ____________ nascido em ____ de ______ de ____, atualmente com ______ anos - Certidão de nascimento anexa - Doc. 03.
3.- Desde ____ de ________ de ____ o casal está separado de fato, oportunidade em que o cônjuge-varão se afastou do lar conjugal e a autora permaneceu residindo no mesmo imóvel alugado em que viviam.
4.- Ocorre que a autora é pessoa humilde, sem nenhuma instrução e o pouco que ganha como faxineira mal dá para se manter. O suplicado não vem contribuindo para a manutenção do filho.
5.- Autora e seu filho necessitam de dinheiro, alimentos, vestuário, educação, uniformes escolares. Cabe lembrar que o réu tem emprego fixo, com um salário razoável que lhe permite cumprir com sua obrigação de pai. Percebe, mensalmente, a quantia de R$ ______ (____________), junto à empresa ____________, estabelecida na Rua ____________ nº ____, Bairro ____________, nesta Cidade - conforme prova cópia do recibo de pagamento de salário em anexo, Doc. 04.
6. - Consoante doutrina de Washington de Barros Monteiro em sua obra "Curso Direito Civil", 17ª edição, São Paulo, Editora Saraiva, p. 298, cabível a fixação de alimentos provisionais na separação de fato. A autora está ingressando, nesta oportunidade, com ação de separação judicial e necessita dos referidos alimentos provisionais, para sua mantença, enquanto pendente a referida ação, e enquanto não forem fixados alimentos de forma definitiva.
Diante do exposto, requer:
a) a concessão, em sede liminar, inaudita altera parte, da presente medida cautelar de alimentos provisionais, arbitrando desde logo uma mensalidade, em valores não inferiores a 40% (quarenta por cento) dos valores percebidos mensalmente pelo réu, nos termos do parágrafo único do artigo 854 do Código de Processo Civil;
b) seja o suplicado intimado para que proceda ao pagamento da referida quantia fixada, diretamente na conta corrente da autora, mantida junto ao Banco ____________, agência nº ____________, conta corrente nº ____________, até do dia ___ de cada mês, enquanto perdurar a lide principal e também após a prolação da sentença que fixar os alimentos definitivos.
c) seja o réu citado para contestar o pedido e indicar as provas que pretende produzir, querendo, nos termos do artigo 802 do Código de Processo Civil;
d) A final, será proferida sentença procedente, com a condenação do réu aos ônus da sucumbência e demais despesas processuais;
e) protesta provar o alegado por todos os meios de prova em direito admitidos, em especial a produção de prova testemunhal, cujo rol desde logo apresenta e, notadamente, o depoimento pessoal do suplicado.
f) seja concedido à autora o benefício da assistência judiciária gratuita, tendo em vista que o gastos com as despesas processuais virão em prejuízo de seu sustento e de seus filhos;
Valor da causa: R$ ______

Nesses termos,
pede juntada e aguarda deferimento.
____________, ___ de ________ de ____.
________________
Nome do advogado
OAB/___ nº ______




ROL DE DOCUMENTOS:
DOC. 01 - PROCURAÇÃO
DOC. 02 - CERTIDÃO DE CASAMENTO
DOC. 03- CERTIDÃO DE NASCIMENTO
DOC. 04- RECIBO DE SALÁRIO


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Família
Pedido de transferência de guarda provisória a parentes, em face de viagem a negócios da genitora
Ação de reconhecimento de sociedade de fato
Requerimento de dissolução de união estável
Interposição de habeas corpus, ante prisão civil por falta de pagamento de alimentos
Pedido de declaração de reconhecimento de união estável, cumulada com meação e partilha dos bens
Pedido de extinção do processo sem julgamento do mérito, tendo em vista o falecimento da menor al
Divórcio direto consensual, em que se acorda a respeito da guarda dos filhos e da pensão alimentí
Ação de execução de alimentos em prol de menor
Interposição de divórcio direto consensual
Interdição de pessoa portadora de deficiência mental
Pedido de conversão de separação judicial em divórcio (01)
Ação cautelar de separação de corpos, com pedido de permanência no imóvel residencial, arrolament