Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Regularização de representação de incapaz

Petição - Civil e processo civil - Regularização de representação de incapaz


 Total de: 15.244 modelos.

 

REPRESENTAÇÃO DE INCAPAZ - REGULARIZAÇÃO

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA M.M. ___ª VARA CÍVEL.

COMARCA DE ____________ - ___.

Processo nº

____________, brasileira, viúva, aposentada, RG nº ____________, CPF nº ____________, residente e domiciliada à Rua ____________, ____, bairro ____________, CEP ______-___, ____________, ___, representada por curador especial (nomeada a fls. ___), Sra. ____________, brasileira, casada, professora, RG nº ____________, CPF nº ____________, residente e domiciliada à Rua ____________, ____, b. ____________, CEP ______-___, ____________, ___, pelo procurador ao fim assinado, nos termos do incluso instrumento de mandato, nos autos do processo nº ____________, AÇÃO DE DESPEJO movida por ____________, vem respeitosamente à presença de V. Exª dizer e requerer conforme segue:

1. Atendendo ao R. Despacho de fls. ___, verso, tem a presente a finalidade de regularizar a representação processual da incapaz.

2. Para tal, vem a Requerente apresentar Apelação, em nome próprio, fazendo suas as razões expostas por sua filha ____________, a fls. ___ dos autos, que aqui não se transcrevem simplesmente para evitar repetição inútil.

3. Necessária, ainda, manifestação acerca do Agravo Retido, apresentado pelo Autor, a fls. ___, o que faz nos itens seguintes.

4. Insurge-se o Autor contra o despacho de fls. ___ que nomeou curador especial.

5. Alega que a Ré estaria devidamente representada por advogado (fls. ___); que tal mandato não foi revogado (fls. ___); e que o pedido de curatela deveria ter sido formulado em autos próprios (fls.___).

6. Não deve prosperar a inconformidade.

7. O mandato de fls. ___ é nulo de pleno direito, nos termos do art. 166, I, do Novo Código Civil, da mesma forma que é nulo o contrato de fiança acessório à locação.

8. O fato de estar a firma reconhecida por tabelião simplesmente serve para se determinar sua autoria, e não como um "atestado de validade" como pretende o Agravante.

9. Em comentário ao art. 369 do CPC, Luiz Guilherme Marinoni e Sérgio Cruz Arenhart bem esclarecem essa questão (Comentários ao Código de Processo Civil, vol. 5, Tomo II, ed. RT, 2000, p. 76):

"Desta forma, quando se alude à autenticidade do documento, perquire-se apenas e exclusivamente da sua autoria, sem cogitar sobre a veracidade ou não do conteúdo próprio inserto naquele suporte."

10. Além disso, o profissional constituído a fls. ___ não representou a Ré, eis que todas as peças foram subscritas por outro advogado, inclusive a contestação (fls. ___), sem que a este tenham sido outorgados poderes para tal.

11. Assim, não existia regularidade na representação processual da Ré antes da nomeação de curador especial (fls. ___) e da intimação desse despacho (fls. ___, face e verso).

12. Finalmente, desconhece a Ré a norma legal que determine que a nomeação de curador especial deva se dar em autos apartados.

13. Pelo exposto, tem-se que o R. Despacho de fls. ___ é inatacável, eis que dá cumprimento a norma processual prevista no art. 9º, I, do CPC.

Isto Posto, requer:

a) A juntada do instrumento de mandato anexo;

b) Seja recebida a apelação da Ré ____________, forte nas razões de fls. ___, remetendo-se o processo ao Juízo ad quem, para que, declarada a nulidade do contrato de fiança, seja a Ré excluída do título executivo judicial;

c) Ao apreciar-se, em preliminar, o agravo retido de fls. ___, não seja este provido, mantendo-se a nomeação do curador especial.

N. Termos,

P. E. Deferimento.

____________, ___ de __________ de 20__.

p.p. ____________

OAB/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Pedido de autuação de carta de sentença (01)
Ação declaratória de nulidade de decreto expropriatório
Pedido de majoração de alimentos, em face da melhoria da situação do alimentante
Ação de anulação de negócio jurídico por erro cumulada com pedido de arbitramento de dano moral
Interposição de ação cautelar para obstar especulação de ações
Embargos pelo pagamento
Réplica à contestação, sob alegação de ato jurídico viciado, uma vez que o bem foi dado como gara
Pedido de guarda
Pedido de substituição, em curatela, em face de óbito de antigo curador
Trata-se de cautelar visando o ressarcimento de valores pagos ou o religamento de linha telefônic
Ação civil pública proposta em face de aumento abusivo de tarifas no transporte público
Ação de indenização por ato ilícito (01)