Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Contestação à ação de indenização por acidente de trânsito (03)

Petição - Civil e processo civil - Contestação à ação de indenização por acidente de trânsito (03)


 Total de: 15.244 modelos.

 
Contestação à ação de indenização por acidente de trânsito, pleiteando-se pela extinção do processo sem julgamento do mérito ante à carência de ação, posto que a autora já teve os seus danos reparados por parte de sua seguradora.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA CÍVEL DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

AUTOS Nº .....

....., pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o n.º ....., com sede na Rua ....., n.º ....., Bairro ......, Cidade ....., Estado ....., CEP ....., representada neste ato por seu (sua) sócio(a) gerente Sr. (a). ....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG nº ..... e do CPF n.º ....., por intermédio de seu advogado (a) e bastante procurador (a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência apresentar

CONTESTAÇÃO

à AÇÃO DE INDENIZAÇÃO interposta por ....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

PRELIMINARMENTE

1. Carência de Ação pelo Autor - Inexigibilidade da obrigação de indenizar por parte do réu.

Inicialmente, antes da apreciação do mérito, deverá o autor ser julgado carecedor de ação, com base no artigo 301, inciso X do Código de Processo Civil, devendo ainda, ser-lhe imposta as sanções previstas nos artigos 17 e 18 do CPC, pelos motivos e razões adiante elencados.

Conforme vislumbra-se da inicial, postula o autor a reparação de danos do acidente em que se viu envolvido com o veículo da ré. Para a propositura da referida ação, fez o mesmo juntar aos autos, orçamentos e demais documentos comprobatórios de despesas necessárias.

Contudo, concomitantemente, à propositura da referida ação contra a contestante, buscou o autor via administrativa junto a seguradora com sede na Rua .... nº ...., na Comarca de ...., a Indenização pelos danos suportados, haja vista, ser o mesmo segurado junto aquela empresa.

Conforme vislumbra-se do documento a esta encartado, o autor teve as indenizações buscadas via administrativa, inteiramente pagas pela ...., em .../.../..., relativa ao veículo de placa ...., ano de fabricação ...., de marca ...., e em ..../..../...., relativa ao semi-reboque ...., ano ...., placas .... Logo, já havendo o autor recebido os valores das indenizações pretendidas por perda total diretamente da seguradora, conforme documento incluso, torna-se ilegítima e imoral a sua pretensão de receber novamente esta da contestante.

Assim, deveria o autor, tão logo, recebeu da seguradora as indenizações noticiadas no documento incluso, ter comunicado o Juízo e pedido a exclusão das eventuais indenizações recebidas, e a conseqüente continuação por eventuais reparos não pagos.

Em assim não procedendo, fulminou o mesmo todo o processado, devendo o feito ser julgado extinto sem apreciação do mérito, por ser o autor Carecedor da Ação de Reparação, pois inexigível pelo mesmo, ficou a obrigação, uma vez que, em tendo a seguradora pago a indenização, a essa compete o direito do regresso se for o caso, contra a ré.

Isto posto, roga a Vossa Excelência, que seja julgado o autor carecedor da ação, condenando o mesmo na forma legal prevista na lei processual civil.

2. Denunciação à Lide: com fulcro nos artigos 70 e seguintes do CPC. A ré ...., denuncia à lide as seguradoras .... e ...., pelos motivos e razões adiante descritas abaixo:

a) Denúncia à Lide: a ...., com sede na Rua .... nº ...., nesta cidade, pelas seguintes razões.

Observa-se dos autos, que o veículo do autor, possuía seguro junto a referida seguradora, foi devidamente vistoriado e houve a necessária indenização pelos prejuízos suportados, inclusive com o pagamento total dos prejuízos, haja vista que houve perda total do veículo e semi-reboque, segundo inteligência dos documentos aos autos acostados.

Logo é evidente, que em havendo a sobredita seguradora pago a indenização ao autor, é dela, seguradora, o direito de regresso contra a ré, o que por certo ocorrerá.

Assim, demonstrado o legítimo interesse da seguradora no deslinde desta ação por ser terceira interessada, roga-se a Vossa Excelência, que receba a presente denunciação à lide, devendo por conseqüência, a mesma vir compor a lide, expedindo-se o que de necessário for, via postal, para o endereço declinado anteriormente.

b) Denúncia à Lide: a companhia de seguros com sede e matriz na Rua .... nº ....

Observa-se da Apólice de Seguros a esta encartada, que a ré possui contrato de seguro com a seguradora acima, relativo ao veículo placa ...., que envolveu-se no sinistro noticiado pelo autor.

Logo, em tendo a contestante seguro contra terceiros, requer a Vossa Excelência, que por interesse processual da mesma, seja recebida a presente denunciação da mesma para vir compor a lide, expedindo-se o que de necessário for, via postal, para o endereço declinado acima.

Nesse sentido, é assente a jurisprudência de nossos tribunais quanto a denunciação à lide:

Vejamos:

"Cabe a denunciação a lide à seguradora pelo segurado, seja o seguro obrigatório, seja facultativo." (RT 477/172)

No mesmo sentido: (RT 492/159 e JTA 58/122)

DO MÉRITO

No mérito, caso superado a preliminar de carência de ação, melhor sorte não resta ao autor:

Busca o mesmo, além da reparação do seu veículo, verbas referentes a despesas de locomoção e transporte de seu veículo até a Cidade de ...., despesas médicas hospitalares, danos emergentes, etc., sob a alegação de que foi da ré, via de seu preposto a culpa pelo acidente.

Nos autos, não ficou devidamente demonstrado por qualquer motivo que tenha sido por culpa do motorista da causa do acidente. Em verdade, como se provará oportunamente, através das testemunhas arroladas, somente um causador teve o acidente e este foi o condutor do veículo do autor, que conduzia seu veículo de forma completamente irregular, fazendo ziguezague na pista de rolamento, o que deixou o motorista da completamente desorientado e em conseqüência, em virtude de manobra para tentar evitar o acidente, acabou ocorrendo a inevitável colisão, tudo por obra e arte do condutor do veículo do autor.

DOS PEDIDOS

Assim, ao depois da instrução processual, espera-se que seja a presente ação julgada improcedente, com a condenação do autor na forma legal e de praxe, inclusive, na verba honorária a ser fixada por esse Venerado Juízo.

Protesta por provar o alegado, por todos os meios probatórios em direito permissíveis, testemunhal, pericial, documental, em especial, pelo depoimento pessoal do autor, que desde logo fica intimado.

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil