Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Trânsito Recurso por irregularidade do auto de infração

Petição - Trânsito - Recurso por irregularidade do auto de infração


 Total de: 15.244 modelos.

 

RECURSO - IRREGULARIDADE DO AUTO DE INFRAÇÃO
 

EXMO. SR. PRESIDENTE DA JARI – DAER DO ____________
 

____________, brasileiro, casado, inscrito no CPF sob nº ____________, residente e domiciliado na Rua ____________, nº ___, Bairro ____________, município de ____________ - ___, por seu procurador firmatário, conforme instrumento de mandato incluso, (Doc. 01), o qual recebe intimações na Rua ____________, nº ____, sala ____, Fone/Fax ____________, vem respeitosamente perante esta junta, nos termos do art. 286 do CTB, apresentar RECURSO contra auto de infração nº ______, série ____________.
 

I - PRELIMINARMENTE -

a) DA IRREGULARIDADE DO AUTO DE INFRAÇÃO:

1 - O ato administrativo necessita de requisitos para a sua formação, quais sejam, competência, finalidade, forma, motivo e objeto.

2 - Seguindo estes princípios o CONTRAN editou a Resolução nº 01/98, na qual estabelece a obrigatoriedade de adoção do padrão de blocos de informações com referência mínima na definição e confecção dos autos de infração.

3 - Conforme o auto de infração em anexo (Doc. 02) verifica-se que tal notificação não segue o estabelecido pelo CONTRAN.

4 - Inicialmente, o bloco 2 deveria determinar a identificação do veículo infrator, especificamente em três campos, informando a UF, a placa e o município; no entanto depreende-se de tal auto de infração seis campos com informações confusas e desnecessárias.

5 - O bloco 4 deveria conter a identificação do infrator, o que não se verifica, pois em tal bloco encontra-se descrito o local da infração.

6 - Também, o bloco 5 está em desacordo com a Resolução nº 01/98, eis que consta no local destinado a identificação do local do cometimento da infração um código que não se relacionada com nenhum dado existente na notificação de infração de trânsito, bem como, novamente possui campos em demasia e com informações desencontradas.

7 - Por derradeiro o bloco 6, onde deveria constar a tipificação da infração constam apenas observações.

8 - No direito administrativo a regra dos atos da administração pública é que devem sempre observar procedimentos especiais e forma legal para que se expressem validamente.

9 - O revestimento exteriorizador do ato administrativo constitui requisito vinculado e imprescindível à sua perfeição, caso contrário o ato é nulo.

10 - A inexistência de forma induz a inexistência do ato administrativo

11 - O Supremo Tribunal Federal, já pacificou matéria quanto a possibilidade da Administração Pública anular os seus atos eivados de nulidades, conforme Súmula nº 473 que ora se transcreve:


"A administração pode anular seus próprios atos quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos, ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada em todos os casos a apreciação judicial".


12 - Portanto, como pode ser o administrado compelido a pagar uma multa se a própria administração que tem obrigação de revestir seus atos pelos princípios que orientam o ato administrativo não o faz.
 

II - DOS FATOS

13 - Segundo a autoridade coatora, o recorrente trafegava a uma velocidade de 105 Km/h na rodovia RS ______, Km ______, no município em ____________ – ___, às __:__ horas, no dia __/__/____.

14 - O recorrente foi autuado, conforme notificação de infração de trânsito que segue em anexo (Doc. 02) por, supostamente, ter ultrapassado o limite de velocidade permitido no local,

15 – Isto é o que se depreende do auto de infração, eis que este está em total desacordo ao normatizado pela Resolução nº 01/98 do CONTRAN.
 

III - NO MÉRITO

16 – O recorrente é morador do interior da Vila ____________, município de ____________ – ___, desde o seu nascimento, possui idade avançada, cerca de 71 (setenta e um) anos e saúde bastante debilitada.

17 - O recorrente é proprietário do veículo marca ____, modelo ____________, ano de fabricação e ano modelo ______, chassi nº ____________, placa nº ______, cor ____________, conforme fotografias acostadas (Doc. 03).

18 - Ocorre que somente utiliza-se do veículo para deslocar-se até a sede da Vila para abastecer-se de mantimentos e remédios.

19 - Faz este trajeto utilizando-se de um motorista, pois como já mencionado, é pessoa velha e com saúde debilitada.

20 - Até o momento em que sua saúde o permitiu, fazia este trajeto sempre a pé ou a cavalo, o que agora já não pode mais fazer, por isso comprou o referido veículo.

21 - É pessoa de poucas posses, possuindo como renda apenas sua aposentadoria.

22 - Portanto como pode ser o mesmo autuado por ter ultrapassado o limite de velocidade permitido na RS ______, no Km ______, local este muito distante da residência do recorrente?

23 - Além disto, como pode uma ____________ ano _____, carro com mais de vinte anos de uso e ultrapassado tecnologicamente, ultrapassar a barreira dos 100 Km/h?

24 - Sabe-se que, para qualquer veículo, esta velocidade já é alta, tanto que o limite de velocidade permitido é 80 Km/h, imagine-se para este veículo.

25 - Fato que por si só já demonstra a impossibilidade desta ocorrência.

26 - O que pode ter ocorrido neste caso é que houve um equívoco de dados na identificação do veículo, sendo notificado pessoa diversa do verdadeiro infrator.

27 - Também, o que pode ter ocorrido é que outra pessoa utilizou-se de placa fria semelhante a sua, para burlar a fiscalização de trânsito.

28 - Notícias de que pessoas estão utilizando-se de placas frias para burlar a fiscalização, foram largamente veiculadas na imprensa nestes últimos tempos, conforme recorte do Jornal ____________ que circulou no dia ______ (Doc. 04).

29 - Ocorre que maus motoristas compram placas frias em más empresas que as fabricam e as utilizam em seus veículos para burlar a fiscalização de trânsito, ou seja, todas as infrações cometidas por estes veículos serão anotadas no prontuário do verdadeiro proprietário e também todas as multas serão cobradas deste.

30 - Portanto, não pode o recorrente ser obrigado a efetuar o pagamento da multa por que não foi ele quem cometeu.
 

ISTO POSTO, requer:

a) O recebimento e apreciação do presente recurso, com base no Lei nº 9.503/97, a qual não veda a autoridade coatora apreciar recurso, independentemente de pagamento, decadência ou prescrição;

b) A anulação do auto de infração nº ______, série ______, por não preencher os requisitos exigidos pela Resolução nº 01/98 do CONTRAN;

c) Caso não julgado o presente recurso no prazo legal, seja-lhe concedido o efeito suspensivo, forte no art. 285, § 3º do CTB.

d) Sendo indeferido tal recurso, que seja enviado ao recorrente a foto tirada pelo equipamento eletrônico que verificou a infração.
 

N. T.

P. E. Deferimento.


____________, ___ de __________ de 20__.



Pp. ____________

OAB/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Trânsito
Recurso contra auto de infração de trânsito por notificação de falta dos requisitos obrigatórios
Contestação à ação indenizatória por acidente de trânsito no juizado especial
Contestação à ação de reparação de danos pelo rito sumário
Recurso de defesa prévia de cinto de segurança
Recurso contra decisão denegatória de controlador eletrônico de velocidade
Ação de indenização em rito sumário por acidente de trânsito
Recurso contra auto de infração de trânsito por ausência de sinalização
Alegações finais do autor em indenização por morte em acidente de trânsito
Recurso contra notificação de penalidade
Reparação de danos por colisão de veículo com estação de ônibus
Defesa contra processo administrativo de notificação de mudança de endereço
Contestação à ação de reparação de danos por acidente automobilístico