Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Tributário Acórdão pelo qual foi dado provimento à Apelação manejada pela União Federal

Petição - Tributário - Acórdão pelo qual foi dado provimento à Apelação manejada pela União Federal


 Total de: 15.244 modelos.

 
Trata-se de Acórdão pelo qual foi dado provimento à Apelação manejada pela União Federal, contra sentença de procedência que, decretou a inconstitucionalidade da cobrança da COFINS das sociedades civis.

 

EXCELENTÍSSIMO SENHORA DOUTORA DESEMBARGADORA FEDERAL ________. RELATORA DA APELAÇÃO CÍVEL Nº __________, 1ª TURMA DO EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA QUARTA REGIÃO.

_____________, por seus procuradores e advogados que a presente subscrevem, nos autos de APELAÇÃO CÍVEL supra, no qual contende com a UNIÃO FEDERAL, vem, respeitosamente, com fundamento no artigo 535, inciso I e II, do Código de Processo Civil, e Súmula 356 da Excelsa Corte, interpor

EMBARGOS DE DECLARAÇÃO

ao V. Acórdão de fls., consoante razões de fato e de direito, a saber:

1. Trata-se de Acórdão pelo qual foi dado provimento à Apelação manejada pela União Federal, contra sentença de procedência que, decretou a inconstitucionalidade da cobrança da Cofins das sociedades civis, nos termos do art. 56 da Lei nº 9.430/96, bem como reconheceu o direito da Embargante à isenção do recolhimento da exação, nos termos da LC 70/91.

O V. Acórdão embargado externou entendimento de que a isenção concedida foi legal e constitucionalmente revogada, não restando à Embargante direito à repetição.

Via de conseqüência, o decisum inverteu os ônus sucumbências, condenando a Embargante ao pagamento da verba honorária no percentual de 10% (dez por cento) sobre o valor atribuído à causa.

2. Destarte, a solução dada à controvérsia é por demais contraditória, e mesmo assim silenciou sobre pontos relevantes do recurso no particular, motivando se interponham os presentes embargos, inclusive para fins de pré-questionamento dos temas, qual se comete como ônus da parte.

3. Inicialmente, incorre o decisum em contradição, tendo em vista que a eminente Relatora ao fundamentar seu voto cita a ADC-1/DF, aduzindo que a LC 70/91, embora formalmente lei complementar, é materialmente uma lei ordinária.

Ora, a matéria posta em discussão é diversa da julgada na apontada decisão, pois a causa de pedir do presente feito não é relativa à instituição de contribuição, fato gerador ou base de cálculo por meio de Lei Ordinária ou mesmo Complementar.

A quaestio verdadeiramente é atinente à violação do princípio constitucional da hierarquia das normas (art. 59 da CF/88), ao considerar válida a Lei nº 9.430/96, na parte em que revogou a isenção concedida pelo disposto no art. 6º, II da Lei Complementar nº 70/91.

4. Por outro lado, silencia o V. Acórdão quanto ao fato do C. STJ, por ocasião do julgamento do AGRESP ---------/RS, ter pacificado o tema, considerando inválida a revogação da isenção prevista no artigo 6º, inciso II, da LC-70/91 pretendida pela Lei 9.430/96.

Assim, tem-se por precário o julgado, impondo o suprimento das omissões retro apontadas.

5. Nesse passo, a esse título, diga-se que a contradição e a omissão verificadas importam em falta de exaustão da prestação jurisdicional, direito que se dá a nível constitucional, e permanecendo, data vênia, será causa de infrigência aos artigos 5°, incisos LIV e LV e 93, IX, da CF/88, 458, II e III do CPC, sendo certo que a motivação do decisum, como garantia da parte, apenas se dará se forem apreciadas e decididas as questões relevantes submetidas no processo, especialmente em conta de que, do modo como laconicamente tomada, serve como impedimento à parte de buscar eventual recurso à Superior Instância.

6. PELO EXPOSTO, e pelo que será certamente suprido no notório saber de Vossa Excelência, requer-se o recebimento, conhecimento e provimento dos presentes embargos, para o fim de serem supridas amplamente as omissões e contradição apontadas, declarando-se e decidindo-se expressamente a matéria objeto do recurso, inclusive com vistas aos seu pré-questionamento, para os fins de direito.


Nestes termos,
Pede deferimento.
______, ___ de ____ de ____.



_______________
OAB/PR Nº ________


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Tributário
Impetração de mandado de segurança, ante à ilegalidade da cobrança de contribuição social sobre o
Pedido de restituição do PIS
Desconstituição do crédito tributário referente a contribuição de melhoria
Compensação de crédito tributário
Ação declaratória de inexistência de obrigação relativa à ICMS
Ação declaratória de inexigibilidade de crédito tributário estadual - ICMS
Apelação para reforma de sentença no tocante ao arbitramento de honorários advocatícios
Ação declaratória de inconstitucionalidade face à cobrança de seguro acidente do trabalho, cumula
Pedido de repetição de indébito de recolhimento indevido de Imposto Sobre Serviços de Qualquer Na
Suspensão da penhora sobre faturamento
Inexigibilidade da CPMF
Ação declaratória de inexistência de relação jurídica, com pedido de antecipação de tutela, ante