Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Ação de anulação de escritura de compra e venda

Petição - Civil e processo civil - Ação de anulação de escritura de compra e venda


 Total de: 15.244 modelos.

 
Ação de anulação de escritura de compra e venda

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ____ª VARA
COMARCA DE _________





____________ (nome, qualificação e endereço do autor), por meio de seu advogado que a esta subscreve (doc.), com endereço profissional na Rua ____________, vem, mui respeitosamente, perante Vossa Excelência, propor a presente
AÇÃO DE ANULAÇÃO DE ESCRITURA PÚBLICA DE COMPRA E VENDA DE IMÓVEL, pelo rito ordinário, contra
____________ (nome do réu, qualificação e endereço), com fundamento nas seguintes razões de fato e de direito:

DOS FATOS
1 - O autor comprou do réu, o imóvel constituído pelo apartamento ______, localizado na Rua ____________, em data de ____________, conforme documento anexo.
2 - Ocorre que o imóvel adquirido pelo autor, não corresponde ao apartamento que o réu mostrou quando da venda. O autor, tanto na planta quanto no local, visitou e adquiriu o apartamento nº ____, localizado na posição leste, norte, enquanto que o apartamento descrito na escritura é o de nº ______, localizado na posição leste, sul.
3 - A troca de localização e numeração do apartamento, entre o que efetivamente adquiriu o autor e o que consta na escritura pública, deve-se ao fato de que o réu, construtor do prédio, quando da venda, apresentou outra planta que não a aprovada pela Municipalidade, a qual demonstrava as unidades em posição invertida e com a numeração trocada, induzindo os compradores em erro.
4 - É que devido a posição das unidades no sentido leste, sul, além de pior posição solar, ainda há o fato de que a metragem do apartamento é um pouco menor em todas as peças e há maior proximidade com a Rua _________, aumentando o barulho. Todos esses fatores depreciam os imóveis localizados na citada posição, dificultando a venda dessas unidades. Em face disso, valeu-se desse fraudulento expediente, o réu, para locupletar-se e vender as unidades de difícil aceitação no mercado e, ainda, ao preço das unidades de melhor posicionamento.

DO DIREITO

5 - Em face do exposto, agiu o réu de má-fé, com dolo, portanto, induzindo o autor em erro no momento da compra, o que torna o negócio jurídico anulável, por força do artigo 171, II, do CCB, que diz:
"Art. 171. Além dos casos expressamente declarados na lei, é anulável o negócio jurídico:
I - (...)
II - por vício resultante de erro, dolo, coação, estado de perigo, lesão ou fraude contra credores."

DO PEDIDO
6 - Requer seja reconhecido o vício contido na escritura pública de compra e venda, que macula sua validade, portanto, seja decretada sua nulidade, voltando as partes ao "status quo ante", devolvendo o réu o dinheiro recebido no ato da assinatura do documento público, devidamente corrigido desde a data do pagamento e acrescido de juros legais desde a data da citação.
7 - Requer-se, ainda, a citação do réu para contestar a presente ação, querendo, sob pena de revelia, bem como seja ao final julgada procedente a demanda, condenando-o aos ônus sucumbenciais.
8 - Protesta-se pelo deferimento de produção de provas para comprovar os fatos acima narrados, requerendo-se desde já, o depoimento pessoal do réu, sob pena de confesso, a prova pericial e testemunhal, cujo rol será apresentado no momento e prazo processual adequados.
Nesses termos
Pede-se deferimento.
____________, ___ de __________ de 20__.
____________
Advogado
OAB/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Requerimento, em ação monitória, para transformação de mandado de citação em mandado executivo
Ação declaratória de pedido de oitiva do representante legal da ré
Ação monitória com ar negativa
Busca e apreensão de coisa
Contestação à ação de usucapião
Aviso de denunciação da locação pelo locatário
Ação de indenização securitária, posto que a seguradora se nega a pagar o seguro devido pelo fale
Impugnação aos embargos à execução, sob alegação de responsabilidade do embargante pelo passivo d
Chamamento ao processo do devedor principal
Agravo regimental de ação de reintegração de posse
Pedido de pagamento de valor combinado para realização de empreitada mais os gastos com empregado
Pedido de rescisão contratual cumulada com pedido de reintegração de posse e indenização por perd