Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Administrativo Manifestação acerca das informações prestadas pela autoridade coatora, aduzindo que não houve a prévia notificação das infrações

Petição - Administrativo - Manifestação acerca das informações prestadas pela autoridade coatora, aduzindo que não houve a prévia notificação das infrações


 Total de: 15.244 modelos.

 
Manifestação acerca das informações prestadas pela autoridade coatora, aduzindo que não houve a prévia notificação das infrações.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA .... VARA DA FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA DE .... - ESTADO DO ....

AUTOS Nº .....

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência apresentar manifestação acerca das informações prestadas pela autoridade coatora, Sr....., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

PRELIMINARMENTE

A preliminar argüida pela autoridade coatora não se adéqua à espécie, pois que não se trata de mandado de segurança contra uma portaria, mas sim contra a violação de um direito líquido e certo, conforme amplamente discorrido na inicial.

In casu o direito líquido e certo é analisado no mérito da questão.

DO MÉRITO

No mérito, a autoridade informante passa a discorrer sobre os conceitos de autuação, notificação e multa, não merecendo qualquer aparte neste aspecto.

Contudo, mais adiante reconhece que age de forma irregular no aspecto que tange ao direito líquido e certo de defesa do pretenso infrator.

Assim, embora saiba que a autuação, notificação e multa são procedimentos independentes e conseqüentes, aduz que quando o impetrante tomou conhecimento da relação das multas, ficou automaticamente notificado.

Ora, Excelência neste caso a notificação para apresentar defesa sucede à aplicação da pena, isto é, o impetrante primeiramente é condenado para depois se defender.

Sem sombra de dúvida, tal procedimento é defeso em lei, devendo ser reparado pelas garantias constitucionais.

Importe que nem sempre o proprietário de veículo pode ser nominado como contumaz infrator das normas de trânsito, sendo certo ocorrerem casos em que o proprietário desconhece tais infrações. Assim, quando tem seu carro furtado, em mãos de terceiros em razão de diversas situações jurídicas e mesmo de incompetência de certos policiais que fiscalizam o trânsito.

No caso do impetrante, ocorreu ter ele vendido o veículo à uma estelionatária que se apossou do veículo sem quitá-lo, forçando a propositura de ação judicial para sua recuperação.

É pois essencial seja respeitado no mais amplo sentido o direito de notificação e defesa.

In casu não ocorreu a notificação em sua forma perfeita, estando claro na documentação carreada aos autos pela impetrada (fl. ....) que não ocorreu o ato por via postal, como pretende, tampouco qualquer outra forma.

Verifica-se que as assinaturas constantes dos documentos de fl. .... não são de autoria do impetrante, conforme pode confrontar-se com aquela autêntica de fl. ....

Ademais, tais documentos (nºs .... a ....) não correspondem ao total de infrações que seriam ...., tampouco esclarecem sobre quais infrações se reportam.

De plano está patente que a autoridade coatora não comprovou a existência das necessárias notificações, sendo que aquelas que considera efetivadas não apresentam a rigidez necessária tendo se processado de forma inoperante.

A jurisprudência é pacífica:

VEÍCULO - MULTA - CERCEAMENTO DE DEFESA NA VIA ADMINISTRATIVA - ILEGALIDADE DA EXIGÊNCIA
"OMITIDA A FORMALIDADE DA PRÉVIA NOTIFICAÇÃO, VICIADO ESTARÁ O PROCESSO DE AUTUAÇÃO POR OFENSA A DIREITO LÍQUIDO E CERTO DO INFRATOR, AMPARADO PELA NORMA CONSTITUCIONAL QUE ASSEGURA AMPLA DEFESA E OPOSIÇÃO DE RECURSOS PREVISTOS NA PRÓPRIA LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO." (Reexame necessário 81/87 Ac. 6286, 3ª Câm. Cível, Rel. Des. Silva Wolff)

DOS PEDIDOS

Diante do exposto espera seja deferida a segurança pleiteada na inicial, por ser medida de justiça.

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Administrativo
Contra-razões de agravo de instrumento, pugnando pela manutenção de decisão que acolheu exceção d
Defesa prévia junto ao INMETRO, devido ao fato de produto ser reprovado pela fiscalização
Ação popular contra a escolha de conselheiro do Tribunal de Contas
Medida cautelar inominada de sustação de protesto de título
Contestação de governo estadual em ação de indenização decorrente de prisão ilegal
Ação rescisória com base em violação à Constituição federal
Requerimento para nulidade de auto de infração, tendo como pedido subsidiário sua improcedência
Ação anulatória de negócio de compra e venda
Impetração de mandado de segurança com a finalidade de pedido de revisão em prova de concurso púb
Ação anulatória de crédito tributário
Apelação de sentença que julgou improcedente o mandado de segurança
Recurso administrativo em face de eliminação de candidato pela ausência de prática forense