Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Imobiliário Despejo para demolição de imóvel

Petição - Imobiliário - Despejo para demolição de imóvel


 Total de: 15.244 modelos.

 

DESPEJO - USO PRÓPRIO - LEI 8245 91 - DEMOLIÇÃO DE IMÓVEL - ESTABELECIMENTO DE ENSINO - RESIDÊNCIA


EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ....ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE ....


.... (qualificação), residente nesta Capital, na Rua .... nº ...., por seus procuradores que ao final assinam (instrumento de mandato anexo - doc. ....), com escritório na Av. .... nº ...., vem respeitosamente propor

DESPEJO

apontando como ré ...., pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CGC/MF sob nº ...., com sede nesta Capital, na Rua .... nº ...., representada por sua sócia gerente ...., pelas razões de fato e de direito a seguir expostas.

DOS FATOS

1) O autor é proprietário, por cessão de direitos hereditários (doc. ....), do imóvel constituído pelo lote de terreno nº ...., Planta ...., localizado na Rua .... nº ...., o qual contém uma
casa.

O referido imóvel encontra-se locado à ré, mediante contrato escrito (doc. ....) e com fins não residenciais, já há longa data.

2) Ocorre que o requerente necessita do imóvel, para efetuar sua demolição e construir outras residências em alvenaria (duas ou três dependendo de aprovação do projeto no setor de Fundo de Vale da Prefeitura), que pretende destinar à moradia de seus filhos, conforme projeto arquitetônico já elaborado (doc. ....) e em trâmite para aprovação na Prefeitura.

3) O autor notificou, extrajudicialmente, a ré da sua intenção, requerendo a desocupação do imóvel em 30 (trinta) dias sob pena de interposição da ação de despejo (doc. ....).

Como não houve a desocupação do bem, fez-se necessário a propositura da presente ação.

DO DIREITO

Nos termos do art. 53, II da Lei 8.245 de 18/10/1991:

"Art. 53 - Nas locações de imóveis utilizados por hospitais, unidades sanitárias, oficiais, asilos, bem como de estabelecimentos de saúde e de ensino autorizados e fiscalizados pelo Poder Público, o contrato somente poderá ser rescindido:

...

II - se o proprietário, promissário comprador ou promissário cessionário, em caráter irrevogável e imitido na posse, com título registrado, que haja quitado o preço da promessa ou que, não o tendo feito, seja autorizado pelo proprietário, pedir o imóvel para demolição, edificação licenciada ou reforma que venha a resultar em aumento mínimo de cinqüenta por cento da área útil."

FÁBIO ULHOA COELHO, comentando o art. 53 esclarece:

"Assim, ainda que esse contrato de locação tenha sido celebrado sem as condições da parte final do art. 8º (vale dizer, sem cláusula de vigência, sem prazo determinado e sem averbação), o adquirente não poderá rescindir a locação por sua exclusiva vontade. Só poderá fazê-lo se pretender promover reforma (com a ampliação mínima da área útil de 50%), demolição ou edificação licenciada do prédio". (Comentários à Lei de Locação de Imóveis Urbanos, Ed. Saraiva, Pág. 341).

Enquadra-se perfeitamente o presente caso no artigo acima citado. O autor pretende tanto efetuar demolição (cf. alvará e orçamento - docs. nºs .... e ....), quanto edificação, conforme projeto arquitetônico elaborado (doc. nº ....).

Nada a impedir, pois, a pretensão do requerente.

É neste sentido a jurisprudência:

"É presumida a sinceridade no pedido de retomada do imóvel para demolição e edificação nova no local" (RT, 538:163, in "Lei de Locações de Imóveis Urbanos Comentada", Maria Helena Diniz, Ed. Saraiva).

DO PEDIDO

Em tais condições, requer-se determine Vossa Excelência a citação da ré, via mandado judicial, para oferecer sua resposta nos termos a prazo de lei, e, após regular tramitação do feito, julgue procedente a pretensão inicial, decretando o despejo da requerida e condenando-a ao pagamento das custas processuais e honorários advocatícios, fixados em .... sobre o valor dado à causa.

Requer, por fim, a produção de todos os meios de prova permitidos pelo direito, como juntada de novos documentos no decorrer do feito, oitiva de testemunhas, perícia, ou qualquer outra prova, por mais especial.

Dá-se à causa o valor de R$ ....

Termos em que
pede deferimento


...., .... de .... de ....


..................
Advogado


..................
Advogado


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Imobiliário
Ação de despejo por falta de pagamento e descumprimento de cláusula contratual, cumulada com ação
Impugnação à contestação em ação de indenização por danos decorrentes da entrada de água em unida
Pedido de arbitramento de honorários advocatícios em ação de inventário
Exceção de incompetência de localização do imóvel
Contestação à ação de alienação de coisa comum de ação desnecessária
Contestação em ação de rescisão de contrato de compra e venda
Locação de bens
Ação de despejo para utilização do imóvel por descendente
Ação de nunciação de obra nova cumulada com divisão de condomínio
Ação de rescisão contratual cumulada com indenização por perdas e danos
Contestação à ação renovatória de locação comercial
Impugnação à contestação em ação de despejo por falta de pagamento, cumulada com cobrança de alug