Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Administrativo Ação de desapropriação indireta em face de Município, tendo em vista a posse ilegal de imóvel dos autores

Petição - Administrativo - Ação de desapropriação indireta em face de Município, tendo em vista a posse ilegal de imóvel dos autores


 Total de: 15.244 modelos.

 
Ação de desapropriação indireta em face de Município, tendo em vista a posse ilegal de imóvel dos autores.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DA ..... VARA DA FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA DE ..... - ESTADO DO ......

....., brasileiro (a), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ..... e ....., brasileiro (a), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., casados entre si, residentes e domiciliados na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vêm mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor

AÇÃO DE DESAPROPRIAÇÃO INDIRETA

em face de

Município de ....., pessoa jurídica de direito público interno, com sede na Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

DOS FATOS

Adquiriram os autores, através de compromisso particular de compra e venda, o imóvel constituído pelo lote nº .... da quadra "...." da planta ...., em prestações a partir de ..../..../...., conforme contido na matrícula .... do registro de imóveis do ....ª C. Imobiliário da Comarca de .... (doc. nº ....).

Apesar de quitado no prazo, os ora autores, obtiveram a escritura definitiva do terreno ( R. ... da mesma matrícula), somente em .... de .... de ....

Ocorre que o Município de ...., bem antes de ...., apossou-se ilegalmente de parte do imóvel, parte essa que mede .... metros por .... metros, totalizando .... metros quadrados, destacados na testada principal do terreno (doc. nº ....).

A ilegalidade resulta do de que o apossamento se deu sem a desapropriação exigível e, de conseqüência, sem o prévio e justo pagamento em dinheiro, conforme determinado constitucionalmente.

Assim, não restou outra alternativa aos ora peticionários, senão a propositura da presente ação de Desapropriação Indireta, visando a devida indenização.

Além da indenização básica a ser fixada por Vossa Excelência para a área desapossada, corrigida sempre pela alteração da moeda, são devidos os juros compensatórios a partir do apossamento e juros moratórios a partir da citação inicial.

Os autores, através de requerimento, tiveram em andamento o processo nº ..../...., em que o Diretor do Departamento do Patrimônio do Município de .... - ao tempo .... - enviou o Ofício ..../.... DP ao Sr. Prefeito Municipal. Isso em data de .... de .... de .... O processo, conforme se vê da cópia anexada pelos autores (doc. n.º ....) teve seu arquivamento determinado em .... de .... de ...., sem a solução da pendência.

DO DIREITO

A Jurisprudência, no campo da Desapropriação Indireta, é pacífica. Talvez seja, por natureza de Ação, das que mais decisões favoráveis obtiveram na Instância Superior.

Como fundamento, são anexados à presente, os documentos nºs .... a ...., com decisório a respeito da matéria que é objeto desta Ação.

DOS PEDIDOS

Isso posto, requerem, com o rito dos arts. 282 e seguintes do Código de Processo Civil, se digne:

1. Mandar citar o Município de ...., na pessoa de seu representante legal, por todos os termos desta ação, para contestá-la, ficando desde logo intimado para os atos processuais dela decorrentes;
2. Julgar procedente a presente ação, para o fim de condenar o requerido:
a) ao pagamento do principal a ser determinado por Vossa Excelência, como indenização, acrescido de:
a.1) juros compensatórios de 12% a.a. a partir do apossamento da área sub judice;
a.2) juros moratórios, a partir da citação inicial, sendo todos os ítens sempre atualizados pelos índices oficiais.
b) Honorários advocatícios no percentual a ser determinado por Vossa Excelência, respeitado o contido no parágrafo quarto do artigo 20 do Código de Processo Civil.
3. Permitir aos autores a produção de provas em direito admitidas, especialmente a pericial e a testemunhal.

Dá-se à causa o valor de R$ ......

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Administrativo
Pedido de realização de perícia em veículo envolvido em acidente
Pedido de suspensão de execução pela propositura de ação rescisória
Mandado de segurança em face de ato de diretor de universidade
Representação junto à Ordem dos Advogados, pelo motivo de abandono da causa e falta de urbanidade
Defesa prévia, sob alegação de falta de indicação do condutor do veículo em auto de infração de t
Reclamação em face de notificação para ligação de ramal predial de esgotos
Ação de improbidade administrativa
Ação de repetição de indébito, ante o pagamento de valores indevidos de tarifa de consumo de ener
Cautelar de sustação de protesto - Inexistência de vínculo jurídico
Informações em Mandado de Segurança
Impugnação à contestação, onde se alega descumprimento em contratação por licitação
Interposição de apelação adesiva por parte de expropriado em desapropriação