Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Resposta à exceção de incompetência

Petição - Civil e processo civil - Resposta à exceção de incompetência


 Total de: 15.244 modelos.

 
Resposta à exceção de incompetência.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA CÍVEL DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

AUTOS Nº .....

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência apresentar

RESPOSTA À EXCEÇÃO DE INCOMPETÊNCIA

apresentada por ...., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

DO MÉRITO

Aduz a excipiente que, por tratar-se de pessoa jurídica e não possuir filial ou sucursal nesta comarca, o foro competente para a ação interposta, seria o do lugar onde está a sua sede, conforme nota do art. 100, IV, a, do CPC, interpretado em sincronia com o art. 35, IV do Código Civil.

Contudo, equivoca-se a excipiente.

"In casu", por tratar-se exclusivamente de ação indenizatória por descumprimento contratual cumulada com preceito cominatório, o foro competente para a presente demanda, consoante ao disposto no art. 100, IV, d, do CPC, é aquele onde a obrigação deve ser satisfeita.
Cumpre consignar, que a jurisprudência é pacífica neste sentido:

"ACÓRDÃO N.º 3700 - 5ª Câmara Cível - TJ-PR - PROCESSO N.º 76355500 - Agravo de Instrumento - Rel. Des. Fleury Fernandes - Data do Julgamento: 01/06/1999
Decisão: Decide o Tribunal de Justiça do Paraná, por sua 5ª Câmara Cível, a unanimidade de votos, dar provimento ao Recurso - Ementa: Exceção de Incompetência. Ação que busca o cumprimento da obrigação de fazer cumulada com pedido indenizatório, decorrentes de contrato verbal de fornecimento de produtos destinados ao ramo agrícola, pecuários e conexos. Competente para tanto é o foro do domicílio do autor. (art. 100, IV, "D", do CPC). Agravo Provido.

ACÓRDÃO N.º 16295 - 2ª Câmara Cível - TJ-PR - PROCESSO N.º 78587500 - Agravo de Instrumento - Rel. Des. Sidney Mora - Data do Julgamento: 11/08/1999
Decisão: Acordam os Excelentíssimos Desembargadores integrantes da 2ª Câmara Cível do Egrégio Tribunal de Justiça do Paraná, por unanimidade de votos, em conhecer do recurso especial e negar-lhe provimento. - Ementa: Exceção de Incompetência argüida em autos de ação de indenização por descumprimento contratual. Aplicabilidade "in casu", do artigo 100, inciso IV, letra "D", do Código de Processo Civil. Agravo Desprovido. "o foro do lugar em que a obrigação deve ser satisfeita é o competente, não apenas para a ação em que se lhe exigir o cumprimento, como para a demanda que pleiteia indenização em virtude do inadimplemento" (In STJ, RESP 1760/RS, Rel. Min. Eduardo Ribeiro - DJU-I 28/05/90, p. 4731).

DOS PEDIDOS

Portanto, por não se tratar de demanda de natureza pessoal, como quer fazer crer a excipiente, a regra que deve prevalecer é a do art. 100, IV, d, do CPC e não a regra genérica inserida no art. 94 do mesmo diploma legal.

Diante do acima exposto, resta cristalina, a competência da Comarca de ....... para julgar o presente feito, razão pela qual, a excepta requer:

a) A total improcedência da exceção argüida pela excipiente, bem como seja esta compelida a arcar com as custas e honorários advocatícios advindo de tal ato.

b) Depoimento pessoal da excipiente, sob pena de confissão, oitiva de testemunhas e juntadas de novos documentos, caso Vossa Excelência entenda necessária a produção de provas.

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil