Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Penal Preservação dos direitos fundamentais da liberdade fisíca do impetrante

Petição - Penal - Preservação dos direitos fundamentais da liberdade fisíca do impetrante


 Total de: 15.244 modelos.

 
Preservação dos direitos fundamentais da liberdade física do impetrante

 

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA _______VARA CRIMINAL DESTA COMARCA

O advogado _______, brasileiro, casado, OAB, CPF ____, "in fine", fundamentado no Código de Processo Penal arts. 654, § 1º b e 660 § 4º . vem, respeitosamente diante de V.Exa, impetrar esta ordem de "habeas corpus" em favor de ____, brasileiro, casado, portador da RG ____, CPF. __________ residente e domiciliado nesta Cidade na rua _______, figurando como autoridade coatora o Delegado Titular do __________ Distrito Policial desta Cidade, pelos fatos e razões a seguir expostos



É obter salvo conduto em benefício de __________ que está na iminência de ser preso, temporariamente (lei 7960/89).

2.- A LEGISLAÇÃO

Art. 654 - O "habeas corpus" poderá ser impetrado por qualquer pessoa, em seu favor ou de outrem, bem como pelo Ministério Público.

§ 1º - A petição de "habeas corpus" conterá:

a) o nome da pessoa que sofre ou está ameaçada de sofrer violência ou coação e o de quem exercer a violência, coação ou ameaça;

b) a declaração da espécie de constrangimento ou, em caso de simples ameaça de coação, as razões em que funda o seu temor;

c) a assinatura do impetrante, ou de alguém a seu rogo, quando não souber ou não puder escrever, e a designação das respectivas residências.

Art. 660 - Efetuadas as diligências, e interrogado o paciente, o juiz decidirá, fundamentadamente, dentro de 24 (vinte e quatro) horas.

§ 1º - Se a decisão for favorável ao paciente, será logo posto em liberdade, salvo se por outro motivo dever ser mantido na prisão.

§ 2º - Se os documentos que instruírem a petição evidenciarem a ilegalidade da coação, o juiz ou o tribunal ordenará que cesse imediatamente o constrangimento.

§ 3º - Se a ilegalidade decorrer do fato de não ter sido o paciente admitido a prestar fiança, o juiz arbitrará o valor desta, que poderá ser prestada perante ele, remetendo, neste caso, à autoridade os respectivos autos, para serem anexados aos do inquérito policial ou aos do processo judicial.

§ 4º - Se a ordem de "habeas corpus" for concedida para evitar ameaça de violência ou coação ilegal, dar-se-á ao paciente salvo-conduto assinado pelo juiz.

§ 5º - Será "incontinenti" enviada cópia da decisão à autoridade que tiver ordenado a prisão ou tiver o paciente à sua disposição, a fim de juntar-se aos autos do processo.

§ 6º - Quando o paciente estiver preso em lugar que não seja o da sede do juízo ou do tribunal que conceder a ordem, o alvará de soltura será expedido pelo telégrafo, se houver, observadas as formalidades estabelecidas no art. 289, parágrafo único, "in fine", ou por via postal.

3.- CAUSA DE PEDIR.

O impetrante foi acusado de ter praticado crime contra o sistema financeiro, sendo certo que foi esquecido o preceito constitucional, segundo o qual ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória.

Nos últimos dias a autoridade policial titular do __________ Distrito Policial, conforme se verifica através de testemunhas, vem alardeando a necessidade da prisão temporária do impetrante.


4.- IDONEIDADE DO IMPETRANTE.

O impetrante é casado (doc.), tem filhos (docs), trabalho fixo (doc.) e residência fixa (docs.).
Isso posto deduz-se o

5.- PEDIDO.

Pede-se e espera-se que seja expedida a ordem de salvo conduto, preservando o direito fundamental da liberdade física do impetrante, feitas as comunicações necessárias à ilustre autoridade coatora e à a autoridade judiciária de plantão. (7960/89, art. 5º)

Termos em que, cumpridas as necessárias formalidades legais, pede e espera conhecimento, processamento e acolhimento como medida de inteira justiça.

Data e assinatura.


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Penal