Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Ação de busca e apreensão com nulidade da citação

Petição - Civil e processo civil - Ação de busca e apreensão com nulidade da citação


 Total de: 15.244 modelos.

 

AÇÃO DE BUSCA E APREENSÃO - NULIDADE DA CITAÇÃO - CONTESTAÇÃO - NOVAÇÃO

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ___ª VARA CÍVEL.

COMARCA DE ______________ – ___.

Processo nº

______________, qualificado na inicial, por seu CURADOR ESPECIAL, nomeado a fls. ___, Dr. ______________, OAB/RS nº _______, o qual recebe intimações em seu endereço profissional, sito a rua ______________, nº ____, sala ____, B. ______________, Fone/Fax ______________, respeitosamente, vem a presença de V. Exª. apresentar

CONTESTAÇÃO a ação de Busca e Apreensão, feito nº ______________, promovida por

______________ LTDA, também qualificados, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos.

PRELIMINAR

I - NULIDADE DE CITAÇÃO

a) Falta de diligências da Autora que confirmem a ocorrência do requisito do art. 231, II, CPC.

1. O autor, simplesmente, requereu a citação do ______________ afirmando:

"A fim de darmos prosseguimento no feito, mister a citação do Requerido ______________, o qual encontra-se em lugar incerto e não sabido, conforme Certidão do Sr. Oficial de Justiça de fls. 47 verso". (fls. ___)

2. Todavia, adverte o art. 232 do CPC que:

"São requisitos da citação por edital:

I – a afirmação do autor, ou a certidão do oficial, quanto às circunstâncias previstas nos ns. I e II do artigo antecedente";

3. Os incisos I e II que o artigo supra cita tratam-se dos incisos do artigo 231 do CPC assim transcritos:

"Far-se-á a citação por edital:

I – quando desconhecido ou incerto o réu;

II – quando ignorado, incerto ou inacessível o lugar em que se encontrar";

4. Confrontando-se o disposto nos incisos I e II do art. 231 do CPC com o inciso I do artigo 232 também do CPC, verificamos que nenhumas destas hipóteses previstas ocorreram nos autos.

5. O que se verifica é a falta de diligências por parte do autor de localizar o réu.

6. Sabemos que a citação é o ato pelo qual se convida o réu a comparecer em juízo e defender-se.

7. Assim, tal ato é de vital importância para a regularização da polaridade processual e requisito primeiro para a validade do processo.

8. Portanto, cabe à parte autora ser diligente ao máximo no sentido de localizar o Réu.

9. E isto, o autor não demonstra, tanto que por simples consulta na internet no endereço http://www.telesp.com.br foram encontradas 03 (três) ocorrências de telefones e endereços cadastrados em nome do réu, qual sejam: (Doc. 01)

a) ______________ - Rua ______________ – ______________;

b) ______________ - Rua ______________ - ______________;

c) ______________ - Rua ______________ - ______________.

10. Desta forma, comprova-se que o Autor não envidou esforços para localizar o Réu.

11. Nem se cogite que a multa estabelecida no art. 233, CPC, inibiria a parte de alegar dolosamente o requisito em questão para a citação por edital.

12. O Réu, citado por edital, sobre quem recai a pena da revelia, na maioria dos casos não verá os danos sofridos reparados pela multa de 5 (cinco) salários mínimos.

13. Precisará ingressar com ação competente para ver ressarcido seu prejuízo, o qual decorre da falta de zelo do Autor que não esgotou as tentativas de localização.

14. A jurisprudência vem assentando entendimento no sentido de que é nula a citação por edital se não esgotadas as tentativas de localização da parte.

15. E esse posicionamento é totalmente coerente, levando-se em conta os prejuízos que podem decorrer para o revel:

"CITAÇÃO – Edital – Nulidade – Ausência das diligências necessárias pelos autores, para encontrar os endereços dos réus.

Ementa da redação: É nula a citação editalícia efetuada sem que os autores tivessem procedido às diligências necessárias para encontrar os endereços para a localização dos réus.

Ap. 95.05.28193-5/PE – 1ª T. – j. 19.03.1998 – rel. Juiz Ubaldo Ataíde Cavalcante – DJU 12.06.1998.

VOTO – "(...)Ao opinar sobre o caso, assim expôs o ilustre representante do Ministério Público Federal, em seu bem elaborado parecer de f.:

b) Quanto à citação editalícia.

O chamamento ao processo da parte ré através de citação editalícia não configura uma opção do autor. Somente poderá ser efetuada quando preenchidos os requisitos elencados na lei, ou seja, quando o réu se encontra em local incerto ou inacessível.

A incerteza do local somente pode ser plena quando efetuadas diligências suficientes para encontrá-lo e tais diligências forem frustradas.

(...)

Com efeito, restou comprovado que os autores não procederam com a mínima acuidade necessária para encontrar o endereço dos réus,(...).

Caso tivesse sido comprovado que os autores efetivamente levaram a efeito qualquer tentativa infrutífera de localizar o endereço dos réus, aí sim estaria configurada a hipótese legal de citação ficta."

(RT 757 – Novembro de 1998, p. 372 a 374).

"É nula a citação edital se previamente não foram esgotados todos os meios possíveis para a localização do réu (JTA 121/354)."

(Theotonio Negrão, Código de Processo Civil e Legislação Processual em Vigor, 27ª ed., ed. Saraiva, 1996, p. 206, art. 231, nota 8)

AÇÃO DE BUSCA E APREENSÃO CONVERTIDA EM AÇÃO DE DEPÓSITO. MILITAR REFORMADO CITADO POR EDITAL. AUSÊNCIA DE DILIGÊNCIAS PRÉVIAS CONCERNENTES À SUA LOCALIZAÇÃO. NULIDADE DE CITAÇÃO. NÃO BASTA A SOLUÇÃO SIMPLISTA DA CITAÇÃO POR EDITAL DO RÉU QUANDO ESTE NÃO É ENCONTRADO PELO OFICIAL DE JUSTIÇA. É PRECISO QUE O AUTOR COMPROVE QUE ESGOTOU OS MEIOS NORMAIS DE LOCALIZAÇÃO PREVIAMENTE. DESATENDIDA ESTA PROVIDÊNCIA, TEM-SE POR NULA A CITAÇÃO EDITALÍCIA, SOBRETUDO SE O RÉU É MILITAR REFORMADO E BASTARIA UMA SIMPLES CONSULTA A SUA FONTE PAGADORA PARA QUE SE OBTIVESSE A CERTEZA DO SEU ENDEREÇO.

Decisão:

CONHECER E PROVIDA NOS TERMOS DO VOTO DO RELATOR. UNÂNIME.

(Apelação cível nº APC 4708197/DF (106319), 5ª Turma Cível do TJDFT, Rel. Waldir Leôncio Junior. J. 16.04.1998, Publ. DJU 01.07.1998 p. 54)

16. Desta forma, comprovada a inocorrência dos artigos 231 e 232 ambos do CPC, impõe-se o reconhecimento da nulidade de citação e por conseqüência a renovação do ato citatório.

MÉRITO

17. Compulsando os autos, verifica-se a existência de um acordo celebrado com terceiro estranho a lide (fls. ___), o qual revela-se verdadeira novação face a substituição do devedor.

18. Estabelece o inciso II do artigo 360 do CC que:

"Dá-se a novação:

II – quando novo devedor sucede ao antigo, ficando este quite com o credor";

19. O CC diz mais em seu artigo 362:

"A novação por substituição do devedor pode ser efetuada independentemente de consentimento deste".

20. Desta forma, o acordo celebrado com o Sr. ______________, extinguiu a obrigação existente entre o Réu e o Autor, criando obrigação nova.

21. Ensina a doutrina, na voz do eminente civilista Silvio Rodrigues, em sua obra Direito Civil, v. 2, São Paulo : Saraiva, 1994, página 213 que:

"Diz-se que há novação quando as partes criam obrigação nova para extinguir uma antiga. Assim, a novação é um modo de extinção de obrigações. Todavia, ao mesmo tempo que através dela a primitiva obrigação perece, uma outra surge, tomando seu lugar. Aliás, é o surgimento desta última que produz a extinção da anterior. Dessa maneira, a novação é uma operação que, de um mesmo alento, extingue uma obrigação e a substitui por outra, que nasce naquele instante.

Portanto, ela representa, e como apontam os MAZEAUD243 , um processo de simplificação, pois, por seu intermédio, dispensa-se o recurso a duas operações distintas – extinção da antiga e criação de nova obrigação – obtendo as partes igual resultado através de um único ato. Com efeito, por meio da novação a primeira obrigação se extingue, sendo substituída por uma nova relação jurídica".

22. Assim, a obrigação do Réu ______________ com o Autor não mais existe, importando na imediata extinção da presente demanda, face a perda de seu objeto com relação ao contestante.

23. Necessário, ainda, ressaltar que, deveria ter sido proposta nova demanda contra o novo devedor, Sr. ______________, nos termos do acordo celebrado entre as partes, e não ter sido dado continuidade ao presente processo que, em face da novação ocorrida, já deveria ter sido extinto.

DIANTE DO EXPOSTO, requer:

a) o acolhimento da preliminar de nulidade de citação, seja pela não observância do art. 231 ou pela violação do art. 232, todos do CPC, ou ainda, pela infração a ambos dispositivos, reconhecendo-se a nulidade de citação, nos termos do art. 247 do mesmo diploma legal, determinando-se, a posteriori, a renovação do ato;

b) ou, caso não seja este o entendimento de V. Exª. seja julgado o presente feito no estado em que se encontra, declarando-se extinta a presente demanda, em face da novação ocorrida entre o Autor e terceiro, por evidente ocorrência do disposto no art. 267, IV do CPC, condenando-se o autor aos ônus de sucumbência e honorários a este curador.

N. T.

P. E. Deferimento.

______________, ___ de ______________ de 20__.

______________

OAB/

Curador Especial


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Requerimento de inexistência e/ou nulidade de citação em autos de execução hipotecária
Contestação à ação de indenização, aduzindo a ilegitimidade ativa do autor, uma vez que o mesmo n
Trata-se de pedido de expedição de alvará para levantamento de valores
Agravo de instrumento visando a revogação de decisão que concedeu liminarmente a busca e apreensã
Ação de ressarcimento de danos em imóvel
Embargos à execução de veículo usado
Pedido de adjudicação compulsória para outorga de escritura pública de compra e venda, ante à qui
Interposição de incidente de falsidade, ante assinatura falsa em duplicata
Notificação judicial de desocupação de imóvel sob pena de despejo
Ação de preferência na aquisição do imóvel
Interposição de ação cautelar de produção antecipada de provas, em face de obra causadora de dano
Contestação à consignatória alegando-se a falta de depósito total dos valores devidos e o correto