Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Penal Recurso e razões de roubo qualificado

Petição - Penal - Recurso e razões de roubo qualificado


 Total de: 15.244 modelos.

 

ROUBO QUALIFICADO - REINCIDÊNCIA - RECURSO E RAZÕES - ÁLIBI

EXCELENTÍSSIMA SENHORA DOUTORA JUÍZA DE DIREITO DA ____ª VARA CRIMINAL DA COMARCA DE _________

Processo-crime nº _________

Objeto: apelação de sentença condenatória e oferecimento de razões

Réu preso

_________, brasileiro, convivente, mecânico e pedreiro, atualmente constrito junto ao Presídio _________, pelo Defensor subfirmado, vem, respeitosamente, a presença de Vossa Excelência, nos autos do processo crime em epígrafe, ciente da sentença condenatória de folha ____ até ____, interpor, no prazo legal, o presente recurso de apelação, por força do artigo 593, inciso I, do Código de Processo Penal, combinado com o artigo 128, inciso I, da Lei Complementar nº 80 de 12.01.94, eis encontrar-se desavindo, irresignado e inconformado com apontado decisum, que lhe foi prejudicial e sumamente adverso.

ISTO POSTO, REQUER:

I.- Recebimento da presente peça, com as razões que lhe emprestam lastro, franqueando-se a contradita a ilustre integrante do parquet, remetendo-o, após ao Tribunal Superior, para a devida e necessária reapreciação da matéria alvo de férreo litígio.

Nesses Termos

Pede Deferimento

_________, ____ de _________ de _____.

Defensor

OAB/UF

EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO _________

COLENDA CÂMARA JULGADORA

ÍNCLITO RELATOR

"No processo criminal, máxime para condenar, tudo dever ser claro como a luz, certo com a evidência, positivo como qualquer expressão algébrica. Condenação exige certeza..., não bastando a alta probabilidade..., sob pena de se transformar o princípio do livre convencimento em arbítrio" (RT 619/267)

RAZÕES AO RECURSO DE APELAÇÃO FORMULADAS POR: _________

Volve-se o presente recurso de apelação contra sentença condenatória editada pela notável Julgadora monocrática titular da ____ª Vara Criminal da Comarca de _________, DOUTORA _________, a qual em oferecendo respaldo de prossecução à denúncia, condenou o apelante, a expiar pela pena de (05) cinco anos, (03) três meses de reclusão, acrescida da pecuniária cifrada em (28) vinte e oito dias-multa, dando-o como incurso nas sanções do artigo 157, parágrafo 2º, incisos I, II e IV (duas vezes), conjugado com o artigo 70, caput, e 61, inciso I, todos do Código Penal, sob a clausura do regime inicial fechado.

A irresignação do apelante, subdivide-se em dois tópicos. Num primeiro momento repisará a tese da negativa da autoria proclamada pelo réu em desde a natividade da lide, a qual, contristadoramente, não encontrou eco na sentença repreendida; para, num segundo e derradeiro momento, discorrer sobre a ausência de provas robustas, sadias e convincentes, para outorgar-se um veredicto adverso, em que pese tenha sido este parido, de forma equivocada pela sentença, ora respeitosamente reprovada.

Passa-se, pois, a análise em conjunto da matéria alvo de debate.

Segundo sinalado pelo apelante desde a primeira hora que lhe coube falar nos autos (vide termo de declarações junto ao orbe inquisitorial de folha ____), o mesmo foi categórico e peremptório em negar toda e qualquer participação nos fatos descritos pela peça portal coativa, asseverando que no dia consignado pela denúncia, (___ de _________ de _____), realizou peregrinação religiosa ao Santuário de _________.

Em juízo reiterou a tese de negativa da autoria, ponderando que era impossível ter participado do assalto, porquanto, no dia ___ de _________ de _____, na parte da manhã, - aproximadamente às 08:00 horas - dirigiu-se, a pé, ao Santuário de _________, juntamente com sua família e vizinhos, retornando às 14:00 horas.

O álibi, argüido pelo réu, restou sobejamente evidenciado e patenteado no deambular da instrução, com a inquirição da cônjuge-mulher do réu, _________ (vide folha ____); bem como das testemunhas compromissadas: _________ (vide folha ____); _________ (vide folha ____) e, _________ (vide folha ____).

Quanto a festividade que motivou a peregrinação (aliás tradicional na região), a mesma vem certificada pelo Reitor do Santuário de , na missiva de folha ____, onde é explicitado o horário das missas que tiveram curso na ____ª Romaria, ocorrida em ___ de _________ de _____.

Aliás, não tendo o apelante, dom da ubiqüidade, privilégio divino, indubitável, assoma, acolher-se o álibi pelo mesmo suscitado, desde a aurora da lide, o qual vem corroborado por sólida e adamantina prova testemunhal, a qual por sua harmonia e coerência, lança a derrelição o laudo pericial papiloscópico nº _________, estampado à folha ____ e seguintes.

Efetivamente, tem-se, como dado incontroverso, que a prova judicializada, é completamente estéril e infecunda, no sentido de roborar a denúncia - ora encampada de forma imprudente pela sentença - haja vista, que o Senhor da ação Penal, não conseguiu arregimentar um única voz, isenta e confiável, que depusesse contra o réu, no intuito de incriminá-lo, no quesito alusivo a autoria, do delito que lhe é graciosamente arrostado.

Registre-se, por relevantíssimo, que a própria vítima ouvida à folha ____, não reconheceu o apelante como sendo um do partícipes do indigitado roubo.

Nas palavra literais da vítima, _________: "...Que feito o reconhecimento através do vidro espelhado existente na porta da sala de audiências, o depoente reconheceu com cem por cento de certeza o réu _________ e achou parecido com o outro indivíduo que o assaltou o réu _________ (grifo da defesa).

Em verdade, a altiva Julgadora ao aviar o decreto condenatório contra o apelante, o fez ancorada única e exclusivamente no exame papiloscópico, lançando, ao descrédito o álibi suscitado pelo réu, desde a primeira hora que lhe coube falar (vide folha ____).

Contudo, tal procedimento é insustentável, seja pela deficiência do próprio laudo papiloscópico, seja pela prova produzida, a qual é límpida e contundente, no sentido de apontar que o réu, no dia fatídico, empreendeu com sua família e conhecidos, romaria ao Santuário de _________.

Observe-se que o laudo pericial papiloscópico nº _________, não atrelou como é da exigência legal, fotografia do automóvel do qual colheu a impressão digital (fragmento dermatoglífico), e tão-pouco exibiu, por fotografia (ampliada) a parte do automóvel, onde foi coletado o aludido fragmento.

Tais anomalias, a qual se acresce a amputação ao sagrado direito da defesa a formulação de quesitos ao expert, que confeccionou referido laudo, tornam írrito o exame papiloscópico, o qual deve ser tido, reputado e havido, como imprestável ao fim a que se destina.

Outrossim, quando as aparentes discrepâncias pinçadas pela nobre Julgadora, nos depoimentos das testemunhas que sustentam o álibi - motivo determinante do não acolhimento deste - tem-se que, embora, os relatos não sejam totalmente uniformes nas questiúnculas rotuladas como acidentais, portanto secundárias, o são na questão fundamental, qual seja, o de atestarem de maneira unânime, que o réu realizou peregrinação ao Santuário de _________, dirigindo-se a pé, com sua família e vizinhos, por volta das 08:00 horas da manhã do dia ___ de _________ de _____, e, de lá só retornando às 14:00 horas.

Dessarte, aferida e sopesada com a devida imparcialidade e comedimento, a prova que jaz hospedada à demanda, afigura-se inexorável e irrefragável dar-se primazia ao álibi bramido pelo réu, o qual remanesceu consolidado no rebento da instrução, logo, emergiu cristalino e inconcusso, indene a qualquer invectiva e ou exprobação.

Sinale-se, ademais, que para referendar-se uma condenação no orbe penal, mister que a autoria e a culpabilidade resultem incontroversas. Contrário senso, a absolvição se impõe por critério de justiça, visto que, o ônus da acusação recai sobre o artífice da peça portal. Não se desincumbindo, a contento, de tal tarefa, marcha, de forma inarredável, a peça parida pelo integrante do parquet à morte.

Nesse momento, veicula-se imperiosa a compilação de jurisprudência autorizada:

"A prova para a condenação deve ser robusta e estreme de dúvidas, visto o Direito Penal não operar com conjecturas" (TACrimSP, ap. 205.507, Rel. GOULART SOBRINHO)

"Sem que exista no processo um prova esclarecedora da responsabilidade do réu, sua absolvição se impõe, eis que a dúvida autoriza a declaração do non liquet, nos termos do artigo 386, VI, do Código de Processo Penal" (TACrimSP, ap. 160.097, Rel. GONÇALVES SOBRINHO).

"O Direito Penal não opera com conjecturas ou probabilidades. Sem certeza total e plena da autoria e da culpabilidade, não pode o Juiz criminal proferir condenação" (Ap. 162.055. TACrimSP, Rel. GOULART SOBRINHO)

"Sentença absolutória. Para a condenação do réu a prova há de ser plena e convincente, ao passo que para a absolvição basta a dúvida, consagrando-se o princípio do 'in dubio pro reo', contido no art. 386, VI, do C.P.P" (JUTACRIM, 72:26, Rel. ÁLVARO CURY)

Assim, ante a pungente anemia probatória que jaz cativa à demanda, impossível é sazonar-se reprimenda penal contra o réu, o qual proclamou-se inocente da imputação, desde o princípio.

Donde, inexistindo prova segura, correta e idônea a referendar e calcificar a sentença, impossível veicula-se sua manutenção, assomando imperiosa sua ab-rogação, sob pena de perpetrar-se gritante injustiça.

Registre-se, que somente a prova judicializada, ou seja àquela parida sob o crisol do contraditório é factível de crédito para confortar um juízo de reprovação. Na medida em que a mesma revela-se frágil e impotente para secundar a denúncia, assoma impreterível a absolvição do réu, visto que a incriminação de clave ministerial, quedou-se defendida em prova falsa, sendo inoperante para sedimentar uma condenação, não obstante tenha esta vingado, contrariando todas as expectativas!

Destarte, todos os caminhos conduzem, a absolvição do réu, frente ao conjunto probatório domiciliado à demanda, em si sofrível e altamente defectível, para operar e autorizar um juízo epitímio contra o apelante.

Conseqüentemente, a sentença estigmatizada, por se encontrar lastreada em premissas inverossímeis, estéreis e claudicantes, clama e implora por sua reforma, missão, esta, reservada aos Preeminentes e Preclaros Desembargadores, que compõem essa Augusta Câmara Secular de Justiça.

ANTE AO EXPOSTO, REQUER:

I.- Seja cassada a sentença judiciosamente buscada desconstituir, face a manifesta e notória deficiência probatória que jaz reunida à demanda, impotente em si e por si, para gerar qualquer veredicto condenatório, absolvendo-se o réu (apelante), forte no artigo 386, inciso VI, do Código de Processo Penal, não olvidando-se da tese de negativa da autoria, argüida pelo réu, a merecer trânsito, pelo artigo 386, inciso IV, do Código de Processo Penal.

Certos estejam Vossas Excelências, mormente o Insigne e Culto Doutor Desembargador Relator do feito, que em assim decidindo, estarão julgando de acordo com o direito, e, sobretudo, restabelecendo, perfazendo e restaurando, na gênese do verbo, o primado da JUSTIÇA!

_________, ____ de _________ de _____.

Defensor

OAB/UF


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Penal
Agravo por simples petição
Pedido de arbitramento de fiança, com a consequente expedição de alvará de soltura
Pedido de abertura de inquérito policial, tendo em vista apropriação indébita por parte de advoga
Habeas corpus para trancamento da ação penal com pedido de liminar
Apelação requerendo a absolvição do réu por falta de provas, em acusação de crime de latrocínio
Objeto reapreciação da matéria
Pedido de relaxamento da prisão em flagrante (03)
Defesa prévia de revogação da prisão preventiva por vários fatos
Réu sofrendo manifesto constrangimento ilegal por parte do juiz de direito
Pedido de arquivamento do inquérito policial pelo procurador da República, em face de excludente
Alegações finais em processo-crime movido ante a ocorrência de furto
Busca e apreensão criminal - Reprodução de invenção patenteada