Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Embargos a execução extrajudicial sob alegação de que os bens são impenhoráveis

Petição - Civil e processo civil - Embargos a execução extrajudicial sob alegação de que os bens são impenhoráveis


 Total de: 15.244 modelos.

 
Embargos a execução extrajudicial sob alegação de que os bens são impenhoráveis

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA CÍVEL DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

Apenso ao processo nº
Embargos à Execução




_____, brasileiro, casado, aposentado, residente e domiciliado na cidade de _______ - __, à Rua ______, nº ____, por seu procurador firmatários, nos termos do incluso instrumento de mandato (Doc. 01), o qual recebe intimações à Rua _______, nº ___, __º andar, CEP ______, _____ - ____, vem respeitosamente à presença de V. Exª, para apresentar

EMBARGOS À EXECUÇÃO FUNDADA EM TÍTULO EXTRAJUDICIAL

_______, devidamente qualificado, com amparo no Art. 745, do CPC, pelos fatos e fundamentos que seguem:

I - DO BEM PENHORADO

1. Conforme se observa no auto de penhora de fls. ___, os valores constritos referentes à conta de nº ______, Ag. ______, do Banco ______, referem-se ao benefício previdenciário percebido pelo Embargante, conforme demonstram os documentos em anexo.

2. De acordo com o estabelecido pelo artigo 649, IV, do CPC, com a redação alterada pela Lei nº 11.382/06, são absolutamente impenhoráveis:

"[...]
IV - os vencimentos, subsídios, soldos, salários, remunerações, proventos de aposentadoria, pensões, pecúlios e montepios; as quantias recebidas por liberalidade de terceiro e destinadas ao sustento do devedor e sua família, os ganhos de trabalhador autônomo e os honorários de profissional liberal, observado o disposto no § 3º deste artigo;..."

3. Sendo assim, é ilegal a penhora efetivada sobre os proventos de aposentadoria percebidos pelo Embargante, por contrariar o dispositivo supra-referido. Ademais, trata-se de verba de natureza alimentar.

4. Assim, se pretende o Embargado cobrar qualquer valor, deverá proceder da forma estabelecida em lei.

5. Assim entende a jurisprudência:

"APELAÇÃO CÍVEL. EMBARGOS À EXECUÇÃO. PENHORA SOBRE PERCENTUAL DE BENEFÍCIO PREVIDENCIÁRIO. ILEGALIDADE. 1. A questão relativa à impenhorabilidade de bem pode ser deduzida em sede de embargos, compreendendo-se na expressão toda matéria útil à defesa. 2. É ilegal a penhora efetivada sobre os proventos de aposentadoria percebidos pelo embargante do INSS, consoante o art. 649, VII, do CPC. Ademais, trata-se de verba de natureza alimentar. Apelação provida. (Apelação Cível Nº 70011644317, Vigésima Primeira Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Marco Aurélio Heinz, Julgado em 26/10/2005)".

6. Portanto, não poderá ser mantida a penhora sobre os valores depositados, devendo este juízo liberá-los, por serem oriundos de benefício previdenciário e destinados à sobrevivência do Embargante e de sua família.

II - DO EXCESSO DA PENHORA

7. Como se deprende do recibo de bloqueio BacenJud acostado às fls. ___ dos autos, foram bloqueados os valores constantes em duas contas correntes perfazendo um total de R$ ______, o dobro do valor Executado.
8. Portanto, o valor de uma das contas deverá ser desbloqueado, por caracterizar excesso de penhora, trazendo sérios prejuízos ao sustento da família do Embargante.

ISTO POSTO, requer:
a) O recebimento destes embargos e regular processamento, julgando-se, ao final totalmente procedentes conforme art. 745, do CPC;
b) Seja intimado o Embargado para se manifestar, querendo, acerca dos embargos propostos;
c) A produção de todas as provas em direito admitidas;
d) A condenação do Embargado nos ônus sucumbências e nos honorários advocatícios acrescidos de juros e demais encargos legais;
e) Finalmente, seja deferido o benefício da Assistência Judiciária Gratuita ao Embargante, sendo que o mesmo não tem condições de pagar custas processuais e honorários de advogado, sem prejuízo próprio, em conformidade com a declaração anexa. (Doc. 02).

Valor da causa: R$______.

Termos em que
Pede Deferimento
__________, ___ de __________ de 20__.


ADVOGADO
OAB


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil