Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Interposição de agravo regimental em face de decisão do desembargador relator pela intempestividade do agravo de instrumento

Petição - Civil e processo civil - Interposição de agravo regimental em face de decisão do desembargador relator pela intempestividade do agravo de instrumento


 Total de: 15.244 modelos.

 
Interposição de agravo regimental em face de decisão do desembargador relator pela intempestividade do agravo de instrumento.

 

EXMO. SR. DESEMBARGADOR-RELATOR .... DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE .....

AGRAVO DE INSTRUMENTO .....
Agravante: .....
Agravado: .....

O ESTADO DE ....., representado pelo Procurador de Estado que abaixo subscreve, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência interpor

AGRAVO REGIMENTAL

nos termos do parágrafo único do art. 557, do Código de Processo Civil, pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

DOS FATOS

O presente agravo de instrumento foi interposto com um único objetivo: fazer valer a súmula 405, do Supremo Tribunal Federal. Quanto ao mérito do recurso, portanto, a discussão é praticamente estéril, vez que a referida súmula é de uma clareza cristalina.

Ocorre que V. Exa., calcado em sólidas razões, houve por bem não conhecer o recurso, por intempestivo. Tal posicionamento, contudo, não merece prosperar, data máxima vênia.

Conforme se demonstrará, houve obstáculo judicial (justa causa) para que o agravo não fosse interposto no prazo adequado. A certidão de intimação da decisão agravada, embora requerida com um prazo de antecedência bastante largo, somente foi fornecida pela secretaria do juízo a quo no último dia do prazo, tornando impossível a propositura do recurso dentro do prazo legal.

Por essa razão, que será reforçada pelos argumentos adiante alinhados, outra solução não há senão reconhecer a justa causa, nos moldes do art. 183, do Código de Processo Civil, conhecendo e dando provimento ao recurso.É o que se verá.

DO DIREITO

"Nada menos humano do que essas angustiosas preclusões que espreitam sorrateiramente o advogado na extremidade derradeira de cada prazo". Eliazar Rosa

O artigo 183, do Código do Processo Civil, com os parágrafos que o acompanham, traz uma verdade manifesta e de fácil assimilação:

"art. 183. Decorrido o prazo, extingue-se, independentemente de declaração judicial, o direito de praticar o ato, ficando salvo, porém, a parte provar que o não realizou por justa causa.

§1o. Reputa-se justa causa o evento imprevisto, alheio à vontade da parte e que a impediu de praticar o ato por si ou mandatário.

§2o. Verificada a justa causa o juiz permitirá à parte a prática do ato no prazo que lhe assinar" - os grifos são nossos.

O artigo 180, do mesmo Código, contém dispositivo prevendo a suspensão do curso do prazo, hipótese em que o prazo será restituído por tempo igual ao que faltava para a sua complementação. Comentando o dispositivo, NELSON NERY JR. informa que "caso a parte crie algum obstáculo à prática do ato processual, o curso do prazo fica suspenso até a cessação definitiva do obstáculo. A suspensão se dá também quando o obstáculo é judicial, como, por exemplo, quando há greve nos serviços judiciários, quando os autos não estão regularizados pelo cartório, quando há correição que impede o andamento normal dos serviços cartorários etc" (Comentários...3a ed. RT, São Paulo, 2000, p. 481).

Nessa diretriz é a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, consubstanciada no RE 109.160, relatado pelo eminente Ministro Célio Borja, e em cuja ementa se lê:

"Prazo. Cumprimento. Preclusão. Inteligência dos arts. 180 e 184 do CPC. Se o obstáculo é criado por uma das partes, restitui-se o prazo a outra, por tempo igual ao faltante para sua complementação; se judicial a causa, prorroga-se para o primeiro dia útil. RE não conhecido" (in R.T. vol. 620/228).

No caso dos autos, tem-se a seguinte situação: o agravo de instrumento foi redigido em .....; em ..... foi protocolizado pedido para que o cartório da .... Vara da Fazenda Pública Estadual fornecesse certidão de intimação da decisão agravada; porém, somente em ..... aquela certidão foi entregue à funcionária da Procuradoria do Estado, apesar de, diariamente, haver solicitação verbal do fornecimento da dita certidão. Todas essas datas podem ser comprovadas através da análise da petição em anexo e da certidão de fls. .....

Justamente por serem regras restritivas de direito, as disposições referentes ao tempo e à forma dos recursos devem ser interpretadas de modo a favorecer o recorrente. Como explica HUMBERTO THEODORO JÚNIOR, "quando da aplicação de uma norma de prazo sobre uma situação fática surgir dúvida fundada sobre a efetiva perda da faculdade processual, o critério a seguir será o de considerar não incidente a norma restritiva" (Perda dos Prazos Processuais. Revista da AJURIS 13, 1978, p. 108).

A Suprema Corte tem jurisprudência nesse sentido, ao decidir que "havendo dúvida sobre a perda de prazo, deve-se entender que ele não se perdeu" (RE nº 70.548, in RTJ 55/465), ou seja, "a solução deve ser a favor de quem sofreu o castigo da perda duvidosa" (RE nº 70.777, in RTJ 57/408), mediante presunção de que "o prazo não foi ultrapassado" (RE 74.869, in RTJ 64/273).

O Superior Tribunal de Justiça, da mesma forma, vem-se posicionando favoravelmente aos recorrentes em casos como o dos autos. Vejamos:

"PROCESSUAL - EMBARGOS DECLARATÓRIOS - INTEMPESTIVIDADE - CERTIDÃO DE PUBLICAÇÃO - DECISÃO QUE ADMITIU O RECURSO - PRESUNÇÃO DE INTEMPESTIVIDADE. I - A circunstância de haver decorrido, entre a publicação do acórdão e a apresentação do apelo, tempo superior ao prazo recursal não basta para demonstrar a intempestividade: É possível que alguma circunstância tenha concorrido, para evitar o exaurimento do prazo (defeito na publicação; impedimento judicial, etc.). II - A admissão do recurso faz presumir sua tempestividade, impondo-se ao recorrido demonstrar o contrário, através de certificado de intempestividade". (EDRESP 139199/MG, DJ: 19/04/1999, p. 79, Relator Min. HUMBERTO GOMES DE BARROS, Data da Decisão 09/03/1999, Órgão Julgador PRIMEIRA TURMA).

"RESP - PROCESSUAL PENAL - RECURSO - PRAZO - DUVIDA - EM HAVENDO DUVIDA RAZOÁVEL QUANTO A TEMPESTIVIDADE DO RECURSO, RECOMENDA-SE ADMITI-LO, POR IMPERATIVO DOS PRINCÍPIOS QUE REGEM O ACESSO AO JUDICIÁRIO"( RESP 43535/PR, DJ: 26/09/1994. P. 25670, RSTJ 64, p. 267, Rel. Min. LUIZ VICENTE CERNICCHIARO, Data da Decisão 09/08/1994, Órgão Julgador SEXTA TURMA).

"Prazo. Paralisação dos serviços cartorários. I - A parada dos serviços cartoriais caracteriza-se como obstáculo ao curso regular do prazo recursal, que é de ser, em conseqüência, prorrogado para o primeiro dia útil, quando o seu vencimento recai no dia da paralisação. II - Recurso especial conhecido e provido, nemine discrepante. (RECURSO ESPECIAL Nº 1.773- RS - 4ª Turma - STJ - 1990 (Registro nº 89.0012948-1) Relator: O Exmo. Sr. Ministro Fontes de Alencar).

DOS PEDIDOS

Ante o exposto, demonstrada a justa causa para o não oferecimento do recurso no prazo, pede-se que seja reformado o despacho de fls. ...., que indeferiu liminarmente o recurso, para que o agravo de instrumento interposto seja conhecido e provido.

Segue em anexo cópia da petição de requerimento da certidão de intimação da decisão de primeiro grau agravada, protocolizada em .....

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil