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Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Contestação de ação de cobrança de fornecedor de serviços

Petição - Civil e processo civil - Contestação de ação de cobrança de fornecedor de serviços


 Total de: 15.244 modelos.

 

CONTESTAÇÃO - AÇÃO DE COBRANÇA - FORNECEDOR DE SERVIÇOS

EXMO. SR. DR. JUIZ PRESIDENTE DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DA COMARCA DE _____________ – ___.

Processo nº

_____________, brasileira, casada, CPF nº _____________, residente e domiciliada à Rua _____________, nº ___, _____________, por seu procurador, Dr. _____________, o qual recebe intimações em seu endereço profissional, à Rua _____________, nº ____, sala ____, Fone/Fax: _____________, _____________ – ___ (Doc. 01), vem, respeitosamente, a presença de V. Exª. apresentar

CONTESTAÇÃO a ação de cobrança proposta por _____________ LTDA, qualificada na inicial, pelos fatos e fundamentos a seguir aduzidos.

- DOS FATOS -

1. Verdadeiramente incompreensível a presente demanda proposta pela Autora contra a Requerida.

2. Deve esclarecer que a Autora sempre foi a empresa em que a Requerida confiou o conserto de seus veículos.

3. Ocorre que, por decorrência do mau serviço prestado, a última transação comercial havida entre as partes não se finalizou.

4. Necessário, portanto, esclarecer os fatos. A Autora, no início do mês de _____________ de ______, se julgou apta e realizou os seguintes serviços na camionete da Requerida:

- Troca de disco de embreagem;

- Troca da ventoinha;

- Soldagem do chassis;

- Troca de alguns parafusos;

- Reaperto geral.

5. E cobrou por isso a quantia de R$ ______ (_____________ reais), divididos em 04 (quatro) parcelas de R$ ______ (_____________ reais) cada uma.

6. Porém, a camionete logo que saiu da oficina continuou a apresentar os mesmos problemas.

7. A Requerida, insatisfeita com o trabalho, passou a contestar o Sr. _____________, gerente da autora, para que lhe prestasse explicações ou que reexecutasse o serviço.

8. Porém, nunca obteve da Autora qualquer resposta.

9. Tanto que o próprio _____________ a partir de um tempo, cerca de 02 (dois) meses após a conclusão do serviço passou a não atender mais a Requerente.

10. Alegava simplesmente que o serviço estava perfeito e que não havia nada para ser feito.

11. Porém, não foi a conclusão a que chegou o Sr. _____________, mecânico da empresa _____________ Ltda, localizada na Rua _____________, nº ____, B. _____________, _____________ (Doc. 02), empresa em que a camionete foi novamente arrumada.

12. Em análise a própria afirmação do Sr. _____________, desta fez, foram executados os seguintes serviços na camionete da Requerida: (Doc. 02)

- Troca da travessa dianteira do chassi;

- Chapa suporte setor da direção;

- Desentortar longarina do chassis lado esquerdo;

- Troca de pinos e balança suporte de suspensão e braços de direção;

- Troca de pastilhas e discos de freios e sistema de embreagem;

- Troca de platô do disco; e

- Rolamento de embreagem.

13. Necessário destacar, que a troca da travessa dianteira do chassi suporte do setor da direção somente quebrou e necessitou ser trocada em virtude do serviço executado pela Autora.

14. Esta peça somente quebrou devido ao serviço de mão-de-obra e soldagem mau feitas pela Autora.

15. E não ficou só nisso, eis que na quebra desta peça, a longarina do chassis no lado esquerdo entortou, necessitando ser desentortada.

16. Por isto, e porque a Autora se negava a reexecutar o serviço realizado, a Requerida sustou os dois últimos cheques referentes ao pagamento e descritos na inicial.

- DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR -

17. Estabelece o estatuto protetor do consumidor no art. 14 que:

"Art. 14 - O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos."

18. Diz ainda no art. 20 que:

"Art. 20 - O fornecedor de serviços responde pelos vícios de qualidade que os tornem impróprios ao consumo ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade com as indicações constantes da oferta ou mensagem publicitária, podendo o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha:

I - a reexecução dos serviços, sem custo adicional e quando cabível;

II - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;

III - o abatimento proporcional do preço."

19. Situação que se encaixa perfeitamente no caso em tela.

20. A Requerida entregou a Autora sua camionete para que fosse executado um serviço. Esta prontamente realizou o serviço e cobrou para tanto.

21. Porém o serviço foi mau executado, causando enormes prejuízos a Requerida, que por diversas vezes solicitou a Autora que revisasse o trabalho mas esta nunca lhe atendeu.

22. Em virtude do mau serviço realizado a camionete da Requerida veio a sofrer maiores danos do que quando foi arrumada pelo Autor.

23. Necessitando desta forma a substituição de peças que antes da Autora mexer estavam em bom estado.

24. Portanto, como já explicado acima, a negação da reexecução do serviço pelo Autor, outra alternativa não restou a Requerida senão não pagar pela integralidade do serviço.

25. Como adverte o Código de Defesa do Consumidor, em seu art. 20, acima transcrito, cabe a Autora restituir a Requerida a quantia de R$ _______ (_____________ reais) já pagas pela realização do serviço mais as despesas havidas com a oficina _____________ Ltda (Doc. 03 e 04), no valor de R$ _______ (_____________ reais).

26. E em virtude da própria requerida ter que providenciar novo conserto faz jus ao recebimento dos valores que teve de desembolsar única e exclusivamente por culpa da Autora.

27. Portanto, resta a Autora ser responsabilizada pelo ocorrido e obrigada a restituir a Requerida a quantia já paga pela execução do serviço e ainda os outros gastos que esta teve no novo conserto da camionete.

DIANTE DO EXPOSTO, requer

a) o recebimento e processamento desta contestação, reconhecendo-se a integralidade do pedido contraposto, qual seja, a falha da Autora na execução do serviço, condenando-se a restituir a Requerida a quantia de R$ ______ (_____________ reais) já pagos, mais a quantia de R$ _______ (_____________ reais) gastos no novo conserto.

b) Protesta provar o alegado por todos os meios de prova em direito admitidos, em especial a oitiva por meio de carta precatória do representante legal da Mecânica _____________ Ltda, em endereço sito a rua _____________, nº _____, _____________ – __.

N. T.

P. E. Deferimento.

_____________, ___ de _____________ de 20__.

Pp. _____________

OAB/


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