Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Ação ordinária de concessão de pensão previdenciária

Petição - Civil e processo civil - Ação ordinária de concessão de pensão previdenciária


 Total de: 15.244 modelos.

 

AÇÃO ORDINÁRIA DE CONCESSÃO DE PENSÃO PREVIDENCIÁRIA - TUTELA ANTECIPADA

EXMO. SR. DR. JUIZ FEDERAL DA M.M. ___ª VARA DE ____________.

SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ____________.

______________, brasileira, solteira, do lar, portadora da Cédula de Identidade/RG sob o nº ____________, inscrita no CPF sob nº ____________, residente e domiciliada em _________, na Rua ____________, nº _______, Bairro _________, vem, por seu procurador infra-assinado, inscrito na OAB sob o n°____, com escritório situado nesta Cidade, à Rua ________, n°___, Bairro ____, onde recebe intimações e avisos, propor a presente

AÇÃO ORDINÁRIA DE CONCESSÃO DE PENSÃO PREVIDENCIÁRIA C/ PEDIDO DE TUTELA ANTECIPADA contra o INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS, autarquia federal, com Superintendência neste Estado, na Rua _____, n° ___, Bairro ____, na Cidade de ______, pelos seguintes motivos:

A requerente viveu como companheira do ex-prefeito e empresário _____________ falecido em __/__/__ nesta cidade de _________, certidão de óbito em anexo, (doc. 01) por mais de 15 anos. Com ele teve 3 (três) filhos, certidões em anexo (docs. 02, 03 e 04) e dele dependia economicamente para sua subsistência e de seus filhos, todos menores.

Após o falecimento do companheiro a requerente encaminhou ao Posto de Benefícios desta Cidade o protocolo para benefício da pensão, documento em anexo n° 05, benefício este que faz jus por força do artigo 226, parágrafo 3º da novel Constituição Federal.

Sucedeu que seu pedido foi injustamente negado sob a alegação de que a requerente não apresentou nenhum elemento de comprovação da união estável.

Tal proposição está eivada de inverdades, eis que a requerente juntou elementos mais do que suficientes para caracterizar a sua união estável com o instituidor do benefício, tais como:

· comprovação de filhos em comum;

· convivência na mesma residência, a pelo menos 10 (dez) anos;

· dependência econômica, matrícula dos filhos em escolas particulares, pagamentos de contas, etc...;

· conta corrente conjunta no Banco _______, conta n°_______;

· fichas cadastrais em lojas constando a requerente como esposa do "de cujus";

Todos estes documentos, que foram apresentados aos representantes da autarquia, constam também desta inicial (docs. 05, 06 e 07).

Apesar de todas estas provas inequívocas, os representantes autárquicos negaram administrativamente o pedido e arquivaram os recursos administrativos impetrados.

A requerente está amplamente amparada pelo art. 217, I, letra c, da Lei 8.112/90 , bem como pelo já citado artigo 226, da novel Constituição Federal.

Sem a pensão a requerente ficou dependente da bondade alheia, eis que, sem a assistência econômica do companheiro, que teve por mais de 15 anos, corre o risco de passar fome juntamente com os filhos do falecido.

Isso posto, requer:

Se digne Vossa Meretíssima de conceder, "Inaudita Altera Parte", a partir da citação, a pensão vitalícia a que a requerente tem direito, visto o elevadíssimo grau de penúria da mesma, observando o "Fumus Boni Iuris" e o "Periculum in Mora";

Requer, ainda, caso não seja acolhida a pretensão liminar, seja a presente ação ordinária recebida, e por final sentença, julgada totalmente procedente, sendo o Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, condenado a conceder à requerente pensão previdenciária, a partir da citação, com as prestações em atraso corrigidas na forma da lei;

Requer, ainda, a citação do réu, através de sua Procuradoria Regional, para os termos da presente ação, e para que a conteste, se quiser, sob pena de confesso na matéria de fato;

Requer, ainda, por necessidade, que seja concedido a autora o benefício da assistência judiciária gratuita, tendo em vista a impossibilidade da mesma em arcar com as despesas processuais;

Protesta-se pela produção de prova documental, testemunhal, pericial e inspeção judicial e de todos os meios probantes em direito admitidos, desde que moralmente legítimos e obtidos de forma lícita, especialmente o depoimento pessoal do representante legal do requerido, sob pena de confissão se este não comparecer, ou, comparecendo, negar-se a depor.

ATRIBUI-SE À CAUSA, O VALOR DE R$ ______

Termos em que

P. Deferimento

____________, ___ de __________ de 20__.

p.p. ____________

OAB-RS/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Requerimento de expedição de mandado de averbação
Embargos de terceiro por parte de cônjuge do executado, com a finalidade de excluir a sua meação
Ação de cobrança de seguradora
Ação de usucapião extraordinária (07)
Ação de reintegração de posse ante a inadimplência de compromisso de compra e venda
Pedido de pagamento de valor combinado para realização de empreitada mais os gastos com empregado
Suspensão do processo de prestação de contas
Ação de execução de civil da sentença penal
Cessão de crédito
Pedido de declaração de insolvência civil pelos próprios devedores
Contestação à ação de indenização, alegando-se a ausência de culpa na perda do pátrio-poder por p
Contra-razões de apelação, sob alegação de dano moral e estético decorrente de acidente de trânsi