Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Ação de busca e apreensão de automóvel alienado

Petição - Civil e processo civil - Ação de busca e apreensão de automóvel alienado


 Total de: 15.244 modelos.

 
Ação de busca e apreensão de veículo fiduciariamente alienado.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA CÍVEL DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

....., pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o n.º ....., com sede na Rua ....., n.º ....., Bairro ......, Cidade ....., Estado ....., CEP ....., representada neste ato por seu (sua) sócio(a) gerente Sr. (a). ....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG nº ..... e do CPF n.º ....., por intermédio de seu advogado (a) e bastante procurador (a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente, com fundamento no art. 66 da Lei 4728/65, alterado pelo Dec. Lei 911/69, à presença de Vossa Excelência propor

AÇÃO DE BUSCA E APREENSÃO

em face de

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

DOS FATOS

Através do Contrato de financiamento nº .... (doc. .... em anexo), a requerente abriu em favor do requerido o crédito de R$ ...., para pagá-lo em .... parcelas, vencíveis de trinta em trinta dias, a partir da data de ...., findando em ....

Em garantia das obrigações principais e acessórias assumidas no citado contrato de financiamento, o requerido deu em alienação fiduciária à requerente o seguinte veículo: (descrever)

O requerido ficou com a posse direta do bem alienado, possuindo-o em nome da requerente e na qualidade de fiel depositário, tudo como consta no contrato.

Ocorre que o requerido deixou de cumprir com as suas obrigações, quando não efetuou o pagamento da parcela ...., vencida em ...., ficando o débito integralmente vencido de pleno direito, inerente a todas as obrigações contratuais (art. 2º, § 3º do Dec. Lei 911/69)
Sobre o débito incide, em conformidade com o contrato de financiamento firmado entre as partes, os encargos legais, tais como juros moratórios, comissão de permanência a partir do vencimento, multa contratual, despesas de cobrança, custas judiciais e honorários advocatícios (cláusula nº .... do contrato).

A caracterização da mora do suplicado verifica-se através da cambial devidamente protestada (doc. .... em anexo).

DO DIREITO

Face o inadimplemento do contrato e a caracterização da mora pelo protesto da cambial, resta apenas à requerente recorrer ao Poder Judiciário para apreender o veículo financiado, sendo certo que:

"O proprietário fiduciário ou credor poderá requerer contra o devedor ou terceiro a BUSCA E APREENSÃO do bem alienado fiduciariamente, a qual será concedida liminarmente desde que comprovada a mora ou inadimplemento do devedor." (art. 3º, Dec. Lei 911/69)

DOS PEDIDOS

Nessas condições, vê-se compelida a requerente, para defesa de seus direitos, buscar a tutela judicial, através da busca e apreensão do veículo retro descrito, nas mesmas e perfeitas condições em que foi alienado, cujo depósito lhe deverá ser deferido, independentemente de prévia audiência com o requerido, que, em seguida, deverá ser citado para, querendo, contestar e acompanhar a presente ação até final sentença, que deverá ser julgada procedente, consolidando a posse e a propriedade plena e exclusiva do bem em nome da requerente, e condenando o requerido ao pagamento das custas processuais, de protesto, correção monetária, juros moratórios, comissão de permanência, multa contratual e honorários advocatícios de 20% sobre o valor devidamente atualizado, tudo em conformidade com o pacto expresso.

Requer ainda que Vossa Excelência autorize os benefícios contidos no art. 172, § 2º do Código de Processo Civil.

Protesta pela produção oportuna de todas as provas em direito admitidas.

Dá-se à causa o valor de R$ .....

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Ação consignatória para depósito de alugueres majorados abusivamente
Ação de reintegração de posse para antecipação de tutela
Mandado de segurança impetrado em face de exigência de pagamento de multa de trânsito para renova
Ação cautelar de busca e apreensão de coisa reproduzida sem autorização, afrontando a lei de dire
Ação de reintegração de posse, em face de inadimplência de arrendatário em contrato de leasing (0
Ação regressiva de ressarcimento de danos em acidente de veículos
Ação de rescisão de contrato de arrendamento mercantil de veículo, com pedido de tutela antecipat
Ação revisional de contrato de abertura de crédito
Contestação à impugnação do valor dado à causa, sob alegação de que em se tratando de discussão a
Embargos pela nulidade da execução de arrematação por preço inferior
Reclamação cível em face de inscrição do nome de consumidor em cadastro de inadimplentes sem prév
O autor pleiteia a reparação de danos decorrentes da colisão do veículo do réu com uma estação tu