Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Ação de cobrança de valores locatícios

Petição - Civil e processo civil - Ação de cobrança de valores locatícios


 Total de: 15.244 modelos.

 

AÇÃO DE COBRANÇA DE VALORES LOCATÍCIOS - MANIFESTAÇÃO SOBRE A CONTESTAÇÃO

EXMA. SRA. DRA. JUÍZA DE DIREITO DA ____ª VARA CÍVEL

COMARCA DE _______ - UF

Processo nº: _________

_________ LTDA, por seus procuradores firmatários, nos autos da Ação de Cobrança do Débito Locativo, que move contra

_________ LTDA e Outros, face a contestação apresentada, vem respeitosamente à presença de V. Exª., para dizer e requerer o quanto segue:

DAS PRELIMINARES

1.- DA GRATUIDADE DA JUSTIÇA

O beneplácito da gratuidade da justiça gratuita é direito dos brasileiros necessitados. Como a temática exige procedimento autônomo, para sua discussão, segue, na forma da lei, a Impugnação em apenso.

2. - INCOMPETÊNCIA TERRITORIAL

Inicialmente cumpre recordar que a exceção de Incompetência em razão do local, tem por base o Art. 307 e seguintes do CPC. Uma vez que apresenta-se com procedimento incorreto, ausente os requisitos processuais exigidos para sua admissibilidade, impõe-se e requer desde já seu indeferimento.

Em respeito a esse juízo, vale recordar que trata-se de um contrato de Locação, onde as partes elegeram o foro da Comarca de _________, consoante Cláusula Vigésima-Terceira no contrato em anexo.

Outrossim, o Art. 58, inc. II, da Lei Inquilinária, é claro nesse sentido:

Art. 58 da Lei 8.245/91

I - . . . . . .omissis. . . . .

II- é competente para conhecer e julgar tais ações o foro do lugar da situação do imóvel, salvo se outro houver sido eleito no contrato. (g.n)

III- . . . . . omissis. . . . .

Além do mais o dispositivo legal invocado encontra-se incorreto. O Art. 94 do CPC, invocado pelos Contestantes, refere-se a lides cujo objeto trata-se de BENS MÓVEIS, o que não é o caso.

Além dos defeitos apontados, merece destaque o contra-senso de acharem, os Contestantes, incompetente o foro de para a propositura da presente demanda e competente essa mesma comarca para proporem Ação de RECONVENÇÃO.

Do exposto, requer o não acolhimento da preliminar suscitada, pelas razões antes desfiladas.

NO MÉRITO

A inconformidade demonstrada pelos Contestantes, não merece prosperar; só trazem evasivas, inoportunas, impertinentes e infundadas alegações, citam aleatoriamente valores sem provas, inexistem bases teóricas ou fundamentos que pudesse sustentar o alegado.

A bem da verdade alegam muita coisa, porém não dizem, na defesa, o direito que vislumbram ter. Cumpre recordar que o mérito da demanda é a rescisão do contrato de locação por falta de pagamento cumulada com a cobrança o qual encontra-se pactuado no Contrato de Locação.

O simples fato da apresentar os recibos quitados dos alugueres postulados na inicial já colocaria fim a demanda, o que não foi feito. Ao inverso, admitem a inadimplência e não demonstram o interesse em saldar suas obrigações locacionais.

A locação iniciou-se em ____ de _________ de ______. Quando da assinatura do contrato foi entregue as chaves do imóvel para que fosse utilizado pela locatária, transmitindo-lhe, assim, a posse direta.

Se algum direito lhes assistissem, supõe já teriam provocado o poder judiciário e não simplesmente virem a utilizarem-se da presente demanda para alegarem os frágeis e graciosos argumentos aduzidos como matéria de defesa.

Se de boa fé e bons locadores fossem os réus, os recibos acostados aos autos - fls. 77/78 não apresentariam o pagamento com tantos meses de atraso.

Aqui, três pontos devem ser considerados:

a) A mora nos pagamentos. Através dos recibos acima mencionados pode-se observar a que a mora já era "tradição".

Fls. 77 - Vencimentos de ______ e ______ de ______.

- Pagamento somente em ______ de ______ de ______.

Fls. 78 - Vencimento ______/______.

- Pagamento em ______ de ______ de ______.

- Vencimento ______ e ______ de ______.

- Pagamento em ______ de ______ de ______.

b) Reajuste Anual - Após o advento do Plano Real, os contratos passaram a ter reajuste anual.

O presente contrato, objeto da lide, teve seu reajuste anual em ________/____, para pagamento em ________/____.

Os alugueres que estão sendo cobrados DESDE ________ de _____ até ___ de ________ de _____ correspondem a 29 meses de atraso no pagamento. Sendo que desde o início da demanda permaneceu o mesmo valor, ou seja, R$ ______, portanto, sem o reajuste anual, o que para uma locação comercial, também, encontra-se muito defasada.

c) Pagamentos reconhecidos - Os mesmos recibos, anteriormente citados, dão conta que a empresa já vinha pagando, muito embora com atraso, o valor mínimo para pagamento até dia 05 de cada mês, superior ao que foi aleatoriamente apresentado na contestação.

Considerando-se OS PAGAMENTOS efetuados como RECONHECIDOS, a MORA HABITUAL nos pagamentos dos locativos e a QUANTIDADE DE MESES INADIMPLIDOS, de maneira geral, pode-se afirmar que a Contestação, só traz evasivas e infundadas alegações, cita aleatoriamente valores, sem provas ou fundamentos que possam descaracterizar os fundamentos da ação.

Considerando, também, que nesse tipo de demanda, a simples apresentação dos recibos de pagamento, colocaria fim a demanda e esses não foram juntados aos autos só vem de encontro com o até aqui sustentado, EXISTE A INADIMPLÊNCIA E NÃO É NEGADO.

Na realidade estão os Contestantes agindo de Má-Fé, o abuso e a consciência da ilegalidade de seu direito estão caracterizados nos autos, com a afirmação de que há um crédito em favor da Locatária, como também nos vagos e frágeis argumentos despendidos na Defesa.

Uma vez afastada a pretensão sem qualquer requerimento ou pedido, resulta incontroverso a aplicação do disposto no Art. 330, II, do CPC, isto é, o JULGAMENTO ANTECIPADO DA LIDE, que desde já o requer.

N. Termos,

P. Deferimento.

____________, ___ de __________ de 20__.

p.p. ____________

OAB/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil