Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Ação de prestação de contas para requerimento de perícia

Petição - Civil e processo civil - Ação de prestação de contas para requerimento de perícia


 Total de: 15.244 modelos.

 

AÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS - REQUERIMENTO DE PERÍCIA

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA M.M. ___ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE __________ - UF.

Processo nº __________

________________, já qualificado nos autos do processo nº ____________, AÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS, que move contra CONSTRUTORA _______ LTDA., vem respeitosamente a presença de V. Exª. dizer e requerer conforme segue:

1. A presente Ação de Prestação de Contas teve início em __/__/__. Realizada audiência de conciliação, esta resultou inexitosa ante a divergência das partes quanto ao valor do saldo da empreitada por elas contratada.

2. Assim, encontra-se o processo concluso desde __/__/__, aguardando sentença que decida a primeira fase do procedimento especial.

3. A necessidade da prestação de contas é incontroversa. A própria Ré a admite, ao manifestar-se em contra-razões de recurso de agravo (cópia anexa), manejado pelo ora Autor no processo nº __________:

"19 - Certo é, também como vislumbrado pelo E. Relator, que a agravada construiu uma residência para os agravantes, e que estes estão morando nela. Assim, a pendência de outros trabalhos e de valores entre as partes, à falta de contrato escrito, só poderá ser solvida ao final do feito de 'prestação de contas', pelas provas técnicas, certamente, que lá serão produzidas."

4. O Autor está residindo na parte que corresponde à garagem da residência, tendo concluído essa dependência por conta própria e às suas custas.

5. Ocorre que os andares superiores encontram-se inacabados, sem as aberturas. A parte externa está sem pintura, com estruturas de madeira nela fixadas, e a casa ainda encontra-se cercada parcialmente por tapumes.

6. Considerando-se que a obra teve início ainda em ______, e que o presente processo, ainda em fase inicial, já tramita por mais de um ano, corre-se o risco de que a construção venha a sofrer deteriorações com o passar do tempo.

7. Além disso, está em risco a segurança da família do Autor, por estarem os andares superiores abertos, o que pode resultar em invasões e assaltos.

8. Some-se a isso a possibilidade de que qualquer das citadas estruturas de madeira, lá deixadas pela construtora Ré, podem vir a soltarem-se, ocasionando danos aos vizinhos.

9. Embora ainda não tenha sido decidida a primeira fase do processo, conforme a postulação das partes na inicial, contestação e réplica, resta claro o cabimento da ação de prestação de contas e a necessidade de sua realização para que as partes possam ajustar sua relação.

10. E, como afirmado no item 2, acima, a própria construtora concorda com a necessidade de passar-se à fase de prestação de contas propriamente dita.

11. Por todos esses motivos, vê-se que, ao mesmo tempo em que a casa não pode ficar no estado em que se encontra, pode vir a ser necessária a realização de perícia para constatar os serviços realizados, complementando-se a apresentação de contas na forma contábil.

Isto Posto, requer:

a) seja ultimado o julgamento da primeira fase da lide, para que, passando-se a fase seguinte, seja ordenada, com urgência, a realização de perícia. Dessa forma, evita-se o risco de desaparecerem os vestígios e, ao mesmo tempo, evitam-se danos à construção, ao Autor e aos vizinhos.

b) o valor das custas para realização da perícia sejam, nesse primeiro momento, divididas igualmente pelas partes, eis que a prova a ambas aproveita.

N. Termos,

P. E. Deferimento.

____________, UF, __ de _______ de ____.

p.p. ___________

OAB/UF nº _____


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil