Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Ação de despejo - Retomada para descendentes

Petição - Civil e processo civil - Ação de despejo - Retomada para descendentes


 Total de: 15.244 modelos.

 

Modelos - Ação de Despejo - Retomada para descendentes


Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito de Jardins.

 

 

(espaço de 15 linhas em branco para despacho do Juiz)

 

 

Fulano de tal, brasileiro, casado, profissão, residente e domiciliado à praça da Matriz, nº 01, na cidade de Jardins, com fundamento na Lei 8.245/91, vem propor a presente

AÇÃO DE DESPEJO PARA USO DE DESCENDENTE

contra o senhor Beltrano de tal, brasileiro, casado, profissão, residente e domiciliado à Rua dos Ventos, nº 02, na cidade de Jardins, pelos fatos e fundamentos seguintes:

I. O imóvel, de propriedade do Autor, sito à Rua dos Ventos, nº 02, objeto da presente retomada, encontra-se alugado ao Réu, pelo valor de R$ 100,00 (cem reais), mensais, ora vigendo por prazo indeterminado, em conformidade com a Lei 8.245/91, contrato incluso.

II. O Autor necessita do imóvel locado ao Réu para uso de descendente, sua filha, Maria de tal, brasileira, solteira, estudante, que vai contrair núpcias e não possui prédio residencial próprio, conforme comprova pelas certidões negativas, expedidas pelos Cartórios de Registro de Imóveis desta Comarca, em anexo.

III. A Lei 8.245/91, art. 47, III, faculta ao Autor pleitear a retomada nesta condições.

IV. O Autor pede o imóvel pela primeira vez, ficando dispensado, portanto, da prova de necessidade, registrando ainda que, nesse caso, goza da "Presunção de Sinceridade".

Isto posto, requer se digne Vossa Excelência de determinar a citação do Réu no endereço indicado para, atendidos os prazos legais e as formalidades de estilo, declarar nos autos que concorda com o pedido de desocupação, quando será homologado o acordo e concedido-lhe o prazo de seis meses para a desocupação, sem quaisquer ônus, ou, em caso contrário, querendo, venha contestar a presente ação, acompanhando-a até final sentença que, espera, decretará o despejo e o condenará nos ônus de sucumbência.

Protestando e, desde já, requerendo a produção de provas em direito admitidas, dá-se à causa o valor de R$ 1.200,00 (hum mil e duzentos reais).

Nestes termos,

Pede deferimento.

Jardins, ?? de ??? de ????

_______________________________________
Fulano de tal


Observações:

1. A petição é dirigida ao Juiz Cível da comarca. Todavia, dependendo do valor da causa e da existência de juizados especiais, a petição será distribuída ao Juiz competente para examinar processos do Juizado Especial.

2. Nesse tipo de ação é importante, desde logo, apresentar ao Juiz as certidões do Cartório de Registro de Imóveis, comprovando que a beneficiária da retomada não possui imóvel residencial na cidade.

3. Informar se é a primeira vez que propõe ação de despejo com esta finalidade, caso contrario, é necessário comprovar a necessidade, ou seja, provar ao Juiz que a alegação é verdadeira. Mas, sendo a primeira vez, o Autor goza da “presunção de sinceridade” e não precisa provar a necessidade.

4. O valor da causa deve ser igual ao valor de 12 meses da locação atual. Sobre este valor incidem as custas processuais e honorários advocatícios, quando cabíveis.

5. Se a retomada tiver outro motivo, devem ser compatibilizadas as informações na petição, bem como essa parte do pedido deverá ser adaptada.


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil