Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Contestação apresentada pela seguradora de denunciada à lide pelo réu em ação cominatória

Petição - Civil e processo civil - Contestação apresentada pela seguradora de denunciada à lide pelo réu em ação cominatória


 Total de: 15.244 modelos.

 
Contestação apresentada pela seguradora - denunciada à lide pelo réu em ação cominatória, sob alegação de inexistência do dever de reparar os danos.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA CÍVEL DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

AUTOS Nº .....

....., pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o n.º ....., com sede na Rua ....., n.º ....., Bairro ......, Cidade ....., Estado ....., CEP ....., representada neste ato por seu (sua) sócio(a) gerente Sr. (a). ....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG nº ..... e do CPF n.º ....., por intermédio de seu advogado (a) e bastante procurador (a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente, na qualidade de DENUNCIADA À LIDE, à presença de Vossa Excelência apresentar

CONTESTAÇÃO

à AÇÃO COMINATÓRIA em que é autor .... e réu denunciante ....., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

PRELIMINARMENTE

DA IMPROCEDÊNCIA DA DENUNCIAÇÃO À LIDE

Existem várias demandas entre as partes envolvidas no caso. Segundo o autor, este fez a compra do veículo do Sr. .... Dessa forma, o autor admite que a compra do veículo não foi feita perante a ré .... e nem junto à litis denuncida.

Ora Excelência, se o próprio autor admitiu em seu depoimento pessoal, consignado às fls. .... da Ação de Exibição de Documento, que a compra do veículo foi feita perante um terceiro, fica evidenciado que a ação não foi devidamente proposta.

A ré .... é parte manifestante ilegítima para responder à ação.

Da mesma forma à litis denunciada ....

A antiga proprietária do veículo ...., após a colisão que acarretou na perda total do mesmo, foi indenizada pela seguradora, ora peticionária. Como conseqüência, transferiu o veículo para esta.

Por sua vez, em vista do contrato mantido entre a seguradora e a empresa .... (fls. .... e .... do Incidente de Exibição de Documento), o veículo que pertencia à .... foi vendido para a empresa ....

Após isto, a peticionária não sabe informar o que ocorreu. Jamais teve contrato com o autor, antes da presente ação, assim como desconhece quem seja o Sr. ...., que é a pessoa que vendeu o veículo ao autor.

Desta forma, improcedem a presente denunciação à lide. Não há relação jurídica entre a ré e o autor que possa acarretar em prejuízo para a ré-denunciante.

No momento em que a seguradora-denunciada pagou a indenização pela perda do veículo à segurada-denunciante, resolveu-se o contrato de seguro. Não existe um contrato que a obrigue a indenizar, assim como não há fundamento legal para a presente denunciação à lide.

Caso haja alguma condenação contra a denunciante, a título de indenização, certamente não haverá de ser admitido o direito regressivo contra a seguradora. Vale lembrar, pela importância, que o próprio autor admite que nem a denunciante e nem a denunciada foram as responsáveis pela venda do veículo. Se o negócio jurídico (compra do automóvel por parte do autor) gerou algum prejuízo para o requerente, esse deve postular a reparação contra aquele que deu causa ao seu dano.

"In casu", o causador de eventual dano somente pode ser aquele que vendeu o veículo ao autor.

Considerando tais peculiaridades, já comprovadas nos autos, a cumulação da ação cominatória com perdas e danos é impraticável. Quem tem legitimidade para responder a ação cominatória, não tem legitimidade para responder à ação de perdas e danos.

Como a denunciada não tem qualquer legitimidade para responder às demandas, nem direta e nem indiretamente, requer-se a improcedência da denunciação à lide.

Entretanto, caso Vossa Excelência entenda ser possível a denunciação à lide da seguradora, da mesma forma deverá entender ser possível a denunciação à lide da empresa ...., pois esta, à época, tinha um contrato que lhe conferia o direito de comprar, com exclusividade, todos os veículos sinistrados da seguradora.

A prova documental já trazida ao processo de Exibição de Documento, em apenso ao feito principal, demonstra que a seguradora, ora peticionária, após receber o veículo sinistrado, vendeu o automóvel, ainda danificado, para a empresa ....

Assim, se perante a ré (segurada) a seguradora é responsável, perante a seguradora, a empresa .... também é responsável. A peticionária vendeu o veículo em condições normais, apenas dando cumprimento ao contrato que a ligava à empresa ....

Caso a segurada seja obrigada a indenizar seu segurado, em vista do contrato que mantinha com a .... e em vista da própria Lei, essa terá que reparar, regressivamente, os danos sofridos pela seguradora.

Desta forma, com base no artigo 70 do CPC, requer-se a denunciação à lide da empresa ...., com sede na Comarca de ...., na Rua .... nº ...., a qual deverá ser citada na pessoa do seu representante legal Sr. ....

Em vista da presente denunciação, requer-se a suspensão do processo, até que haja a citação da empresa ora denunciada, nos termos do artigo 72 do CPC.

2. DA IMPOSSIBILIDADE JURÍDICA DE CUMULAR PEDIDOS

Como já foi referido, a presente Ação Principal cumula os pedidos de Cominação e Perdas e Danos.

O pedido de cominação objetiva que seja determinado à ré - .... - uma obrigação de fazer, que consiste em entregar uma Ata de Reunião de Diretoria que, supostamente, autoriza a transferência do veículo para o autor.

O pedido de indenização está relacionado ao fato de que o autor, supostamente locador de veículos, está impedido de exercer tal atividade.

As partes legítimas para responder à demanda, são distintas, assim como é distinto o suposto direito, como já foi salientado anteriormente.

DO MÉRITO

1. PERDAS E DANOS - INEXISTÊNCIA DE RELAÇÃO JURÍDICA ENTRE O AUTOR E A RÉ

Como já foi dito, inexiste qualquer relação jurídica entre o autor e a ré. O autor confessa que comprou o carro de um terceiro.

Ora Excelência, se é assim, desde logo fica evidente que a ré não tem qualquer culpa pelo eventual prejuízo sofrido pelo autor. Não foi a ré quem falsificou o documento de transferência. Da mesma forma, não foi a ora peticionária.

Pode-se afirmar que em relação ao veículo aconteceu a seguinte seqüência:

A .... (requerida) vendeu para a .... (ré denunciada), que vendeu para a ...., que vendeu para o Sr. ...., que vendeu para o autor.

Veja-se que esta é a seqüência lógica, partindo da premissa de que a empresa .... vendeu diretamente para a mesma pessoa que vendeu para o autor. Pode ter ocorrido, entretanto, que entre a empresa .... e o autor, tenha existido mais de um intermediário. Isto somente poderia ser esclarecido pelo Sr. .... e pela empresa ....

Segundo constou do laudo existente nos autos, no meio deste caminho, alguém adulterou o documento de transferência.

Quem fez isto, certamente objetivou apenas economizar o valor de uma transferência junto ao DETRAN. O autor deste "delito" ainda não foi possível saber.

O próprio requerente poderia ser o autor da falsificação, com o objetivo de economizar o dinheiro da transferência. Entretanto, isto também pode ter sido feito pela empresa ...., como pelo Sr. ....

Assim, a ação cominatória, até pode ser movida contra a ré (antiga proprietária do veículo), uma vez que o DETRAN fez uma exigência de que deveria ser apresentada a Ata que autoriza a alienação. Este documento, somente a ré pode apresentar. Porém, em relação a esta ação, descabe a denunciação.

A ação de perdas e danos somente poderia ser movida contra aquele que vendeu o veículo ao autor. Se a irregularidade é anterior à compra feita pelo autor, o responsável pela alienação é que deverá ser responsabilizado.

Vale repetir que o autor não tem qualquer vínculo jurídico com a ré e nem com a ora peticionária.

No que tange ao ato ilícito, gerador de perdas e danos, o autor somente tem legitimidade contra o Sr. ....

Pela importância, a peticionária entende ser pertinente a transcrição do Depoimento Pessoal do Autor, consignado às fls. .... do Processo de Exibição de Documento, que assim declinou:

"Que adquiriu o veículo de ...., vendo-o num anúncio da ....; que o documento da transferência, em branco, estava assinado em nome da Federação e carimbado, havendo um xerox do Estatuto da Federação; que foi entregue o documento ao depoente, em branco, sendo que este o preencheu."

Este depoimento comprova, de forma inafastável, a total ilegitimidade passiva da ré e da ora peticionária, no que tange perdas e danos. Se o autor sofreu um dano, o responsável somente pode ser aquele que com ele tem ou teve uma relação jurídica. Para a ré, assim como para a litis denunciada, a compra do automóvel feita pelo autor, assim como as condições em que esta foi feita, são fatos estranhos desconhecidos e impertinentes.

Se a ré não tem legitimidade para responder à ação de perdas e danos, não pode proceder a cumulação de pedidos contra a mesma requerida.

Desta forma, requer-se que seja indeferida a petição inicial, no que tange ao pedido de perdas e danos. Como conseqüência, requer-se a improcedência da denunciação à lide.

2. DA TRANSFERÊNCIA DO VEÍCULO PARA O AUTOR

Como já foi dito, a peticionária vendeu o automóvel, ainda danificado, para a empresa ....

Se o autor está de posse de um documento que o "legitima" a reivindicar sua propriedade, a peticionária não tem nada a opor quanto a isto.

3. DAS PERDAS E DANOS

Com relação as perdas e danos, ressalta-se que a ré não tem legitimidade jurídica para responder à ação, posto que não teve ou tem qualquer relação jurídica com o autor.

Como conseqüência, é evidente que a litis denunciada também não pode ser demandada pela ré.

No entanto, por cautela, cumpre observar o que segue:

O pedido de perdas e danos se sustenta no fato de que, o autor, supostamente locador de veículos, está deixando de alugar o veículo em questão, pelo fato do mesmo não estar em seu nome.

Este fato é insuficiente para gerar o direito pretendido.

4. LOCAÇÃO - CESSÃO DE USO

A locação é um ato jurídico que visa transferir o uso da coisa a terceiro, mediante a cobrança do aluguel.

A cessão do uso não está ligada ao fato do locador ser o proprietário do bem. O usufrutuário, por exemplo, é quem tem a legitimidade para ceder o bem em locação, pois a posse (uso) é sua.

Em nenhum momento restou contestada ou impugnada a utilização do veículo por parte do autor. Pelo que se sabe, desde .... o autor está na posse e utilização do automóvel em questão.

Impugnam-se os documentos juntados pelo autor, que dão notícia de eventual "perda de negócio", pelo fato do automóvel não estar em nome do requerente. Como já foi dito, a posse sobre o carro não foi impugnada ou molestada até o momento.

Se o autor está na posse e utilização do carro é evidente que está podendo alugar este veículo a terceiros. O fato de um cliente específico se negar a alugar o carro não implica que outros assim também o façam.

Por estar na posse do automóvel, verifica-se que o mesmo pode ser alugado. A falta de "propriedade" não impede a cessão de uso. A exigência técnica de um cliente não gera o direito pretendido pelo requerente, pelo que, requer-se a improcedência do pedido de indenização.

5. DO VALOR DO DANO

Cumpre ainda impugnar o valor da locação, postulado como equivalente ao valor do dano.

No valor da locação mensal é evidente que o autor está considerando os custos próprios da locação, como manutenção, conservação, mão-de-obra, depreciação do capital, etc.

Não se pode confundir faturamento bruto com lucro.

Ainda que fosse reconhecido o direito do autor em receber uma indenização esta seria relativa a lucro cessante e nunca a faturamento bruto. Os próprios documentos juntados pelo autor comprovam que seu pedido se refere a faturamento bruto.

Desta forma, caso seja reconhecido o direito do autor, este deverá ser apurado através de perícia, descontando-se uma parcela relativa ao fato de que o autor continua usando o veículo normalmente, sem qualquer óbice ou impugnação.

DOS PEDIDOS

Pelo exposto, requer-se a Vossa Excelência o que segue:

1) Improcedência da denunciação à lide da ora peticionária, por inexistir relação jurídica que a justifique, condenando a denunciante nas custas e honorários de sucumbência;

2) Caso seja aceita a denunciação à lide feita contra a seguradora, seja aceita também a denunciação à lide feita contra a empresa ...., conforme fundamentos já declinados;

3) Seja indeferida a petição inicial, no que tange à cumulação de pedidos (cominatório e indenização), por manifesta ilegitimidade passiva da ré para os dois requerimentos;

4) No mérito, pelo fato do autor continuar utilizando o veículo, sem óbices, requer-se a improcedência do pedido de indenização;

5) Por fim, quanto ao pedido de transferência do veículo para o nome do autor, a peticionária manifesta que nada tem a opor, concordando com eventual transferência.

Protesta-se pela produção de todos os meios de prova em direito admitidos, sem exceção, especialmente, pelo depoimento pessoal do autor, apresentado sob pena de confissão, inquirição das testemunhas, cujo o rol será oportunamente.

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Contra-razões de apelação, em que a empresa aérea alega intuito de enriquecimento ilícito do apel
Ação de petição de alimentos por convivente
Contestação à ação de indenização por transfusão de sangue infectado, sob alegação de ilegitimida
Pagamento de remuneração arbitrada a favor do comissário
Pedido de antecipação dos efeitos da tutela a fim de obstar a cobrança de taxas condominiais pela
Nunciação de obra nova de construção de muro
Réplica de ação de reparação de danos em acidente de trânsito
Ação de manutenção de posse de veículo
Reclamado alega a inexistência de culpa ou dolo no acidente de trabalho sofrido pelo reclamante
Ação de reintegração de posse de bem público
Apresentação do número da conta bancária para fins de depósito de alimentos
Contestação à ação de consignação em pagamento, sob argüição de nulidade do processo