Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Penal Pedido de quebra de sigilo bancário e fiscal promovido pelo parquet, para apuração de desvio de dinheiro público

Petição - Penal - Pedido de quebra de sigilo bancário e fiscal promovido pelo parquet, para apuração de desvio de dinheiro público


 Total de: 15.244 modelos.

 
Pedido de quebra de sigilo bancário e fiscal promovido pelo parquet, para apuração de desvio de dinheiro público.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA CRIMINAL DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

O Representante do MINISTÉRIO PÚBLICO, abaixo-assinado, titular desta .... Promotoria de Justiça, no uso de suas atribuições e devidamente amparado nas disposições constantes no art. 129, , inc. I e VIII da Constituição Federal c/c art. 156 do Código de Processo Penal, vem, respeitosamente, requerer a quebra dos sigilos bancário e fiscal dos requeridos ....... e ......, pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

DOS FATOS

Segundo consta das declarações tomadas nesta Promotoria de Justiça, nos autos do Inquérito Civil Público nº ......, que investiga a aplicação dos recursos alocados junto ao ......, a Sra. ......., já qualificada, confessou haver desviado no dia de ontem a importância de R$ ........... da conta nº .........., inicialmente para a sua conta particular de nº ........ e, posteriormente, depositando-a na conta nº ........., em nome de ............, todas no Banco ......, agências de .........e ......... respectivamente.

Segundo tais declarações o numerário destinava-se ao pagamento de contas particulares do atual gestor municipal de ........., sem qualquer vinculação com despesas contratadas com o poder público municipal, motivando o anexo requerimento de instauração de inquérito policial ao Dr. Delegado de Polícia Civil, visando apurar a sua materialidade e autorias do delito de peculato desvio, enquanto que relativamente à responsabilidade do Prefeito Municipal, será encaminhando o competente pedido ao Procurador Geral de Justiça do Estado do Ceará, em vista de sua prerrogativa de função.

Contudo, em face de anterior requerimento formulado ao Banco do Brasil para fornecimento a este Órgão Ministerial, dentro de seu poder geral de investigação civil e criminal, tomou-se conhecimento através dos extratos bancários e das cópias de cheques da conta nº ......., da existência de inúmeros cheques nominativos a pessoas físicas e jurídicas fornecedoras de bens ou prestadores de serviços ao poder público municipal, mas que foram destinados e nominados à primeira requerida como sua beneficiária, possivelmente sacados ou depositados em sua conta corrente, procedimento totalmente incompatível com as responsabilidade do cargo de Secretaria de Finanças deste município, existindo, pois, fundadas suspeitas de esses recursos, ou pelo menos, parte deles tenha ido parar em sua conta corrente, ou de terceiros, o que merece ser investigado em face de sua própria confissão.

Também se tornou conhecido que o marido da primeira requerida ......., sem manter qualquer vínculo societário com a empresa ........, contratada pela Prefeitura Municipal de ........, foi agraciado para recebe o anexo cheque, no valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais), o que também poderá resultar em imputação de crime.

Do mesmo modo, em relação ao segundo requerido há relevantes motivos suficientes para ensejar a quebra de seu sigilo bancário, exclusivamente no que se refere a eventuais cheques e/ou depósitos feitos com cheques ou de transferências provenientes de contas da Prefeitura Municipal de ......, haja vista que a própria primeira requerida confessa que se trata de pessoa dada à prática do crime de usura, sendo a pessoa encarregada de trocar cheques de funcionários e fornecedores e de efetuar negócios com o Prefeito Municipal, havendo pelo menos os dois anexos cheques provando que, no primeiro cheque foi diretamente beneficiado e, no segundo, através da Construtora ......, sem ser fornecedor ou prestador de quaisquer bens ou serviços à municipalidade .... nem possuir procuração para tal recebimento.

DO DIREITO

Como pode Vossa Excelência verificar a magnitude do(s) crime(s) não pode ser ainda completamente avaliada, haja vista envolver sigilo bancário, estando o banco naturalmente impossibilitado de fornecer todas as informações sobre o caso, desde que agora se trata de sigilo bancário envolvendo contas correntes de pessoas físicas, inaplicáveis os princípios regedores da Administração Pública, insertos no art. 37 da Constituição Federal, dormente no que se fere ao princípio da ampla publicidade dos atos administrativos.

DOS PEDIDOS

Em face dos relativamente elevados valores movimentados pelos requeridos evidencia-se a necessidade de se investigar se a prática era corriqueira, o seu montante, com vistas a determinar a culpabilidade, do mesmo modo merecendo ser conhecidas as suas declarações anuais de renda, as quais detidamente analisadas podem ajudar a medição da variação patrimonial nelas demonstradas.
Isto posto, e incumbindo ao Ministério Público o ônus da prova criminal acerca de fato certo e determinado, facultando-lhe a produção das mesmas por todo os meios lícitos e necessários, por essa razão requer o seguinte:

a. seja oficiado à Receita Federal para fornecer cópias das Declarações de Renda a primeira requerida e seu marido acima nominado, relativas aos cinco últimos exercícios fiscais;

b. seja oficiado ao Banco ........., agência de ......e ...... para fornecer os extratos da movimentação bancária dos dois requeridos, no período de ............ até a presente data, em suas respectivas contas correntes ou de poupança;

c. seja oficiado à Agência do Banco ....... para remeter os cartões de autógrafos das pessoas autorizadas a assinar os cheques da conta do FUNDEF;

d. Finalmente, seja oficiado aos Cartórios e imóveis das Comarcas de ........ para informar sobre a existências de imóveis em nome da primeira requerida e seu marido, bem como ao DETRAN/....para informar os veículos vendidos e adquiridos entre ........., em seus nomes.

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Penal