Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Ação de petição de alimentos

Petição - Civil e processo civil - Ação de petição de alimentos


 Total de: 15.244 modelos.

 

AÇÃO DE PETIÇÃO DE ALIMENTOS - GERAL

Exmo. Sr. Dr. Juiz de Direito da ____ª Vara de Família da Comarca de _________ - UF

Objeto: Ação de Petição de Alimentos, por menor impúbere devidamente representado.

____________, brasileira, menor impúbere, representada por sua mãe ____________, brasileira, separada judicialmente, comerciária inscrita no CIC-MF sob nº ________-____________ e portadora de Cédula de Identidade nº ____________-SSP-UF, residente e domiciliada em _________, na Rua ____________, nº ____, Bairro _______, vêm, mui respeitosamente perante Vossa Excelência, por seu procurador que esta subscreve (ut instrumento procuratório em anexo, Doc. 01), o qual recebe intimações na Rua _________, nº ____, Sala ____, Bairro _______, em ____________ - UF, nos termos da Lei nº 5478, de 25 de julho de 1968, propor a presente

Ação de Alimentos, de rito especial, contra ____________ (nome, qualificação, endereço), em razão dos seguintes fatos e fundamentos que passa a expor:

1.- A autora é filha do suplicante, conforme faz prova a Certidão de Nascimento anexo, Doc. 02. Conta atualmente com ____ anos de idade.

2.- Ocorre que desde ______ de ____________ de _________ os seus pais estão separados de fato, oportunidade em que o cônjuge-varão se afastou do lar conjugal e a autora permaneceu residindo com a mãe.

3.- Desde essa data, o pai não lhe presta alimentos, estando, mãe e filha passando por dificuldades financeiras, pois a autora está em idade escolar e precisa, além de alimentos, roupas, condução, livros, uniformes, enfim, de coisas que para a sua aquisição necessita de dinheiro, que sua mãe não pode arcar sozinha, pois o que ganha mal dá para a alimentação.

4.- Ocorre que a autora é pessoa humilde, sem nenhuma instrução e o pouco que ganha como comerciária mal dá para se manter.

5.- O réu tem emprego fixo, com um salário razoável que lhe permite cumprir com sua obrigação de pai. Percebe, mensalmente, a quantia de R$ ______ (____________), junto à empresa ____________, estabelecida na Rua ____________ nº ________, Bairro ____________, nesta Cidade - conforme prova cópia do recibo de pagamento de salário em anexo, Doc. 03.

Diante do exposto, requer:

a) a concessão e fixação, em sede liminar, inaudita altera parte, de alimentos provisórios, arbitrando desde logo uma mensalidade, em valores não inferiores a 40% (quarenta por cento) dos valores percebidos mensalmente pelo réu, nos termos do artigo 4º da Lei nº 5.478/68, independente de prévia distribuição e de anterior concessão de benefício de gratuidade da justiça, consoante determina o artigo 1º da citada Lei;

b) seja procedido ao desconto do valor diretamente na folha de pagamento do réu, junto à empresa susorreferida, mediante expedição de ofício ao empregador;

c) após o desconto em folha de pagamento depositado o valor, diretamente na conta corrente da mãe da autora, mantida junto ao Banco ____________, agência nº ____________, conta corrente nº ____________, até do dia ____ de cada mês, enquanto perdurar a lide principal e também após a fixação dos alimentos definitivos.

d) seja o réu citado para contestar o pedido, querendo, e indicar as provas que pretende produzir, querendo, nos termos do artigo 802 do Código de Processo Civil;

e) seja intimado o presentante do Ministério Público, nos termos do artigo 9º da Lei 5.478/68;

f) a final, seja proferida sentença procedente, condenado-se o réu ao pagamento do valor definitivamente fixado a título de pensão alimentícia devida à autora, assim como a condenação ao ônus da sucumbência e demais despesas processuais, inclusive honorários advocatícios ao percentual de 20% sobre o valor da condenação.

g) protesta provar o legado por todos os meios de prova em direito admitidos, em especial a produção de prova testemunhal, cujo rol desde logo apresenta e, notadamente, o depoimento pessoal do suplicado.

h) seja concedido à autora o benefício da assistência judiciária gratuita, tendo em vista que o gastos com as despesas processuais virão em prejuízo de seu sustento;

Valor da causa: R$ ______ (art. 259, VI, do CPC)

Nesses termos,

Pede juntada e aguarda deferimento.

____________, ___ de __________ de 20__.

________________
Nome do advogado

OAB/___ nº ______

ROL DE TESTEMUNHAS (Nº MÁXIMO DE 03 - ART. 8º DA Lei 5.478/68)

1) nome, qualificação e endereço.

ROL DE DOCUMENTOS:

DOC. 01 - PROCURAÇÃO

DOC. 02 - CERTIDÃO DE NASCIMENTO

DOC. 03- RECIBO DE SALÁRIO


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Pedido de nulidade de contrato de franquia, ante a falta de informações do negócio
Impugnação ao valor da causa na ação monitória
Ação de cobrança contra seguradora de saúde que emitiu autorização para aquisição de prótese metá
Ação de adjudicação compulsória de promessa de compra e venda
Embargos à execução em face de acórdão omisso
Ação ordinária de nulidade de cláusula contratual
Pedido de exoneração de pagamento de alimentos, face à desemprego
Ação de execução de título executivo judicial
Descumprimento de ordem judicial de multa
Pedido de pagamento integral da dívida, em face de cláusula que dispunha que ante a impossibilida
Pedido de restituição de depósito bancário cumulado com indenização por danos morais
Pedido de ofício para o BACEN