Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Ação cominatória para substituição de produto maculado por vício

Petição - Civil e processo civil - Ação cominatória para substituição de produto maculado por vício


 Total de: 15.244 modelos.

 

AÇÃO COMINATÓRIA - SUBSTITUIÇÃO DE PRODUTO MACULADO POR VÍCIO

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL

COMARCA DE ____________ - UF.

____________, brasileiro, metalúrgico, casado, inscrito sob RG ____________ e CPF ____________ residente e domiciliado na cidade de ____________, Rua ____________, Caixa Postal _______, por seu procurador abaixo subscrito, com escritório situado nesta cidade, à rua ____, n° __, bairro __, também nesta cidade, onde recebe intimações e avisos, vem perante V. Exa., ingressar com

AÇÃO COMINATÓRIA PARA SUBSTITUIÇÃO DE PRODUTO

fulcrado no artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor, em face da empresa ____________ S/A., inscrita no CNPJ sob n° __________, estabelecida na Rua ____________ nº ____________, Bairro ____________, nesta Cidade, pelos motivos que passa a expor:

1. No dia __/__/__, o Requerente adquiriu no estabelecimento da Requerida um DVD player, marca ____, modelo ____, pelo preço de R$ ____(________), conforme comprova a nota fiscal em anexo (doc. 02 ).

2. Entretanto, após alguns dias de uso o produto apresentou grave defeito: produção de estalos e ruídos no som, bem como distorção da imagem e alteração no padrão de cores.

3. Por telefone dirigiu-se à vendedora, e esta o instruiu para que testasse o aparelho em outros televisores, o que foi feito e em todos os televisores testados o DVD/player apresentou os mesmos problemas, em novo telefonema o Requerente reclamou para que a assistência técnica corrigisse os defeitos, ou realizassem a substituição do DVD. A empresa mandou examinar os defeitos por um técnico, o qual declarou por escrito a feitura do conserto (doc. 03).

Entrementes, de nada valeu a visita do técnico da empresa-ré, pois continuaram os defeitos, tornando imprestável para o uso, o dito aparelho doméstico.

4. Apesar do constatado, alega a vendedora não poder dispor de outro DVD para uma eventual substituição, sob afirmação que não possui em seu estoque um semelhante ao adquirido pelo Requerente.

5. O artigo 18, § 6º, III, do CDC, assim dispõe:

"Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com as indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas"

...

"§6º São impróprios ao uso e consumo:"

...

"III - os produtos que, por qualquer motivo, se revelem inadequados ao fim a que se destinam."

6. Desta forma, e seguindo os ditames da lei, devem os fornecedores de produtos duráveis ou não duráveis responder pelos vícios de qualidade que os tornem inadequados ao consumo a que se destinam e, portanto, poderá o Requerente, não sendo o vício sanado no prazo máximo de 30 dias, exigir a substituição do aparelho de DVD player nos termos do do art. 18, § 1º, inciso I do CDC, in verbis:

"§1º Não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha:"

I - a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;

(grifo nosso)

"Ex Positis", requer:

A citação da Empresa-ré, na pessoa de seu representante legal para que, se quiser, apresente defesa sob pena de revelia;

Seja determinada à Requerida a substituição, de imediato, do bem adquirido por outro da mesma espécie, em perfeitas condições, visto que já se perfaz mais de 30 (trinta) dias da data do surgimento do defeito e da visita do técnico da empresa-ré;

A condenação da Requerida nas custas e honorários advocatícios;

Protesta-se pela produção de prova documental, testemunhal, pericial e inspeção judicial e de todos os meios probantes em direito admitidos, desde que moralmente legítimos e obtidos de forma lícita, especialmente depoimento pessoal do representante legal da requerida, sob pena de confissão se este não comparecer, ou, comparecendo, negar-se a depor.

ATRIBUI-SE À CAUSA, O VALOR DE R$ ______

Termos em que

P. Deferimento

____________, ___ de __________ de 20__.

p.p. ____________

OAB-RS/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Embargos de Declaração à sentença, no tocante a omissões e obscuridades
Impugnação à contestação, em ação proposta para devolução de valores atualizados ante à desistênc
Pedido de suspensão do processo, em face de interposição de exceção de incompetência em procedime
Contestação de ação de prestação de contas
Interposição de embargos de terceiro, ante constrição ilegal de bem não pertencente à devedora
Ação de despejo - Retomada para descendentes
Recurso de apelação de antecipação de provas
Contestação à medida cautelar de busca e apreensão
Ação cautelar para realização de perícia
Rescisão de concordata preventiva
Ação de anulação de escritura de compra e venda com nulidade de registro
Ação em que o autor requer a sustação do protesto que foi feito de forma indevida